Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM : [462] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O processo de ensino-aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo através da resolução de problemas e mediado pela plataforma GeoGebra
Esta dissertação tem como objetivo geral verificar as contribuições da Plataforma GeoGebra, aliada à metodologia de Resolução de Problemas, no processo de ensino aprendizagem das Relações Métricas no Triângulo Retângulo. A motivação para a pesquisa surgiu da necessidade de explorar uma proposta pedagógica inovadora para o ensino desse conteúdo, integrando tecnologias digitais e estratégias de ensino que promovam a compreensão significativa dos conceitos matemáticos. O referencial teórico...
Educação ambiental e memórias afetivas sobre o subafluente do Rio Paraíba no município de Queimadas
A existência da bacia hidrográfica do Rio Paraíba é reconhecida não apenas como uma fonte de recursos hídricos para as localidades do estado da Paraíba, mas também como um recurso natural indispensável às comunidades situadas ao longo de seu percurso. Apesar de sua grande relevância, as ações humanas relacionadas a esses ecossistemas têm contribuído para a degradação ambiental, aumentando os riscos de extinção de espécies animais e vegetais nativas da região. Nesse contexto, esta pesquisa tev...
Educar pela pesquisa: as representações sociais de professores de Ciências Biológicas da UEPB Campus I
Este estudo aborda as Representações Sociais (RS) do termo “educar pela pesquisa” na perspectiva dos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Nesse sentido, objetivou-se identificar as Representações Sociais sobre o “educar pela pesquisa” na visão desses docentes, explorando os aspectos centrais e periféricos que estruturam esse conceito. Para tanto, o percursso metodológico baseou-se no Teste de Associação Livre de Palavra...
Caminhos da educação especial na perspectiva inclusiva: análise de recursos didáticos para o ensino de geometria em dissertações e teses na pós-graduação stricto sensu
Esta pesquisa aborda os recursos didáticos para o ensino de Geometria nas propostas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Como objetivo geral propomos investigar as contribuições de dissertações e teses voltadas para os recursos didáticos em Geometria na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Para tanto, definimos como objetivos específicos (1) Realizar um levantamento das pesquisas encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) voltadas para o ensin...
O uso de atividades lúdicas para o estudo do conteúdo som: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos
Este estudo visa examinar as contribuições das atividades lúdicas no ensino de Física direcionado à Educação de Jovens e Adultos, vislumbrando nelas uma alternativa para dinamizar a abordagem do conteúdo Som. Escolheu-se o tema Som devido à escassez de recursos dedicados ao tema para a modalidade da EJA, além de estar diretamente ligado às várias maneiras possíveis de utilização no nosso dia a dia. A investigação é qualitativa e do tipo pedagógica, realizada em uma classe do ciclo VI na matér...
A organização e implementação de aulas de um professor de matemática para uma aluna surda: um estudo de caso em uma sala de aula numa perspectiva inclusiva
Esta pesquisa se desenvolve entrelaçando os constructos da Teoria das Situações Didáticas e os princípios da Educação Inclusiva. Temos como objetivo principal analisar a organização e implementação da aula de um professor de Matemática para uma aluna surda em uma sala de aula, numa perspectiva inclusiva. Este estudo, qualitativo, consistiu em um estudo de caso que envolveu os seguintes colaboradores: um professor de Matemática, um intérprete de Libras, uma estudante surda e estudantes ouvinte...
Sequência didática investigativa para reconstrução da prática laboratorial na disciplina de Biofísica
O Ensino de Biofísica aborda conceitos fundamentais sobre as moléculas, estrutura dos seres vivos, ecossistemas e composição do universo. Sendo assim, essa área dispõe de saberes interdisciplinares que são objetos de estudo nos cursos de graduação de Ciências Biológicas e da Saúde. Por essa razão, as aulas desse componente possuem um arcabouço complexo a ser trabalhado pelo docente. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de implementar situações didáticas que facilitem o trabalho t...
A mulher como sujeito que faz ciência: apresentando a filósofa natural Émilie du Châtelet a partir de uma perspectiva histórica
É notável que nas áreas que envolvem as ciências, em particular as ciências exatas e da natureza, há uma predominância masculina, branca e ocidental, mesmo nos dias atuais, é observado uma dinâmica desigual entre homens e mulheres no que se refere à valorização e reconhecimento. Estudos que trazem abordagens históricas das lutas travadas pelas mulheres para ascensão social e de sua inserção no universo científico, trazendo à luz episódios relegados ao esquecimento pela historiografia da ciênc...
A engenharia didático-informática no desenvolvimento de um jogo digital acessível para estudantes surdos: contribuições do Geomaze para a aprendizagem dos polígonos
Os jogos, tradicionalmente associados ao entretenimento e ao lazer, têm ganhado espaço também no contexto educacional. Eles vêm sendo utilizados em sala de aula como recursos capazes de motivar os alunos e proporcionar experiências de aprendizagem envolventes e significativas, devido aos seus elementos, características interativas e narrativas. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa foi desenvolver um jogo digital abordando o conteúdo de polígonos, ancorado no estudo teórico-metodológico d...
Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino de química em escolas estaduais do município de Sousa/PB: uma análise à luz dos dos direitos humanos
A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica tem sido um desafio para o sistema educacional, especialmente no que diz respeito ao suporte pedagógico e à formação docente. Embora as políticas públicas tenham avançado para garantir o acesso desses estudantes ao ensino regular, a efetivação da inclusão ainda enfrenta entraves relacionados à adaptação curricular, ao uso de metodologias adequadas e à formação dos professores para lidar com as especificidades...
As decisões didáticas do professor de matemática na perspectiva do desenvolvimento do pensamento algébrico
O presente estudo, desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, tem por objetivo investigar os fatores que influenciam as decisões didáticas realizadas por uma professora de Matemática na (re)construção de uma sequência didática envolvendo padrões e regularidades, voltada para o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do Ensino Médio. Para tanto, discutimos inicialmente alguns aspectos que julgamos importantes sobre o ensino de Álgebra e em seguida nos anc...
As disciplinas específicas e pedagógicas no ensino superior: uma análise acerca da formação inicial do professor de matemática
A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial do professor de matemática, com o objetivo de investigar acerca das disciplinas especificas e pedagógicas no curso de licenciatura em matemática, levando em consideração a falta de integração dessas disciplinas e a busca de caminhos para superar esta problemática. Para a sua fundamentação teórica, utilizamos os autores Fiorentini (2005); Moreira e David (2003); Shulman (1986-1987); Ball, Thames e Phelps (2008); Carrillo et al....
O ensino de matemática: entre o tradicional e o libertador na percepção de professores
Esta pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo e de base etnográfica tem como objetivo geral o de analisar o que dizem professores de Matemática da Zona Rural sobre a atuação deles em sala de aula e relações estabelecidas com os alunos, a partir de pressupostos freirianos. Como objetivos específicos definimos: (1) Promover reflexões acerca do ensino de Matemática com base nas relações estabelecidas entre professores e alunos; (2) Articular um ensino libertador com uma Educação...
Atividades experimentais investigativas e o ensino de ciências nos anos iniciais: concepções de professoras em formação
A abordagem investigativa no ensino, é uma metodologia didática que surgiu a partir dos estudos John Dewey, que tem uma perspectiva de ensinar ciências através da aproximação com o fazer científico nos laboratórios, objetivando trazer para os estudantes uma perspectiva de resolução de problemas, investigação, surgimento de hipóteses, tentativas de solução, conclusão e sistematização dos fenômenos e conceitos observados. Atualmente, esses mesmos aspectos são abordados na Base Naci...
A questão sociocientífica poluição do açude Bodocongó e a abordagem STEAM: contribuições para formação inicial de professores de química
Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba por meio de um curso Formativo com estudantes Matriculados em Curso de Licenciaturas da UEPB, neste curso participaram 15 graduandos entre o terceiro e sétimo semestre de distintos cursos de licenciaturas da UEPB. Os aportes teóricos norteadores da tese se referem as abordagens de Ciências, tecnologias e Sociedade (CTS), Questões Sociocientíficas (QSC) e abordagem STEAM, do acrônimo para ...
Exploração, Proposição e Resolução de Problemas: pesquisas do GEPEP e suas possibilidades para a prática pedagógica
Neste trabalho, analisa-se quais as possibilidades das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) em Exploração, Proposição e Resolução de Problemas na prática pedagógica. A pesquisa se situa numa abordagem qualitativa, visando buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental por meio da qual foram analisadas dissertações dos participantes do GEPEP que desenvolveram ...
Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudos de aula e o ensino de álgebra
Neste estudo, tem-se como foco central a Formação Continuada em Álgebra dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a unidade temática de Álgebra passou a ser uma demanda formativa para os profissionais que atuam nesse segmento de ensino. Nesse contexto, levanta-se a seguinte questão: como contribuir para o processo formativo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamenral, a partir das demandas tra...
A educação financeira nas práticas de ensino de professores de matemática de Santa Cruz do Capibaribe - PE
A Matemática é frequentemente percebida como uma disciplina difícil, restrita a mentes excepcionais. Entre os fatores que reforçam essa ideia estão as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula. Um dos conteúdos que mais evidenciam essa questão é a Matemática Financeira, especialmente quando relacionada à Educação Financeira, por sua importância na formação cidadã. Neste contexto, a presente pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as abordagens de Educação Financeira a...
Contribuições da Abordagem STEAM e das metodologias ativas na integração de diferentes áreas do saber no ensino médio e tecnológico
O ensino tradicional tem sido o responsável pelo aprendizado dos conceitos para diferentes gerações de estudantes, mas acaba sendo limitado para a realidade do século XXI, pois, além de conceitos, são necessárias habilidades para atuar em um cenário de constante mudança. Nessa perspectiva, o STEAM (sigla que representa Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem educacional que propõe a integração intencional entre as disciplinas, capaz de orientar a construção de pr...
O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva sociocultural
Esta pesquisa aborda a temática da Educação Matemática de Jovens e Adultos, discutindo a relação enriquecedora entre os conhecimentos prévios e socioculturais dos estudantes e o contexto de ensino e aprendizagem de matemática na escola. O presente trabalho tem como objetivo investigar os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estabelecer conexões desses conhecimentos com conceitos matemáticos escolares, direcionadas às turmas do 8º e 9º anos, consider...
- 462 UEPB
- 450 Dissertação
- 12 Tese
- 189 2020 - 2025
- 273 2010 - 2019
- 149 2900 - 2999
- 64 2011 - 2099
- 312 Acesso Aberto
- 150 Acesso Embargado