Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5209
Tipo do documento: Tese
Título: Contribuições da Abordagem STEAM e das metodologias ativas na integração de diferentes áreas do saber no ensino médio e tecnológico
Autor: Costa, Carlos Helaidio Chaves da 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Lopes, Roseli de Deus
Terceiro membro da banca: Mazzé, Fernanda Marur
Quarto membro da banca: Geglio, Paulo César
Quinto membro da banca: Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso
Resumo: O ensino tradicional tem sido o responsável pelo aprendizado dos conceitos para diferentes gerações de estudantes, mas acaba sendo limitado para a realidade do século XXI, pois, além de conceitos, são necessárias habilidades para atuar em um cenário de constante mudança. Nessa perspectiva, o STEAM (sigla que representa Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem educacional que propõe a integração intencional entre as disciplinas, capaz de orientar a construção de projetos no contexto das escolas técnicas. As metodologias ativas são recursos capazes de promover a participação dos alunos no processo de aprendizado e no desenvolvimento de habilidades. A elaboração de protótipos de carrinhos mecatrônicos VM1 reúne um conjunto de atividades práticas relacionadas às áreas STEAM, com complexidade adequada aos alunos do ensino médio. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da abordagem STEAM e das metodologias ativas para a integração de diferentes áreas do saber no desenvolvimento de projetos que promovam a melhoria do ensino-aprendizagem no IFRN – Campus Caicó. Para tanto, foi elaborado um curso de formação contendo 12 etapas, que abordou os aspectos teóricos e práticos sobre o STEAM, as metodologias ativas e o projeto STEAM Tecno Trash, contendo 10 etapas, que abordaram a temática do lixo eletrônico em colaboração com a Aprendizagem Baseada em Projetos. Em ambas as ações mencionadas anteriormente, foram desenvolvidas atividades relacionadas à elaboração dos protótipos VM1. O público-alvo foi constituído por 12 servidores (professores e técnicos) e por 20 alunos das turmas de 1º ano do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Caicó. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados dois questionários com questões fechadas e abertas, gravações (áudio e vídeo) e a ferramenta Planejar, Fazer e Comunicar (PFC), com os resultados tratados a partir da teoria de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da formação indicam que os participantes adquiriram conhecimentos sobre as metodologias ativas, quanto às suas contribuições no aprendizado dos alunos, e sobre o STEAM, quanto à capacidade de integração e troca de saberes durante o desenvolvimento dos protótipos VM1. Os resultados do projeto revelaram que a elaboração dos protótipos VM1, a escolha de participar de um evento científico local e os trabalhos em grupo foram relevantes para o aprendizado dos alunos e para o desenvolvimento das habilidades, com destaque para a criatividade e para a colaboração. Em síntese, a abordagem STEAM e as metodologias ativas contribuíram para a integração entre profissionais de diferentes áreas (Química, Física, Eletrônica e Biologia) e entre alunos de diferentes cursos (Têxtil, Vestuário, Eletrotécnica e Informática para a Internet), bem como para a construção do projeto, que promoveu aprendizados e o desenvolvimento das habilidades do século XXI.
Abstract: Traditional teaching has been responsible for the learning of concepts for different generations of students, buts it ends up being limited for the 21st century reality, for, beyond the concepts, skills are needed to act in an ever-changing scenario. On this perspective, the STEAM (acronym for Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) is an educational approach that proposes the intentional integration among subjects, capable of orienting the construction of projects in the context of technical schools. The active methodologies are resources able to promote the participation of students in the learning process and skills development. The elaboration of VM1 mechatronic race cars gathers a set of practical activities related to STEAM areas, with proper complexity for high school students. The present research had as goal to analyze the contributions of the STEAM approach and the active methodologies for the integration of different areas of knowledge on the development of projects that promote an improvement on teaching and learning at IFRN - Caicó Campus. For that purpose, it was established a formation course containing 12 stages, that approached the theoretical and practical aspects about the STEAM, the active methodologies and STEAM project Tecno Trash, containing 10 stages, that approached the thematic about the electronic garbage in collaboration with Project Based Learning. In both actions previously mentioned, it was developed activities related to VM1 prototypes elaboration. The target audience was consisted of 12 servers (teachers and technicians) and of 20 first-grade students of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Caicó. It was an exploratory study, of qualitative character, of research-action kind. As instrument for data collection, two questionnaires of both multiple-choice and subjective answers were used, recordings (audio and video) and the Planning, Doing and Communication tool (PFC), with the results from Bardin content analysis theory. The formation results show that the participants acquired knowledges about the active methodologies, their contributions to the students' learning, and about the STEAM, as well as the integration capacity and knowledge exchange during VM1 prototype development. The results of the project revealed that the elaboration of VM1 prototypes, the choice of taking part of a local science event and the works in groups were relevant to the students' learning and for the development of skills, with the emphasis of creativity and collaboration. In summary, the STEAM approach and the active methodologies contributed for the integration among professionals of different areas (Chemistry, Physics, Electronics and Biology) and among students in different courses (Textile, Clothing, Electrotechnics and Computing for the Internet), as well as for the project construction, that promoted learnings and skill development for the 21st century.
Palavras-chave: STEAM
Metodologias Ativas
Ensino Técnico Integrado
Projetos
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: COSTA, Carlos Helaidio Chaves da. Contribuições da Abordagem STEAM e das metodologias ativas na integração de diferentes áreas do saber no ensino médio e tecnológico. 2025. 182 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5209
Data de defesa: 7-Mar-2025
Aparece nas coleções:PPGECEM - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TS - Carlos Helaidio Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdfTese Carlos Helaidio Chaves da Costa9.37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PE - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdfPE - Carlos Helaidio Chaves da Costa 289.56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de depósito .pdfTermo de Depósito assinado 682.63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.