Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5271
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mulher como sujeito que faz ciência: apresentando a filósofa natural Émilie du Châtelet a partir de uma perspectiva histórica
Título(s) alternativo(s): Women as subjects who do science: presenting natural philosopher Émilie du Châtelet from a historical perspective
Autor: Almeida, Aline Alves
Primeiro orientador: Silveira, Alessandro Frederico da
Primeiro membro da banca: Pereira, Jaene Guimarães
Segundo membro da banca: Ataide, Ana Raquel Pereira de
Resumo: É notável que nas áreas que envolvem as ciências, em particular as ciências exatas e da natureza, há uma predominância masculina, branca e ocidental, mesmo nos dias atuais, é observado uma dinâmica desigual entre homens e mulheres no que se refere à valorização e reconhecimento. Estudos que trazem abordagens históricas das lutas travadas pelas mulheres para ascensão social e de sua inserção no universo científico, trazendo à luz episódios relegados ao esquecimento pela historiografia da ciência têm sido largamente reconhecidos como uma alternativa de incentivar uma ciência mais inclusiva e diversificada. No nosso estudo, a personagem é a filósofa natural francesa do século XVIII, Émilie du Châtelet, uma mulher importante no cenário científico de sua época, com significativas contribuições na construção do conhecimento físico, porém frequentemente colocada como figura coadjuvante no cenário acadêmico, partindo desse pressuposto, surge a seguinte pergunta norteadora: Como abordar através de uma perspectivas historiográfica os diversos sujeitos produtores de ciência nas aulas de Física da segunda série do Ensino Médio? Neste sentido, o nosso trabalho visa contribuir com a disseminação das discussões de gênero e do papel da mulher na construção do conhecimento, com ênfase na trajetória da Émilie. Para isso, foi utilizado uma abordagem qualitativa para alcançar os objetivos traçados e o tipo de pesquisa adotado foi o de pesquisa-ação. A pesquisa destacou a urgência em pensar alternativas que possam contribuir para veicular informações sobre mulheres nas ciências de forma acessível na educação básica, dentro dessa perspectiva confeccionamos uma cartilha educativa, tendo como público alvo da aplicação, estudantes do Ensino Médio, de forma a popularizar e inserir temas em sala de aula que se preocupem com uma educação democrática que vise as concepções de equidade. É importante ressaltar as discussões de gênero no ensino de ciências, não apenas para que se atente a presença das mulheres na produção científica, mas para que se tenha uma educação que respeite as diferenças e promova valores de equidade.
Abstract: It is notable that in areas involving the sciences, in particular the exact and natural sciences, there is a predominance of white, western males, and even today, there is an unequal dynamic between men and women in terms of appreciation and recognition. Studies that bring historical approaches to women's struggles for social ascension and their insertion into the scientific world, bringing to light episodes that have been relegated to oblivion by the historiography of science, have been widely recognized as an alternative to encourage a more inclusive and diverse science. In our study, the character is the eighteenth-century French natural philosopher Émilie du Châtelet, an important woman in the scientific scene of her time, with significant contributions to the construction of physical knowledge, but often placed as a supporting figure in the academic scene, based on this assumption, the following guiding question arises: How to approach through a historiographical perspective the diverse subjects that produce science in the Physics classes of the second grade of High School? In this sense, our work aims to contribute to the dissemination of discussions on gender and the role of women in the construction of knowledge, with an emphasis on Émilie's trajectory. To this end, a qualitative approach was used to achieve the objectives set and the type of research adopted was action research. The research highlighted the urgency of thinking of alternatives that can help to convey information about women in science in an accessible way in basic education. With this in mind, we made an educational booklet, with high school students as the target audience for the application, in order to popularize and insert themes in the classroom that are concerned with a democratic education aimed at conceptions of equity. It is important to emphasize gender discussions in science teaching, not only to pay attention to the presence of women in scientific production, but also to have an education that respects differences and promotes values of equity.
Palavras-chave: História da ciência
Gênero
Émilie du Châtelet
Cartilha educativa
History of science
Gender
Educational booklet
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ALMEIDA, Aline Alves. A mulher como sujeito que faz ciência: apresentando a filósofa natural Émilie du Châtelet a partir de uma perspectiva histórica. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5271
Data de defesa: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Aline Alves Almeida.pdfDS - Aline Alves Almeida 5.89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Aline Alves Almeida.pdfPE - Aline Alves Almeida 3.92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD262.81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.