Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5271
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A mulher como sujeito que faz ciência: apresentando a filósofa natural Émilie du Châtelet a partir de uma perspectiva histórica |
Título(s) alternativo(s): | Women as subjects who do science: presenting natural philosopher Émilie du Châtelet from a historical perspective |
Autor: | Almeida, Aline Alves |
Primeiro orientador: | Silveira, Alessandro Frederico da |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Jaene Guimarães |
Segundo membro da banca: | Ataide, Ana Raquel Pereira de |
Resumo: | É notável que nas áreas que envolvem as ciências, em particular as ciências exatas e da natureza, há uma predominância masculina, branca e ocidental, mesmo nos dias atuais, é observado uma dinâmica desigual entre homens e mulheres no que se refere à valorização e reconhecimento. Estudos que trazem abordagens históricas das lutas travadas pelas mulheres para ascensão social e de sua inserção no universo científico, trazendo à luz episódios relegados ao esquecimento pela historiografia da ciência têm sido largamente reconhecidos como uma alternativa de incentivar uma ciência mais inclusiva e diversificada. No nosso estudo, a personagem é a filósofa natural francesa do século XVIII, Émilie du Châtelet, uma mulher importante no cenário científico de sua época, com significativas contribuições na construção do conhecimento físico, porém frequentemente colocada como figura coadjuvante no cenário acadêmico, partindo desse pressuposto, surge a seguinte pergunta norteadora: Como abordar através de uma perspectivas historiográfica os diversos sujeitos produtores de ciência nas aulas de Física da segunda série do Ensino Médio? Neste sentido, o nosso trabalho visa contribuir com a disseminação das discussões de gênero e do papel da mulher na construção do conhecimento, com ênfase na trajetória da Émilie. Para isso, foi utilizado uma abordagem qualitativa para alcançar os objetivos traçados e o tipo de pesquisa adotado foi o de pesquisa-ação. A pesquisa destacou a urgência em pensar alternativas que possam contribuir para veicular informações sobre mulheres nas ciências de forma acessível na educação básica, dentro dessa perspectiva confeccionamos uma cartilha educativa, tendo como público alvo da aplicação, estudantes do Ensino Médio, de forma a popularizar e inserir temas em sala de aula que se preocupem com uma educação democrática que vise as concepções de equidade. É importante ressaltar as discussões de gênero no ensino de ciências, não apenas para que se atente a presença das mulheres na produção científica, mas para que se tenha uma educação que respeite as diferenças e promova valores de equidade. |
Abstract: | It is notable that in areas involving the sciences, in particular the exact and natural sciences, there is a predominance of white, western males, and even today, there is an unequal dynamic between men and women in terms of appreciation and recognition. Studies that bring historical approaches to women's struggles for social ascension and their insertion into the scientific world, bringing to light episodes that have been relegated to oblivion by the historiography of science, have been widely recognized as an alternative to encourage a more inclusive and diverse science. In our study, the character is the eighteenth-century French natural philosopher Émilie du Châtelet, an important woman in the scientific scene of her time, with significant contributions to the construction of physical knowledge, but often placed as a supporting figure in the academic scene, based on this assumption, the following guiding question arises: How to approach through a historiographical perspective the diverse subjects that produce science in the Physics classes of the second grade of High School? In this sense, our work aims to contribute to the dissemination of discussions on gender and the role of women in the construction of knowledge, with an emphasis on Émilie's trajectory. To this end, a qualitative approach was used to achieve the objectives set and the type of research adopted was action research. The research highlighted the urgency of thinking of alternatives that can help to convey information about women in science in an accessible way in basic education. With this in mind, we made an educational booklet, with high school students as the target audience for the application, in order to popularize and insert themes in the classroom that are concerned with a democratic education aimed at conceptions of equity. It is important to emphasize gender discussions in science teaching, not only to pay attention to the presence of women in scientific production, but also to have an education that respects differences and promotes values of equity. |
Palavras-chave: | História da ciência Gênero Émilie du Châtelet Cartilha educativa History of science Gender Educational booklet |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | ALMEIDA, Aline Alves. A mulher como sujeito que faz ciência: apresentando a filósofa natural Émilie du Châtelet a partir de uma perspectiva histórica. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5271 |
Data de defesa: | 23-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Aline Alves Almeida.pdf | DS - Aline Alves Almeida | 5.89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Aline Alves Almeida.pdf | PE - Aline Alves Almeida | 3.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 262.81 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.