Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5245
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de matemática: entre o tradicional e o libertador na percepção de professores
Autor: Aragão Neto, Manoel Mendes de 
Primeiro orientador: Maciel, Aníbal de Menezes
Primeiro membro da banca: Fernandes, Maria Betânia Sabino
Segundo membro da banca: Silva, Romulo Alexandre
Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo e de base etnográfica tem como objetivo geral o de analisar o que dizem professores de Matemática da Zona Rural sobre a atuação deles em sala de aula e relações estabelecidas com os alunos, a partir de pressupostos freirianos. Como objetivos específicos definimos: (1) Promover reflexões acerca do ensino de Matemática com base nas relações estabelecidas entre professores e alunos; (2) Articular um ensino libertador com uma Educação Matemática crítica; e (3) Promover formação continuada para professores de Matemática, tendo em vista um ensino de Matemática dialógico, crítico e democrático. No presente estudo, abordamos aspectos teóricos relacionados ao ensino tradicional e ao ensino libertador (FREIRE, 2006; 2013; 2019; 2021; FREIRE; SHOR, 2021) e à Educação Matemática Crítica (D’ AMBRÓSIO, 1991; 1996; 1999; ANDRINI, 1989; BENNEMANN; ALLEVATO, 2012; SKOVSMOSE, 2000; 2001; 2007). Os dados que compõe o corpus de análise foram coletados em duas escolas estaduais e duas escolas municipais localizadas na Zona Rural no município de Campina Grande/PB. Participaram da pesquisa seis professores de Matemática que atuam nesta realidade, sendo quatro professores do sexo masculino e duas, do sexo feminino. Para coletar os dados deste estudo, inicialmente, realizamos um percurso exploratório, através de conversas informais com os professores de Matemática e a aplicação de um Questionário Sociocultural, Econômico e Profissional. Num terceiro momento, reunimos os seis participantes deste estudo e trabalhamos com um Grupo Focal. Por último, promovemos estudos de textos acerca da promoção de um ensino democrático, especificamente de Matemática. A análise foi dividida em cinco categorias – que estão de acordo com a divisão de perguntas realizadas no grupo focal: i) ensino de Matemática tradicional ou libertador; ii) Autoritarismo x Autoridade; iii) Medo x Ousadia; iv) Diálogo x Silenciamento; e v) Imposição x Convencimento. Após esta etapa, fizemos uma breve formação, solicitando que os professores refletissem e discutissem pequenos trechos retirados do livro Medo e Ousadia - O cotidiano do professor (FREIRE; SHOR, 2021).
Abstract: This qualitative, interpretative and ethnographic-based research aims to analyze what Mathematics teachers that work at countryside’s schools say about their performance and the relationships established between teacher and students, based on Freirean assumptions. And, as specific objectives: (1) To promote reflections on Mathematics teaching based on the relationships established between teachers and students; (2) To articulate a liberating teaching with a critical Mathematics Education; and (3) To promote continuing education for Mathematics teachers, with a view to dialogical, critical and democratic Mathematics teaching. In the present study, we address theoretical aspects related to traditional teaching and liberating teaching (FREIRE, 2006; 2013; 2019; 2021; FREIRE; SHOR, 2021) and Critical Mathematical Education (D' AMBRÓSIO, 1991; 1996; 1999; ANDRINI, 1989; BENNEMANN; ALLEVATO, 2012; SKOVSMOSE, 2000; 2001; 2007). The data that will compose the corpus of analysis were collected in two public state schools and two public municipal schools located in the countryside in Campina Grande/PB/ Brazil. Six Mathematics teachers who work in this reality participated in the research, four male and two female. To collect the data of this study, initially, we carried out an exploratory path, through informal conversations with Mathematics teachers and the application of a Sociocultural, Economic and Professional Questionnaire. Secondly, we gathered the six participants of this study and worked with a Focus Group. Finally, we promote studies of texts about the promotion of a democratic teaching, specifically of Mathematics. The analysis was divided into five categories – which are in accordance with the division of questions asked in the focus group: i) traditional or liberating mathematics teaching; ii) Authoritarianism vs. Authority; iii) Fear vs. Boldness; iv) Dialogue vs. Silencing; and v) Imposition x Convincing. After this stage, we did a brief training, asking the teachers to reflect and discuss small excerpts taken from the book Medo e Ousadia - O cotidiano do professor (FREIRE; SHOR, 2021).
Palavras-chave: Educação Matemática
Ensino tradicional
Ensino Libertador
Educação Democrática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ARAGÃO NETO, Manoel Mendes de. O ensino de matemática: entre o tradicional e o libertador na percepção de professores. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5245
Data de defesa: 22-Nov-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Manoel Mendes de Aragão Neto.pdfDS - Manoel Mendes de Aragão Neto892.35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD72.73 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.