Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5334
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O processo de ensino-aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo através da resolução de problemas e mediado pela plataforma GeoGebra |
Título(s) alternativo(s): | The teaching-learning process of metric relations in the right triangle through problem solving and mediated by the GeoGebra platform El proceso de enseñanza-aprendizaje de las relaciones métricas en el triángulo rectángulo a través de la resolución de problemas y mediado por la plataforma GeoGebra Le processus d’enseignement-apprentissage des relations métriques dans le triangle rectangle à travers la résolution de problèmes et médié par la plateforme GeoGebra |
Autor: | Costa, José Genilson da ![]() |
Primeiro orientador: | Huanca, Roger Ruben H. |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de |
Segundo membro da banca: | Braz, R. A. F. S |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral verificar as contribuições da Plataforma GeoGebra, aliada à metodologia de Resolução de Problemas, no processo de ensino aprendizagem das Relações Métricas no Triângulo Retângulo. A motivação para a pesquisa surgiu da necessidade de explorar uma proposta pedagógica inovadora para o ensino desse conteúdo, integrando tecnologias digitais e estratégias de ensino que promovam a compreensão significativa dos conceitos matemáticos. O referencial teórico está ancorado no campo da Resolução de Problemas, com destaque para o uso de Tecnologias Digitais, em especial a Plataforma GeoGebra, como recurso de apoio ao ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi orientada pela perspectiva metodológica de Bogdan e Biklen, entre outros, e desenvolvida com dez estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, localizada em Santa Cruz/RN. A metodologia adotada consistiu na implementação de um conjunto de atividades totalizando vinte horas-aula, distribuidas em encontros de quatro horas cada, nos quais foram propostas atividades que integraram a Resolução de Problemas e o uso da Plataforma GeoGebra. Considerando a análise dos dados coletados elaboramos um instrumento para categorizar as respostas dos alunos. Os resultados indicam que a utilização dessa plataforma através da metodologia de Resolução de Problemas, despertou interesse e entusiasmo nos alunos, embora o primeiro contato com a ferramenta tenha gerado dúvidas sobre seu uso e aplicabilidade. A interação entre os conhecimentos prévios dos estudantes e as funcionalidades interativas da Plataforma GeoGebra proporcionou momentos de aprendizagem envolventes, facilitando a aplicação prática e a consolidação do conteúdo das Relações Métricas no Triângulo Retângulo. Conclui-se que a integração dessas estratégias reforça a importância da Resolução de Problemas no processo ensino e aprendizagem, destacando o potencial das tecnologias digitais para o ensino da matemática. |
Abstract: | The general objective of this dissertation is to verify the contributions of the GeoGebra Platform, combined with the Problem Solving methodology, in the teaching-learning process of Metric Relations in the Right Triangle. The motivation for the research arose from the need to explore an innovative pedagogical proposal for the teaching of this content, integrating digital technologies and teaching strategies that promote the meaningful understanding of mathematical concepts. The theoretical framework is anchored in the field of Problem Solving, with emphasis on the use of Digital Technologies, especially the GeoGebra Platform, as a teaching support resource. The research, of a qualitative nature, was guided by the methodological perspective of Bogdan and Biklen, among others, and developed with ten students of the ninth grade of Elementary School at the João Ferreira de Souza State School, located in Santa Cruz/RN. The methodology adopted consisted of the implementation of a set of activities totaling twenty class hours, distributed in meetings of four hours each, in which activities were proposed that integrated Problem Solving and the use of the GeoGebra Platform. Considering the analysis of the collected data, we developed an instrument to categorize the students' responses. The results indicate that the use of this platform through the Problem Solving methodology aroused interest and enthusiasm in the students, although the first contact with the tool generated doubts about its use and applicability. The interaction between the students' previous knowledge and the interactive functionalities of the GeoGebra Platform provided engaging learning moments, facilitating the practical application and consolidation of the content of the Metric Relations in the Right Triangle. It is concluded that the integration of these strategies reinforces the importance of Problem Solving in the teaching and learning process, highlighting the potential of digital technologies for the teaching of mathematics. |
Palavras-chave: | Ensino em matemática Geometria Tecnologias digitais Relações métricas GeoGebra |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | COSTA, José Genilson da. O processo de ensino-aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo através da resolução de problemas e mediado pela plataforma GeoGebra. 2025. 132 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5334 |
Data de defesa: | 10-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PE - José Genilson da Costa.pdf | PE - José Genilson da Costa | 7.34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
DS - José Genilson da Costa.pdf | DS - José Genilson da Costa | 2.47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito - BDTD.pdf | Termo de Depósito - BDTD | 331.16 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.