Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5246
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As disciplinas específicas e pedagógicas no ensino superior: uma análise acerca da formação inicial do professor de matemática |
Autor: | Costa, Eduarda de Maria ![]() |
Primeiro orientador: | Menezes, Marcus Bessa de |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Tiêgo dos Santos |
Segundo membro da banca: | Alcantara, Marilia Lidiane Chaves da Costa |
Terceiro membro da banca: | Souza, Glageane da Silva |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial do professor de matemática, com o objetivo de investigar acerca das disciplinas especificas e pedagógicas no curso de licenciatura em matemática, levando em consideração a falta de integração dessas disciplinas e a busca de caminhos para superar esta problemática. Para a sua fundamentação teórica, utilizamos os autores Fiorentini (2005); Moreira e David (2003); Shulman (1986-1987); Ball, Thames e Phelps (2008); Carrillo et al. (2014) dentre outros que exploram a respeito da formação de professores de matemática e os conhecimentos necessários para o professor. Os sujeitos da pesquisa incluíram as coordenadoras do curso de licenciatura em matemática e os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité – (UFCG-CES). Para coleta de dados, foram utilizados o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), no qual consta a estrutura do curso, entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas e a técnica de grupo focal, uma ferramenta fundamental para obter percepções dos sujeitos. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), buscando discutir a questão da integração das disciplinas específicas e pedagógicas na formação dos futuros professores de matemática. Dessa forma, o referido estudo foi dividido em duas partes principais. Na primeira etapa, realizamos a análise documental do curso de licenciatura em matemática da UFCG-CES, onde foi possível observar a organização curricular conforme os documentos oficiais. Constatamos uma valorização maior das disciplinas específicas. Na segunda etapa, analisamos as entrevistas semiestruturadas com as coordenadoras do curso e a sessão do grupo focal com os estagiários. A partir da elaboração de categorias fundamentas na análise de conteúdo de Bardin (2016), verificou-se que a falta de articulação entre as disciplinas específicas e pedagógicas persiste no curso. Entretanto, há professores que buscam modificar suas práticas pedagógicas para promover essa integração. Além disso, reflexões acerca da importância das disciplinas para a formação inicial se faz presente, e alguns caminhos são abordados como possíveis soluções para buscar interligar essas disciplinas, a saber: uma formação continuada dentro da própria universidade, alicerçada no compartilhamento de experiências entre os membros do corpo docente, , necessidade de mudanças na estrutura curricular levando em consideração a teoria e prática desde o início do curso e a utilização do processo formativo Lesson Study, por promover o trabalho colaborativo. |
Abstract: | This research was conducted within the scope of initial teacher training in Mathematics, aiming to investigate the specific and pedagogical disciplines in the Mathematics Teacher Education Program, considering the lack of integration between these disciplines and seeking ways to address this issue. For its theoretical foundation, we utilized authors such as Fiorentini (2005), Moreira and David (2003), Shulman (1986-1987), Ball, Thames, and Phelps (2008), and Carrillo et al. (2014), among others, who explore the training of Mathematics teachers and the knowledge required for teaching. The research subjects include the coordinators of the Mathematics Teacher Education Program and the students enrolled in the Supervised Internship course at the Federal University of Campina Grande, Cuité Campus (UFCG-CES). For data collection, the Pedagogical Course Project (PPC), which outlines the course structure, semistructured interviews with open-ended questions, and the focus group technique were used as fundamental tools to gather the participants' perceptions. Data analysis was based on content analysis proposed by Bardin (2016), aiming to discuss the integration of specific and pedagogical disciplines in the training of future Mathematics teachers. The study was divided into two main parts. In the first stage, we conducted a document analysis of the Mathematics Teacher Education Program at UFCG-CES, which allowed us to observe the curriculum organization according to official documents. We identified a greater emphasis on specific disciplines. In the second stage, we analyzed the semi-structured interviews with the program coordinators and the focus group session with the interns. Based on the elaboration of categories grounded in Bardin's (2016) content analysis, it was found that the lack of articulation between disciplines persists in the program. However, some teachers strive to modify their pedagogical practices to promote such integration. Furthermore, reflections on the importance of these disciplines for initial teacher training were highlighted, and some approaches were proposed as potential solutions to integrate these disciplines, namely: Continuous professional development within the university itself, focusing on the teaching staff sharing their pedagogical experiences; The need for changes in the curriculum structure, balancing theory and practice; The implementation of the Lesson Study formative process, which fosters collaborative work. |
Palavras-chave: | Formação de Professores de Matemática Ensino e aprendizagem Currículo pedagógico |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | COSTA, Eduarda de Maria. As disciplinas específicas e pedagógicas no ensino superior: uma análise acerca da formação inicial do professor de matemática. 2025. 151 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025 . |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5246 |
Data de defesa: | 3-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Eduarda de Maria Costa (2).pdf | DS - Eduarda de Maria Costa (2).pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Deposito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 366.65 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.