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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino de química em escolas estaduais do município de Sousa/PB: uma análise à luz dos dos direitos humanos
Título(s) alternativo(s): Inclusion of Students with Autism Spectrum Disorder in chemistry education in state schools in the municipality of Sousa/PB: an analysis in the light of human rights
Autor: Silva, Marcos Roberto Gomes da 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Terceiro membro da banca: Barreto, Uarison Rodrigues
Resumo: A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica tem sido um desafio para o sistema educacional, especialmente no que diz respeito ao suporte pedagógico e à formação docente. Embora as políticas públicas tenham avançado para garantir o acesso desses estudantes ao ensino regular, a efetivação da inclusão ainda enfrenta entraves relacionados à adaptação curricular, ao uso de metodologias adequadas e à formação dos professores para lidar com as especificidades do estudante com TEA. No contexto do Ensino de Química, tais desafios se intensificam, uma vez que a disciplina exige a compreensão de conceitos complexos e o uso de representações simbólicas que podem dificultar a aprendizagem de tais estudantes. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo principal compreender a concepção de professores de Química das escolas estaduais do município de Sousa, no Sertão da Paraíba, acerca da inclusão escolar de estudantes com TEA. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com professores que atuam em escolas, cenários da pesquisa, que atendem estudantes com TEA. Além disso, foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das instituições participantes, com o intuito de identificar ações inclusivas voltadas ao Ensino de Química e compreender como tais iniciativas se alinham às práticas docentes. Os resultados evidenciaram que, apesar dos esforços individuais de alguns professores, a inclusão de estudantes com TEA ainda ocorre de maneira fragmentada e pouco estruturada. A principal dificuldade relatada pelos docentes entrevistados refere-se à falta de formação específica para atuar com esse público, além da carência de apoio pedagógico durante as aulas. Embora alguns professores relatem a adoção de materiais adaptados e metodologias diferenciadas, tais práticas não são uniformes e dependem, em grande parte, da iniciativa individual do docente. Além disso, a análise dos PPP revelou que, em muitas escolas, as diretrizes inclusivas são pouco detalhadas e não contemplam ações específicas para a disciplina de Química. Concluímos que são necessárias políticas educacionais mais estruturadas que garantam suporte contínuo aos professores, incluindo formação continuada na perspectiva inclusiva, elaboração de materiais didáticos acessíveis e ampliação do atendimento educacional especializado. A partir dessas conclusões, recomenda-se a realização de novos estudos que explorem estratégias pedagógicas eficazes para a inclusão de estudantes com TEA no Ensino de Química, contribuindo para um ambiente educacional mais equitativo e acessível para todos.
Abstract: The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in basic education has been a challenge for the educational system, especially regarding pedagogical support and teacher training. Although public policies have advanced to ensure these students' access to regular education, the actual implementation of inclusion still faces obstacles related to curriculum adaptation, the use of appropriate methodologies, and teacher preparation to address the specific needs of students with ASD. In the context of Chemistry Education, these challenges become even more significant, as the subject requires the understanding of complex concepts and the use of symbolic representations that may hinder the learning process for such students. Given this scenario, the primary objective of this study is to understand the perspectives of Chemistry teachers in state schools in the municipality of Sousa, located in the Sertão region of Paraíba, regarding the school inclusion of students with ASD. To achieve this, a qualitative approach was adopted, involving semi-structured interviews with teachers working in schools—research settings—that serve students with ASD. Additionally, the Political-Pedagogical Projects (PPP) of the participating institutions were analyzed to identify inclusive actions related to Chemistry Education and to understand how these initiatives align with teaching practices. The results revealed that, despite the individual efforts of some teachers, the inclusion of students with ASD still occurs in a fragmented and poorly structured manner. The main difficulty reported by the interviewed teachers concerns the lack of specific training to work with this student population, as well as the shortage of pedagogical support during classes. Although some teachers mentioned the use of adapted materials and differentiated methodologies, these practices are not standardized and largely depend on the teacher’s individual initiative. Moreover, the analysis of the PPP documents showed that, in many schools, inclusive guidelines are not detailed enough and do not include specific actions for Chemistry as a subject. We conclude that more structured educational policies are needed to provide continuous support for teachers, including ongoing training with an inclusive perspective, the development of accessible teaching materials, and the expansion of specialized educational support. Based on these conclusions, further studies are recommended to explore effective pedagogical strategies for the inclusion of students with ASD in Chemistry Education, contributing to a more equitable and accessible educational environment for all.
Palavras-chave: Ensino de Química
Transtorno do Espectro Autista
Direitos Humanos
Educação inclusiva
Teaching Chemistry
Autism Spectrum Disorder
Human Rights
Inclusive education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Marcos Roberto Gomes da. Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino de química em escolas estaduais do município de Sousa/PB: uma análise à luz dos dos direitos humanos. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5265
Data de defesa: 14-Abr-2025
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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