Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM : [419] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais, especialmente na forma fracionária, foram os principais fatores que influenciaram a decisão de escolha deste tema. Dentro dessa perspectiva, e com o intuito de contribuir para o ensino desse objeto matemático e para o aprimoramento da prática docente, desenvolvemos um jogo inédito destinado a qualquer indivíduo interessado em aprender ou que já possua conhecimento sobre o conceito de fração. Este estu...
Percepção socioambiental de moradores do município de Boqueirão acerca da bacia hidrográfica do Rio Paraíba
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba se integra a vários municípios do estado da Paraíba, fornecendo não apenas recursos hídricos, mas impactando socialmente toda a população que habita o seu entorno. Apesar da sua relevância, os problemas associados a esses ecossistemas se agravam com a degradação ambiental pela ação antrópica, gerando riscos de extinção de espécies vegetais e animais nativos da região. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção socioambiental dos ...
Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a diversidade de tipos de atividades de sequências propostas nos livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano de uma coleção aprovada pelo PNLD 2023. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, visto que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Para recolha e sistematização dos dados, utilizamos fichas de análise e tabelas. Na classificação das habilidades abordadas nas atividades elaboramos as seg...
O silenciamento de gênero nas aulas de matemática na perspectiva dos discursos docentes
Abordar as questões de gênero no contexto educacional, especificamente, nas aulas de matemática, transpõe questões pontuais e tomam dimensões ampliadas, visto perpassarem por aspectos que transitam desde a dificuldade de aprendizagem neste campo do conhecimento até o desencadeamento de processos de desigualdade e exclusão social. Nesse sentido, objetivamos no presente estudo, identificarmos, através dos discursos docentes, práticas pedagógicas que promovam a igualdade de gênero e a desconstru...
A mineração no seridó oriental paraibano: Discutindo as funções inorgânicas por meio de uma sequência didática investigativa com base na abordagem CTS(A) e na educação em direitos humanos
A Educação Química tem reconhecido a importância de estratégias de ensino-aprendizagem pautadas na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando a inserção de temas ligados à realidade social dos estudantes na abordagem dos conteúdos químicos. Uma das temáticas que pode ser relevante nesse contexto é a mineração. Pautada no dinamismo socioeconômico, a exploração mineral também é responsável por causar conflitos e vulnerabilidades, de diferentes ordens, aos recursos ecoss...
Potencializando o aprendizado de máquinas simples: uma abordagem híbrida de rotação por estações
A pandemia de Covid-19 evidenciou uma realidade que era sabida por todos e ignorada por muitos: a necessidade de novas abordagens para um público que já não consegue mais se concentrar e aprender pelos métodos tradicionais de ensino. Diante disso, torna-se urgente e necessário que os professores incorporem novas metodologias às suas práticas pedagógicas. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar o uso da Metodologia Ativa (MA) de Rotação por Estações associada às Tecnologias de Infor...
Questionamento de paradigmas pedagógicos: uma possibilidade de sujeitos que lecionam matemática como intelectuais orgânicos
Trazemos como questão de pesquisa: De que forma podemos desestabilizar paradigmas associados à estrutura de ensino de Matemática, os quais transpassam o conceito hegemônico de escola, o estado hegemônico e proletariado de professor de Matemática e o estado subalterno de aluno, de tal modo a possibilitar os surgimentos de um paradigma pedagógico alternativo e professores de Matemática como intelectuais orgânicos? Como objetivo: Encontrar uma resposta para nossa questão de pesquisa. Defendemos ...
A Teoria das cores de Newton: análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
Levando em consideração a importância que o livro didático exerce no meio escolar e o quanto ele influencia a aprendizagem estudantil, em especial no ensino das ciências, a presente pesquisa propõe uma análise, sob um enfoque conceitual e histórico-filosófico, do “experimento crucial” e da teoria das cores de Newton, presente em livros didáticos de Física na relação do PNLD/2018 para o ensino médio, última remessa antes de sua reforma, que ainda se faz presente nos ambientes educacionais...
Diálogo no ensino da matemática: participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem
Professores de Matemática são desafiados a (re)criarem estratégias de ensino para obterem resultados satisfatórios no aprendizado dos alunos, dentre as quais se destaca o diálogo na interação educador-educando. Esta pesquisa pretende analisar a participação dialógica do aluno no processo de sua aprendizagem nas aulas de matemática ao estudar um conteúdo específico em Matemática, o mesmo direcionado pela seguinte questão norteadora: Quais as implicações do diálogo no processo ensino-apre...
As mãos, a arte, a ciência: modelando diálogos entre os saberes populares e os conhecimentos químicos a partir do barro
Da nossa vontade de investigar, no que diz respeito à ancestralidade, aplicações e relevâncias, os saberes de natureza Química que se fazem presentes para além das fronteiras universitárias, propomos este estudo objetivando compreender os diálogos existentes entre os saberes socioculturais relacionados à produção de louças de barro na comunidade Chã da Pia - Areia/PB e os saberes químicos. Distanciando-nos de tentativas de “conduzir” o que é academicamente produzido para aqueles(as) que estão...
As representações sociais dos álcoois por pessoas com e sem instrução química
O termo "álcool" é difundido na humanidade há milhares de anos. Alguns álcoois são bastante populares, porém, o mais conhecido é o etanol, o álcool etílico. Há uma vinculação tão estreita sobre esse tipo particular que, para muitos, o termo álcool parece se restringir ao etanol. No processo de ensino-aprendizagem, esse erro de generalização pode causar graves problemas, inclusive na formação docente. Tal problema gerou o interesse em realizar a pesquisa aqui proposta, cujo objetivo principal ...
A exploração, resolução e proposição de problemas e o letramento matemático como potencializadores do ensino e aprendizagem de multiplicação e divisão
Este estudo tem por objetivo analisar a Metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de problemas e o Letramento Matemático como elementos essenciais para o processo de ensinoaprendizagem de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos desta etapa enfrentam dificuldades no que diz respeito à leitura, à escrita e relacionadas aos conceitos matemáticos, sendo necessário desenvolver as competências de leitura e escrita em Matemática. No cotidiano escolar, ...
O Cariri paraibano em foco: O ensino de funções orgânicas com a temática óleo de algodão na perspectiva CTSA
O Ensino de Química (EQ) praticado no Ensino Médio (EM) de forma convencional mecanicista pode não envolver os∕as aprendizes na mobilização crítica dos ensinamentos da Química orgânica que dialogam com seu cotidiano. Através da adoção de metodologias ativas estruturadas a partir de aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais (CTSA) procura-se enfrentar os desafios de aprendizagem emergentes no contexto da Química orgânica e preparação para o exercício da cidadania. O presente tra...
Conceptions of mathematics teachers and their implications on teaching and learning mathematical knowledge
O objetivo deste estudo é analisar concepções de professores de matemática sobre ensino, processo de aprendizagem e a relação do conhecimento matemático com outras disciplinas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de matemática da Educação Básica de escolas públicas e privadas da Paraíba. O estudo tem um formato multipaper, constando dois artigos científicos. Com a investigação realizada, con...
Percepção, descarte de resíduos sólidos e cotidiano – estudo em associação de catadores de materiais recicláveis
O descarte inadequado de resíduos sólidos é um problema global que afeta a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Os trabalhadores e trabalhadoras que coletam materiais recicláveis são frequentemente marginalizados pela sociedade, apesar de desempenharem um papel fundamental na eficácia da gestão integrada de resíduos sólidos. A maneira como as pessoas interagem com o meio ambiente é influenciada por suas percepções, ideologias e conhecimentos prévios. Nesse context...
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
Ensinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos...
Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
A pesquisa de cunho teórico teve como objetivo refletir como construtos teóricos da didática, podem contribuir para um trabalho envolvendo o GeoGebra para o ensino de Coordenadas Polares. Para isso, construímos duas sequências didáticas com auxílio da Teoria das Situações Didáticas e da plataforma GeoGebra, associamos a utilização da plataforma GeoGebra na validação/resolução das sequências propostas e analisamos a efetividade do meio construído para as sequências didáticas. Utilizemos como r...
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
O uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no tr...
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia
O currículo tem por objetivo direcionar a prática pedagógica, impactando nas formas do educando decifrar o mundo à sua volta. De tal forma, questiona-se: Como uma ferramenta tão relevante como o currículo, tem sido aplicada? Como se dá a aplicabilidade de temas que abordam a diversidade conforme disposta na teoria pós crítica e no PARECER CNE/CP21/2001, que ancoram esta pesquisa? Analisar a proposta do Currículo e a sua aplicação é dever do professor, trazer à luz da discussão, se os profess...
Contribuições de uma sequência didática investigativa problematizadora, baseada no enfoque CTSA, voltada ao tratamento de efluentes de lavadeiras de jeans como temática para o conteúdo de soluções no ensino médio
Diferentes atores da Educação de Ciências defendem que os processos escolares de ensino-aprendizagem sejam norteados pela contextualização e pela problematização dos conhecimentos. Também tem sido recomendado que as propostas contemplem as realidades nas quais os estudantes estão inseridos. Com esse entendimento, a pesquisa abordada estar inserida no contexto escolar do Agreste do Estado de Pernambucano, região que tem entre suas principais atividades econômicas a produção de roupas, c...
- 419 UEPB
- 417 Dissertação
- 2 Tese
- 146 2020 - 2024
- 273 2010 - 2019
- 106 2900 - 2999
- 64 2011 - 2099
- 312 Acesso Aberto
- 107 Acesso Embargado