Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF : [31] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Faraday e as espiras: uma proposta histórico-investigativa para o estudo da corrente induzida
Com o fim da pandemia, a transição do ensino remoto para o presencial apresenta desafios pedagógicos, especialmente em manter o engajamento dos estudantes nas aulas de Física. Uma abordagem eficaz é usar estratégias que transformem estudantes passivos em ativos. No ensino da indução eletromagnética, é desafiador transmitir a compreensão da geração de corrente elétrica pela variação do fluxo magnético de forma significativa. Questionamos: como um experimento histórico de Faraday pode contribui...
A resolução de problemas e o ensino por investigação: um guia para o ensino da óptica aplicado ao efeito fotovoltaico
Este trabalho teve como objetivo construir e aplicar um produto educacional que se apoiou na utilização de problemas com um caráter investigativo, tendo como base para sua formulação o funcionamento dos painéis solares. Essa abordagem foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino regular da educação básica em uma escola pública do estado da Paraíba, onde este pesquisador exerce o cargo de professor de Física. Para concretizar esse objetivo, foi elaborado um Guia de Aplicação da proposta,...
Gamificação no Ensino de Física: abordando o conceito de Energia através de Jogos com Ferramenta Digital
Aumentar a motivação dos alunos é uma das questões mais discutidas no âmbito educacional na contemporaneidade. A literatura aponta que adotar novas metodologias é umas das alternativas que mais desperta nos discentes o interesse pelas aulas, deixando-os mais entusiasmados. Na Física, em específico, que explora fenômenos por vezes opostos aos nossos sentidos e de difícil representação, é importante que os docentes não se limitem à utilização de aulas tradicionais em suas práticas. Nesse contex...
Estudo do campo magnético: uma proposta didática utilizando hardware opensource/arduino no ensino de Física
Ferramentas tecnológicas foram introduzidas no Ensino de Física há um bom tempo. Dentre as vantagens, as pesquisas apontam a proximidade com o atual ambiente da sociedade, imersa em tecnologia. Por outro lado, ainda é um desafio, principalmente em relação à formação dos professores, o uso cotidiano desses recursos em sala de aula. Em busca de oferecer ferramentas tecnológicas que os professores utilizem em sala de aula, este trabalho emprega a plataforma Arduino no estudo do conceito de campo...
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de física: uma proposta para o ensino da relatividade
Diante da situação atual do ensino de Física e da falta de engajamento dos estudantes em aulas tradicionais nesta disciplina e apesar dos desafios envolvidos, pesquisadores apresentam e enfatizam em suas arguições que a utilização de metodologias ativas promove aulas dinâmicas, que despertam nos estudantes a criatividade, o raciocínio crítico, a capacidade de resolver problemas e de trabalhar em grupos colaborativos e solidários, promovendo possibilidades para atender as exigências propostas ...
A inserção de tópicos de física de partículas no Ensino Médio utilizando a técnica scale-up
É notória a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na rotina diária dos estudantes, que, como nativos digitais, estão habituados a recorrer aos recursos digitais disponíveis sempre que necessário. Por outro lado, a inserção da Física de Partículas na sala de aula da Educação Básica apresenta obstáculos na adaptação da linguagem técnica para um formato acessível e na viabilidade desse tema na grade curricular. Podemos assim considerar a utilização de abordagens de ensino a...
Ressonância magnética no ensino de Física: Uma proposta de ensino problematizadora para a Educação de Jovens e Adultos
Diversos trabalhos de pesquisa sobre o ensino da Física na educação básica, e de modo particular, na educação de jovens e adultos (EJA) enquanto modalidade de ensino, apontam para as dificuldades dos alunos da EJA em compreender os conteúdos abordados na Física e, principalmente, de relacioná-los com os fenômenos naturais que ocorrem em seu cotidiano. Tal perspectiva está associada a práticas pedagógicas tradicionais que reproduzem na EJA as mesmas práticas do chamado “ensino regular” e não p...
Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
A proposta atual para o ensino de Física é pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais onde se deseja a formação do indivíduo para a vida, tornando-se apto para compreender as transformações tecnológicas que acompanham uma sociedade em desenvolvimento. Baseado nessa perspectiva, buscamos trabalhar com o conteúdo de lentes esféricas por considerar um tema onde se encontra uma ampla gama de aplicações, principalmente pelo uso e desenvolvimento do telescópio, que tem trazido inúmer...
Da aldeia para a academia: o conhecimento científico entre os indígenas Potiguara da Paraíba
Pesquisas atuais têm enfatizado a necessidade de destacar conhecimentos e práticas de grupos historicamente negligenciados e comunidades originárias, num processo de reversão do epistemicídio ocorrido com a colonização. Neste sentido, o presente trabalho se enquadra na valorização dos conhecimentos do povo Potiguara, habitante da Região Norte do litoral da Paraíba. Considerando a legislação existente sobre Educação Escolar Indígena, a qual pressupõe a importância de aliar conhecimen...
Uma proposta de ensino numa perspectiva histórico-experimental: A pilha de volta
Pesquisas na área de ensino tem destacado a necessidade de contextualizar o ensino de física, em oposição à apresentação de conteúdos de forma acumulativa e as equações matemáticas muitas vezes expostas de forma desvinculadas do contexto. Diante desse panorama, essa pesquisa tem como objetivo principal desenvolver uma sequência didática cuja proposta está vinculada à atividade experimental com viés problematizador, aliado a História da Ciência. O episódio histórico escolhido tem com...
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora
Incompreensões acerca dos conceitos de temperatura e calor são relatadas em vários trabalhos de Ensino de Física, seja no Ensino Fundamental ou Superior. Como problemas envolvendo conversão de escalas e exemplos cotidianos de variação de temperatura não exigem um formalismo matemático avançado, tentar esclarecer a diferença entre esses conceitos no Ensino Fundamental pode ser uma boa maneira de promover uma melhor compreensão futura de assuntos envolvendo termometria e termodinâmica. Além dis...
O estudo das cores a partir do eletromagnetismo
O método de ensino tradicional é o método mais comum aplicado em sala de aula, pois é desenvolvido a partir de um planejamento simples e não necessita de recursos adicionais para a realização das aulas, bastando em geral apenas o quadro e o marcador. No entanto, ao longo dos anos, verificamos que essa forma de trabalho é pouco envolvente deixando o aluno sempre como um agente passivo no processo de ensino-aprendizagem, sendo possível que ele se disperse, diminuindo seu rendimento em...
Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
A Física Moderna e Contemporânea desempenha relevante papel no conhecimento científico e na produção tecnológica da sociedade atual. Os estudantes dos diversos níveis de escolaridade, lidam com um universo no qual a ciência e a tecnologia tornaram-se elementos quase que fundamentais para a vida atual. Essa constatação aponta para a necessidade do estudo desse conhecimento na Educação Básica e gera a seguinte indigação: Será que a inserção de temáticas de Física Moderna durante as au...
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
O ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técn...
Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
É comum entre estudantes do Ensino Médio, atribuir às aulas de Física nenhum significado ou relação com o cotidiano, além as vezes considerá-las exaustivas por ter muitas equações matemáticas sem muito significado, para eles, advindas de uma abordagem tradicional em que os conteúdos são expostos como algo absoluto e acabado. De um modo geral, as estratégias de ensino utilizadas para essa etapa da educação básica pouco se preocupam com a realidade, o contexto social e conhecimentos p...
Oersted e as bobinas: quantificando e difundindo a história da ciência
Documentos oficiais e educadores vêm, ao longo de algumas décadas, enfatizando a potencialidade da História da Ciência para o Ensino de Ciências. No entanto, trabalhos empíricos neste tema ainda trazem muitos obstáculos na efetivação dessa potencialidade como, por exemplo, o uso excessivo de textos que não estimulam a participação dos estudantes. Neste sentido, o presente trabalho adotou uma abordagem histórico-investigativa inserindo atividades experimentais baseadas em estudos de caso histó...
O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética
Nesta dissertação apresentamos uma proposta de Ensino Problematizador, que possui como produto educacional uma Sequência Didática, que tem como objeto de discussão o estudo da indução eletromagnética. O desenvolvimento da base conceitual da indução eletromagnética se deu a partir da realização de atividades experimentais, e após inúmeras observações e questionamentos levantados sobre o fenômeno, tornou-se possível entender a união da eletricidade e magnetismo, surgindo assim o eletro...
A utilização do Modellus no ensino do movimento retilíneo uniforme nas aulas de física na Educação de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica, dirigida a indivíduos que não tiveram acesso ou tiveram seus trajetos formativos suspensos. As diretrizes atuais presentes na legislação para a EJA afirmam que, essa modalidade de ensino não representa apenas uma chance de suprir a escolaridade perdida, e sim, repara, qualifica e equaliza. No entanto, existem muitas dificuldades em trabalhar com tal modalidade de ensino, uma vez que o tempo disponível para apli...
Ciclos de modelagem integrados a recursos tecnológicos: Uma proposta para o ensino de sistemas massa mola em aulas remotas
A aplicação da modelagem científica presente neste trabalho está baseada na proposta inicial de David Hestenes (2006, 2010) que realiza ciclos de modelagem com pequenos grupos de estudantes em cursos universitários, para o desenvolvimento de investigações a partir de proble máticas envolvendo fenômenos físicos, podendo ser diversificadas conforme o planejamento do professor. Objetivando fazer com que os estudantes criem modelos e representações para explicar tal problema, culminando em um...
O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
Atualmente é frequente discussões sobre um melhor modelo de Ensino para a Educação no Brasil, que são consequências da Educação ser considerada um processo que está em constante desenvolvimento, onde é discutido que perfil de educador e de educando se deseja para construir um país de cidadãos competentes e críticos. O presente trabalho se propõe a apresentar e relatar a utilização de uma sequência de ensino aportada no uso de jogos para o ensino, em uma escola pública do Município de Araruna-...
- 31 UEPB
- 31 Dissertação
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