Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4161
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
Autor: Silva, Emílio de Lucena
Primeiro orientador: Santos, José Jamilton Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Everton
Segundo membro da banca: Costa Filho, Francisco Geraldo da
Resumo: A Física Moderna e Contemporânea desempenha relevante papel no conhecimento científico e na produção tecnológica da sociedade atual. Os estudantes dos diversos níveis de escolaridade, lidam com um universo no qual a ciência e a tecnologia tornaram-se elementos quase que fundamentais para a vida atual. Essa constatação aponta para a necessidade do estudo desse conhecimento na Educação Básica e gera a seguinte indigação: Será que a inserção de temáticas de Física Moderna durante as aulas de Física nas escolas de Ensino Médio, conduziria aos estudantes estabelecerem alguma relação com o conhecimento da Física Clássica? A partir desse questionamento, acredita-se que conteúdos de Física Moderna e Contemporânea possam ser inseridos em conexão com Física Clássica. Adota-se que os resultados dessa inserção, poderão sim contribuir para facilitar a compreensão dos estudantes no estudo desse novo conhecimento. Diante disso, propõe-se com essa pesquisa, a utilização do fóton através do Efeito Fotoelétrico, como mediador de processos em Eletrodinâmica no ensino de conteúdos de Eletricidade no Ensino Médio. A proposta envolve as seguintes ações: (i) Realização de atividades experimentais e/ou observacionais que possam facilitar a compreensão do estudante acerca desse conhecimento utilizando como ferramenta pedagógica a UEPS(Sequência Didática); (ii) Aplicação desses conceitos na produção de projetos envolvendo o fenômeno do Efeito Fotoelétrico, buscando uma conexão entre a teoria e a prática, procurando incentivar os estudantes a produzir objetos/aparatos simples em função da aquisição desse conhecimento. Essa pesquisa constitui-se em uma proposta de ensino que busca propiciar a flexibilização dos conteúdos programáticos pré-estabelecidos para o Ensino Médio, que são sempre trabalhados em uma sequência pré-determinada pelos livros didáticos. E portanto, nessa perspectiva, inserir um conteúdo de Física Moderna em conexão com a Física Clássica é sem dúvida alguma desafiar o professor de Física para que este possa incorporar outros conteúdos de Física Moderna na Educação Básica.
Abstract: Modern and Contemporary Physics plays a relevant role in the scientific knowledge and technological production of today's society. Students of the various levels of schooling deal with a universe in which science and technology have become almost fundamental elements in today's life. This finding points to the need to study this knowledge in Basic Education and generates the following indignation: Would the insertion of Modern Physics in Physics classes in High School would lead the students to establish any relation with the knowledge of Classical Physics? From this questioning, it is believed that contents of Modern and Contemporary Physics can be inserted in connection with Classical Physics. It is adopted that the results of this action, could contribute to facilitate the students' understanding in the study of this new knowledge. Faced with this, it is proposed with this research, the use of photon through the Photoelectric Effect, as mediator of processes in Electrodynamics in the teaching of Electricity contents in High School. The proposal involves the following actions: (i) Experimental and / or observational activities that may facilitate the student's understanding of this knowledge using the LPS (Didactic Sequence) as a pedagogical tool; (ii) Application of these concepts in the production of projects involving the phenomenon of the Photoelectric Effect, seeking a connection between theory and practice, seeking to encourage students to produce simple objects / apparatuses in function of the acquisition of this knowledge. This research constitutes a proposal that seeks to facilitate the flexibility of pre-established program contents for High School, which are always worked in a sequence also pre-established. And therefore, in this perspective, insert a content of Modern Physics in connection with Classical Physics and challenge the physics teacher to incorporate other contents of Modern Physics into Basic Education.
Palavras-chave: Ensino de Física
Fótons
Efeito Fotoelétrico
Eletrodinâmica
Teaching Physics
Photons
Photoelectric effect
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: SILVA, Emílio de Lucena. Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino. 2018. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4161
Data de defesa: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emílio de Lucena Silva.pdfPDF - Emílio de Lucena Silva958.69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.