Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4596
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em problemas no ensino de física: uma proposta para o ensino da relatividade
Autor: Ferreira, Ana Suênia de Pontes
Primeiro orientador: Ataíde, Ana Raquel Pereira de
Primeiro membro da banca: Santos, José Jamilton Rodrigues dos
Segundo membro da banca: Menezes, Paulo Henrique Dias
Resumo: Diante da situação atual do ensino de Física e da falta de engajamento dos estudantes em aulas tradicionais nesta disciplina e apesar dos desafios envolvidos, pesquisadores apresentam e enfatizam em suas arguições que a utilização de metodologias ativas promove aulas dinâmicas, que despertam nos estudantes a criatividade, o raciocínio crítico, a capacidade de resolver problemas e de trabalhar em grupos colaborativos e solidários, promovendo possibilidades para atender as exigências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em desenvolver habilidades e competências pessoais e profissionais consideradas importantes para a formação do estudante e de sua atuação na sociedade. O trabalho visa analisar a eficácia do uso da metodologia ativa ABP no ensino de Física em uma escola pública inserida no modelo de Escola Cidadã Integral. Para isso foi construída uma sequência de ensino que aborda os conteúdos da Teoria da Relatividade e Buracos Negros distribuídos em dezoito aulas. Dessa maneira, almejamos oferecer aos professores de Física do Ensino Médio uma proposta de ensino que engaje e incentive os estudantes, permitindo-lhes exercer o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, trazendo o educando para o centro do processo de formação do cidadão e permitindo ao professor uma didática em sala de aula que trabalhe com o cotidiano e vivências do estudante. Os resultados mostraram indícios de aprendizagem, sendo observado o desenvolvimento de habilidades, como o desenvolvimento pessoal e cooperativo nos estudantes, contribuindo para o processo de protagonismo, oportunizando aos estudantes atitudes ativas, críticas e reflexivas.
Abstract: Given the current situation of physics teaching and the lack of engagement of studentes in the tradicional classes in this discipline and despite the challenges involved, researchers present and emphasize in their allegations that the use of active methodologies promotes dynamic classes that provoke students creativity, critical reasoning, the ability to solve problems and work in collaborative and supportive groups, in that way, promoting possibilities to meet the requirements proposed by the National Common Curriculum Base (BNCC) in developing skills, personal and professional skills considered importante for the education of this students and their performance in Society. The work aims to analyze the effectiveness of the use of active BPA methodology in physics teaching in a public school inserted in the model of Integral Citizen School. For this, a teaching sequence was constructed that adresses the contentes of the Theory of Relativity and Black Holes distributed in eighteen classes. So, in this way, we aim to offer high school physics teachers a teaching proposal that engages and encourages students allowing them to exercise the protagonism in the teaching and learning process, bringing the student to the center of the citizen’s training process and allowing the teacher a didacticin the classroom that works with the daily life and experiences of the studet. The results showed indications of learning, being observed the development of skills such as personal and cooperative development in students cotributing to the process of protagonism, opportunistic to students active, critical and reflective attitudes.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Aprendizagem baseada em problemas
Buracos negros
Teoria da relatividade
Ensino de Física
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: FERREIRA, Ana Suênia de Pontes. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de física: uma proposta para o ensino da relatividade. 2022. 189 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4596
Data de defesa: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Ana Suênia de Pontes FerreiraDS - Ana Suênia de Pontes Ferreira5.41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Ana Suênia de Pontes FerreiraPE - Ana Suênia de Pontes Ferreira1.79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD358.8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.