Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5260
Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto fisiológico da poluição sonora: uma análise integrada das qualidades fisiológicas do som e medidas de intensidade sonora, através da metodologia dos três momentos pedagógicos.
Título(s) alternativo(s): Physiological impact of noise pollution: an integrated analysis of physiological qualities of sound and sound intensity measures, through the methodology of the three pedagogical moments.
Autor: Ferreira, Millena Lima 
Primeiro orientador: Medeiros, Laércia Maria Bertulino de
Primeiro membro da banca: Lopes, Mirleide Dantas
Segundo membro da banca: Dantas, Joseclécio Dutra
Resumo: O presente estudo desenvolveu um produto educacional para o Ensino Médio, abordando conceitos de som, fisiologia auditiva e poluição sonora, com base na abordagem didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O produto compreende uma sequência de ensino, incluindo duas sugestões de roteiros experimentais, aplicáveis dentro e fora da sala de aula, e foi implementado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Humberto Lucena, em Campina Grande-PB. Os dados foram coletados através de atividades em sala e um formulário online do Google, e a sequência de ensino foi desenvolvida em dez aulas, com frequência de duas aulas por semana. Esta pesquisa visou conscientizar estudantes sobre os efeitos prejudiciais da poluição sonora na saúde e reduzir a lacuna no estudo do sistema auditivo, promovendo uma interação eficaz entre professor e aluno por meio da dialogicidade entre saberes tradicionais e conhecimento científico. Como resultado, o produto educacional demonstrou ser uma estratégia eficaz no ensino da Ondulatória, especialmente na interação entre onda sonora e ouvido, e indicou potencial para estudos interdisciplinares entre Física e Biologia. A utilização de experimentos interativos, simulações e aplicativos em 3D foi fundamental para aproximar os estudantes de um tema intuitivo, geralmente abordado de forma conteudista e matematizada, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study developed an educational product for high school, addressing concepts of sound, auditory physiology and noise pollution, based on the didactic approach of the Three Pedagogical Moments (3MP). The product comprises a teaching sequence, including two suggested experimental scripts, applicable inside and outside the classroom, and was implemented in a second-year high school class at the Senador Humberto Lucena State Elementary and Middle School, in Campina Grande-PB. Data were collected through classroom activities and an online Google form, and the teaching sequence was developed in ten classes, with a frequency of two classes per week. This research aimed to raise awareness in students about the harmful effects of noise pollution on health and reduce the gap in the study of the auditory system, promoting an effective interaction between teacher and student through dialogicity between traditional knowledge and scientific knowledge. As a result, the educational product proved to be an effective strategy in teaching Wave Physics, especially in the interaction between sound waves and the ear, and indicated potential for interdisciplinary studies between Physics and Biology. The use of interactive experiments, simulations and 3D applications was essential to bring students closer to an intuitive topic, generally approached in a content-based and mathematical way, contributing significantly to the teaching and learning process.
Palavras-chave: Acústica
Ensino de física
Intensidade sonora
Poluição sonora
Três Momentos Pedagógicos
Acoustics
Physics Education
Sound Intensity
Noise Pollution
Three Pedagogical Moments
Área(s) do CNPq: FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: FERREIRA, Millena Lima. Impacto fisiológico da poluição sonora: uma análise integrada das qualidades fisiológicas do som e medidas de intensidade sonora, através da metodologia dos três momentos pedagógicos. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5260
Data de defesa: 16-Mai-2025
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Millena Lima Ferreira.pdfDS - Millena Lima Ferreira6.86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Millena Lima Ferreira.pdfPE - Millena Lima Ferreira1.42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD836.85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.