Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4274
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
Autor: Silva, Luciano
Primeiro orientador: Santos, José Jamilton Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: Freitas, Heron Neves de
Segundo membro da banca: Gonçalves, Charlie Salvador
Resumo: A proposta atual para o ensino de Física é pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais onde se deseja a formação do indivíduo para a vida, tornando-se apto para compreender as transformações tecnológicas que acompanham uma sociedade em desenvolvimento. Baseado nessa perspectiva, buscamos trabalhar com o conteúdo de lentes esféricas por considerar um tema onde se encontra uma ampla gama de aplicações, principalmente pelo uso e desenvolvimento do telescópio, que tem trazido inúmeras respostas sobre o Universo e sobre a origem do mesmo. A nossa proposta tem como principal objetivo, o ensino de Lentes esféricas e Astronomia, através da construção de um telescópio refrator, onde trabalharemos a Astronomia como pano de fundo, a fim de tornar sinergético, o estudo das lentes, uma vez que o ensino da Astronomia chama bastante a atenção das pessoas em qualquer faixa etária e, além disso, está indicada na matriz curricular dos PCNs. Desenvolveremos a nossa proposta baseados na teoria sócio cultural de Levy Vygotsky, que considera indispensável à interação entre os indivíduos para a construção do conhecimento. Faremos da interação uma condição primordial para o desenvolvimento do nosso projeto e para a construção do telescópio. Aplicaremos uma sequência didática com cinco momentos de trabalho contabilizando dez aulas adicionais específicas, onde buscaremos compreender melhor o funcionamento de um telescópio, e estudaremos desde a reflexão da luz até o uso de lentes esféricas, ampliação, distância focal e associação de lentes. A proposta será aplicada na primeira unidade letiva, onde aproveitaremos o conteúdo de lentes esféricas para construção da luneta. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e metodológico e será aplicada no Instituto Santo Antônio, uma escola do Ensino Médio regular da cidade de Campina Grande PB, onde na ocasião, trabalharemos com uma turma da segunda série do Ensino Médio, em um total de vinte e quatro alunos. Ao término de nosso trabalho, disponibilizaremos uma sequência didática para a construção do telescópio, que será nosso produto educacional e servirá como um guia para futuras aplicações.
Abstract: The current proposal for Physics Teaching is based on the National Curriculum Parameters where the formation of the individual for life is desired, becoming able to understand the technological transformations that accompany a developing society. Based on this perspective, we seek to work with the content of spherical lenses by considering a subject with a wide range of applications, especially the use and development of the telescope, which has brought numerous answers about the universe and its origin. Our proposal has as its main objective, the Teaching of Spherical Lenses and Astronomy, through the construction of a refracting telescope, where we will work Astronomy as a background, in order to make the study of lenses synergetic, since the Teaching of Astronomy calls a lot. the attention of people in any age group and, furthermore, is indicated in the curriculum matrix of the NCPs. We will develop our proposal based on Levy Vygotsky's socio-cultural theory, which he considers indispensable for the interaction between individuals for the construction of knowledge. We will make interaction a prime condition for the development of our project and the construction of the telescope. We will apply a didactic sequence with five working moments counting ten additional specific classes, where we will seek to better understand the operation of a telescope, and study from light reflection to the use of spherical lenses, magnification, focal length and lens association. The proposal will be applied in the first teaching unit, where we will use the content of spherical lenses to build the scope. Our research is bibliographical, qualitative and methodological and will be applied in Santo Antônio Institut, a regular high school in the city of Campina Grande PB, where at the time, we will work with a second grade class, in a total of twenty-four students. At the end of our work, we will provide a didactic sequence for the construction of the telescope, which will be our educational product and will serve as a guide for future applications.The current proposal for Physics Teaching is based on the National Curriculum Parameters where the formation of the individual for life is desired, becoming able to understand the technological transformations that accompany a developing society. Based on this perspective, we seek to work with the content of spherical lenses by considering a subject with a wide range of applications, especially the use and development of the telescope, which has brought numerous answers about the universe and its origin. Our proposal has as its main objective, the Teaching of Spherical Lenses and Astronomy, through the construction of a refracting telescope, where we will work Astronomy as a background, in order to make the study of lenses synergetic, since the Teaching of Astronomy calls a lot. the attention of people in any age group and, furthermore, is indicated in the curriculum matrix of the NCPs. We will develop our proposal based on Levy Vygotsky's socio-cultural theory, which he considers indispensable for the interaction between individuals for the construction of knowledge. We will make interaction a prime condition for the development of our project and the construction of the telescope. We will apply a didactic sequence with five working moments counting ten additional specific classes, where we will seek to better understand the operation of a telescope, and study from light reflection to the use of spherical lenses, magnification, focal length and lens association. The proposal will be applied in the first teaching unit, where we will use the content of spherical lenses to build the scope. Our research is bibliographical, qualitative and methodological and will be applied in Santo Antônio Institut, a regular high school in the city of Campina Grande PB, where at the time, we will work with a second grade class, in a total of twenty-four students. At the end of our work, we will provide a didactic sequence for the construction of the telescope, which will be our educational product and will serve as a guide for future applications.
Palavras-chave: Telescópio
Astronomia
Lentes esféricas
Ensino de Física
Telescope
Astronomy
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: SILVA, Luciano. Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio. 2019. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4274
Data de defesa: 25-Out-2019
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Silva.pdfPDF - Luciano Silva3.22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.