Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4162
Tipo do documento: Dissertação
Título: O estudo das cores a partir do eletromagnetismo
Autor: Silva, Jailton Gomes da
Primeiro orientador: Santos, José Jamilton Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: Silva, Ana Paula Bispo da
Segundo membro da banca: Menezes, Paulo Henrique Dias
Resumo: O método de ensino tradicional é o método mais comum aplicado em sala de aula, pois é desenvolvido a partir de um planejamento simples e não necessita de recursos adicionais para a realização das aulas, bastando em geral apenas o quadro e o marcador. No entanto, ao longo dos anos, verificamos que essa forma de trabalho é pouco envolvente deixando o aluno sempre como um agente passivo no processo de ensino-aprendizagem, sendo possível que ele se disperse, diminuindo seu rendimento em sala. Visamos com esta pesquisa, aplicar e avaliar o método de ensino regido pela Teoria das Situações Didáticas (TSD), criada pelo matemático Guy Brousseau para o ensino da matemática, a qual adaptamos para o ensino da física. A TSD propõe um ciclo de ensino formado por quatro situações que se relacionam de forma complementar proporcionando uma sequência lógica para que o aluno alcance a compreensão do objeto de estudo de forma, praticamente, autônoma. Desenvolvemos uma sequência didática baseada na TSD voltada para o ensino do eletromagnetismo, especificamente dos temas campos elétrico e magnético variáveis, relação entre as equações de Maxwell e as ondas eletromagnéticas, ondas eletromagnéticas com ênfase na sua absorção e reflexão seletiva pela matéria e na sua relação com os fenômenos atmosféricos. Para cada situação trabalhada desenvolvemos meios didáticos para que os estudantes interagissem e participassem da aula de forma ativa. Durante o andamento das aulas buscamos verificar quais as vantagens e desvantagens do novo método de ensino em relação ao método tradicional. Observamos que os estudantes se adaptaram bem ao novo método de ensino, que promoveu aulas mais dinâmicas trazendo atividades com um perfil moderadamente desafiador; ao resolvê-las os estudantes estavam se apropriando dos conhecimentos relacionados, o que nos faz concluir que este método adaptável de ensino da física pode promover resultados exitosos.
Abstract: The traditional teaching method is the most common method applied in the classroom, as it developed from simple planning and doesn’t need additional resources to conduct classes, in general, just the board and the marker are enough. However, over the years, we verified that this form of work is not very engaging, putting the student always as a passive agent in the teaching-learning process, where it’s possible for it to disperse, reducing its performance in the classroom. With this research, we aim to apply and evaluate the teaching method ruled by the Theory of Didactic Situations (TDS), created by the mathematician Guy Brousseau, for teaching mathematics, which we will adapt for teaching physics. The TDS proposes a teaching cycle formed by four situations that relate in a complementary way providing a logical sequence for the student to reach the understanding of the object of study in a practically autonomous way. We developed a didactic sequence based on TDS focused on the teaching of electromagnetism, specifically about the themes of variable electric and magnetic fields, relationship between Maxwell's equations and electromagnetic waves, electromagnetic waves with emphasis on their absorption and selective reflection by matter and their relationship with atmospheric phenomena. For each experienced situation, we developed didactic means for students to interact and actively participate in the class. During the course of the classes we aim to verify the advantages and disadvantages of the new teaching method in relation to the traditional method. We observed that the students adapted well to the new teaching method that promoted more dynamic classes bringing activities with a moderately challenging profile; in solving them the students were appropriating the related knowledge, which leads us to conclude this method is adaptable to teaching physics it can promote successful results.
Palavras-chave: Ensino de Física
Eletromagnetismo
Ondas eletromagnéticas
Situações didáticas
Electromagnetism
Electromagnetic waves
Didactic situations
Physics teaching
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: SILVA, Jailton Gomes da. O estudo das cores a partir do eletromagnetismo. 2020. 182f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4162
Data de defesa: 13-Nov-2020
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailton Gomes da Silva.pdfPDF - Jailton Gomes da Silva5.2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.