Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4892
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo do campo magnético: uma proposta didática utilizando hardware opensource/arduino no ensino de Física |
Autor: | Silva, Michael da |
Primeiro orientador: | Silva, Ana Paula Bispo da |
Primeiro membro da banca: | Freire, Morgana Ligia de Farias |
Segundo membro da banca: | Araújo, Thiago Silva |
Resumo: | Ferramentas tecnológicas foram introduzidas no Ensino de Física há um bom tempo. Dentre as vantagens, as pesquisas apontam a proximidade com o atual ambiente da sociedade, imersa em tecnologia. Por outro lado, ainda é um desafio, principalmente em relação à formação dos professores, o uso cotidiano desses recursos em sala de aula. Em busca de oferecer ferramentas tecnológicas que os professores utilizem em sala de aula, este trabalho emprega a plataforma Arduino no estudo do conceito de campo magnético. Para auxiliar nessa prática desenvolvemos uma sequência didática com a utilização da plataforma Arduino para auxiliar na medição do campo magnético. Em conjunto com o protótipo, elaboramos uma sequência de ensino baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). Ao longo da sequência inserimos vídeos ilustrativos e atividades experimentais na busca por aproximar a turma de uma metodologia investigativa. A sequência de ensino foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio em escolas privadas. Houve participação ativa dos alunos, tentando elaborar os experimentos e investigar fenômenos envolvendo campo magnético. A criação de atividades investigativas, onde os alunos se tornam mais independentes para solucionar e trazer suas conclusões, foi o principal desafio do desenvolvimento da sequência em sala. No entanto, podemos concluir que houve mudanças na sala de aula, com alunos interagindo bastante entre si, revendo erros e contradições e construindo conhecimento sobre o conceito estudado. Quanto à experiência docente, identificamos uma nova forma de trabalhar atividades experimentais e refletimos sobre nossa prática, intenções principais da realização e finalização desta dissertação e do produto associado. |
Abstract: | Technological tools were introduced into physics teaching a long time ago. Among the advantages, research points to the proximity to the current environment of society, immersed in technology. On the other hand, the daily use of these resources in the classroom is still a challenge, especially in terms of teacher training. In an effort to provide technological tools for teachers to use in the classroom, this work uses the Arduino platform to study the concept of magnetic fields. To help with this, we developed a prototype using the Arduino platform to help measure the magnetic field. Together with the prototype, we developed a teaching sequence based on the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1990). Throughout the sequence we inserted illustrative videos and experimental activities in an attempt to bring the class closer to an investigative methodology. The teaching sequence was developed with third-year high school students, in parallel, in two private schools. The students took an active part in both schools, trying to devise experiments and investigate phenomena involving magnetic fields. The creation of investigative activities, where students become more independent in solving problems and drawing their own conclusions, was the main challenge in developing the sequence in the classroom. However, we can conclude that there were changes in the classroom, with students interacting a lot with each other, reviewing errors and contradictions and building knowledge about the concept studied. As for the teaching experience, we identified a new way of working with experimental activities and reflected on our practice, the main intentions behind carrying out and finalizing this dissertation and the associated product. |
Palavras-chave: | Campo magnético Plataforma Arduino Três momentos pedagógicos Abordagem investigativa |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
Citação: | Silva, Michael da. Estudo do campo magnético: uma proposta didática utilizando hardware opensource/arduino no ensino de Física. 2024. 82 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4892 |
Data de defesa: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Michael Silva.pdf | DS - Michael da Silva | 1.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Deposito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 223.29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.