Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP : [228] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
Este estudo aborda para além da compreensão da importância e da proposição de estudos e pesquisas voltados para a ampliação da formação leitora do aluno, considerando-a como um instrumento formativo. A leitura deve ser vista não apenas como um fenômeno cognitivo, mas também como uma prática social, um espaço de encontros e diálogos. Sua dimensão no processo educativo vai além da decifração ou decodificação da escrita, pois envolve atribuir sentido ao que foi lido, permitindo ao leit...
Formação continuada dos professores de geografia na pandemia: lacunas e possibilidades na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Santa Rita/PB
A formação continuada para os professores configura-se como um momento importante no exercício da profissão docente. Contudo, durante a pandemia da COVID-19, ocorreram alterações no desenvolvimento dos sistemas de educação, uma vez que o distanciamento físico impediu os tradicionais encontros presenciais. Diante disso, tornou-se necessário repensar as estratégias de ensino e o processo de formação contínua dos professores. O objetivo desta pesquisa é compreender os processos de fo...
Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
A inclusão da diversidade de gênero no currículo da Pedagogia tem implicações profundas na formação de futuros profissionais da educação. Proporciona a oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos, preconceitos e discriminações no ambiente educacional. Diante da relevância da temática, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar as discussões de gênero no campo da Pedagogia, enfatizando as relações entre c...
Os gêneros humorísticos como suporte do ensino de leitura na aprendizagem híbrida
As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), assim como o ensino híbrido, já são consideradas como uma forte tendência do século XXI, porém, ainda pouco utilizadas e difundidas na educação pública. No período da pandemia da COVID-19, os profissionais de educação necessitaram adequar-se ao distanciamento social, o que acarretou uma série de improvisos e impactos no processo de ensino e aprendizagem, em especial, no ensino híbrido de Língua Portuguesa, devido à rapidez da sua ...
Multiletramentos: ciberespaço e o uso da web cartografia como recurso de leitura e escrita em aulas de geografia do ensino médio
O presente trabalho de pesquisa centra-se na problemática relacionada à utilização significativa da linguagem cartográfica digital contida em softwares de mapeamento livre e sua aplicação didática no ensino da geografia escolar no Ensino Médio. Focaliza a necessidade de integrar efetivamente essa linguagem no contexto educacional, visando promover o desenvolvimento de competências espaciais dos estudantes. O objetivo principal consistiu na aplicação de proposta de letramentos cartográficos di...
Relações de gênero e violência em contos de "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo: representações e recepção em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Bom Jardim - PE
Ao longo da história, as mulheres foram vítimas das mais diversas formas de violência. Por isso, foram implementadas, em finais do século XX, leis e políticas públicas que criminalizam tais violências. Entretanto, outras ações também são necessárias para alterar o quadro cultural que engendra a lógica de que a dominação masculina é um fato natural e a submissão feminina um destino de todas as mulheres. Nesse sentido, ações educativas podem desempenhar um papel importante no combate às formas ...
Memórias sobre as bandas marciais de Guarabira - PB na relação com o estudo da história local (1950/1980)
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa fazer o levantamento e utilizar as memórias de participantes de bandas marciais de Guarabira (1950/1980) para o estudo da história local. Entendo as bandas marciais como patrimônios imateriais que envolve as dimensões estética, formativa e educativa das escolas deste município. Logo, este texto focaliza as memórias dos integrantes da Banda Marcial Raimundo Soares como meio de potencializar as atividades histórico-educacionais as quais produz versõe...
Os jogos teatrais na formação de professores: o corpo do professor como sistema de interações
Esta dissertação possui como objeto de pesquisa a investigação de como os processos educacionais conhecidos como jogos teatrais, que são utilizados na formação artística de atores, têm potencialidade para a formação de professores das escolas básicas. Partimos do estudo das formas de comunicação do corpo do professor quando este desenvolve interações entre todos os sujeitos presentes em sala de aula, para então realizamos experimentos com os jogos teatrais nos cursos curriculares de Estágio s...
Robótica educacional na formação de professores e na prática pedagógica da rede estadual de ensino de Uiraúna-PB
Com o avanço tecnológico, e a partir da chegada da quarta revolução industrial e da era digital, vemos a robótica, tanto no cenário comercial e competitivo como no âmbito educacional, cada vez mais presente no cotidiano de toda a humanidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve objetivo propor a investigação de como ocorreu a inserção das tecnologias e consequentemente dos kits de Robótica nas escolas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Uiraúna/PB. Além disso, também teve como finalid...
Jogos teatrais no ensino de língua(gens): uma proposta metodológica para os anos finais do ensino fundamental
Frente à necessidade de pensar o ensino de língua(gens), em que o agir docente propicia possibilidades expressivas de seu uso no desenvolvimento de habilidades linguísticas como práticas sociais que são aperfeiçoadas na Educação Básica, tais como ler, produzir e analisar textos; esta pesquisa se volta para os jogos teatrais em sala de aula de Língua Portuguesa. Diante disso, busca 10 13 10 respostas para a seguinte questão problema: Quais os benefícios promovidos pela inserção dos jo...
O texto de tradição oral na aula de língua portuguesa: a cultura do benzimento no ensino de linguagens
O estudo buscou desenvolver uma metodologia de ensino de linguagens para a aula de Português do Ensino Fundamental, anos finais, com ênfase nas tradições orais e culturas populares de representação do sagrado, a partir de uma performance sociocultural e histórica das rezadeiras do Cariri Paraibano. Para tanto, partiu da seguinte questão problema: como investir numa metodologia de ensino de linguagens, com ênfase nas tradições orais, que possa promover o aprendizado da linguagem por alunos do ...
O saber que vem do barro: educação patrimonial a partir de memórias e histórias das loiceiras da Tapera - Chã da Pia e Assentamento Oziel Pereira - PB
A presente Dissertação trata de questões voltadas as temáticas Educação Patrimonial e História local, diante disso, ressaltamos o patrimônio cultural presente nas comunidades da Chã da Pia – Areia e Assentamento Oziel Pereira - Remígio – PB, enfatizando as loiceiras com suas experiências e vivências, bem como, considerando seus costumes, suas técnicas de manuseio do barro e tudo o que lhes foi transmitido por gerações. Enxergamos nestas comunidades um imenso potencial para a Educação Pa...
Travessias pela cultura africana e afro-brasileira em Amoras e O mundo no black power de Tayó: uma experiência de leitura literária com alunos do 5º ano do ensino fundamental I em Massaranduba-PB
Na primeira fase do ensino fundamental, a leitura literária configura-se como uma prática descontínua e pouco sistemática. As obras literárias, muitas vezes, são utilizadas como pretexto para o ensino de conteúdos metalinguísticos e/ou morais. Aliado a isso, notamos ainda a ausência de um trabalho com textos de autoria e/ou de temática afro-brasileira. Por isso, considerando-se a importância da escola na formação de leitores, sobretudo na terceira infância, e tendo consciência da relevâ...
Da “pedagogia do insulto para a pedagogia do respeito”: saberes para a formação docente na reflexão sobre o bullying homofóbico
Este estudo se originou no cotidiano da nossa profissão docente e tem o propósito de oferecer possibilidades de discussão teórico-pedagógica que fomentem ideias e ações de combate ao bullying homofóbico. A questão problema foi assim formulada: Que tipo de formação docente e quais estratégias metodológicas são necessárias para incentivar práticas de enfrentamento dessa temática no ambiente escolar? Desse modo, o objetivo geral foi problematizar o bullying homofóbico que seja possível articular...
Letramento digital: fomentando práticas colaborativas a partir do blog
As tecnologias digitais de informação e comunicação são uma realidade marcante na sociedade contemporânea e perpassam as práticas cotidianas de acesso a informações, pesquisa e produção de conhecimento nas mais variadas esferas da comunicação e campos do saber. Diante dessa realidade, compreende-se que a apropriação das TDIC é essencial para os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo habilidades para interagir em rede. Com base nessas constatações, esta pesquisa parte da seguinte qu...
Produção de textos na perspectiva dos multiletramentos: o uso de plataformas digitais nas séries iniciais do ensino fundamental
É fato que mudanças radicais têm acontecido nas diversas esferas da sociedade contemporânea: vida pública, comunitária e econômica, como destaca a Gramática do Design Visual (GNL, 2021). Nesse cenário, considerando a importância de a escola continuar, ou tornar-se, relevante nas ações educativas, é imprescindível (re)pensar o ensino da produção textual de maneira a contemplar os multiletramentos e os processos multissemióticos de significação. Seguindo esse direcionamento, esta pesquisa tem c...
Uma proposta de roteiro dialógico sobre a cultura digital utilizada no livro didático de língua portuguesa à luz da teoria do círculo de Bakhtin
Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a estrutura dos enunciados das propostas de ensino dos gêneros discursivos encontrada na seção Cultura digital, do livro didático de Língua Portuguesa do professor, tendo como objetivo geral elaborar uma proposta de roteiro dialógico segundo a teoria do Círculo de Bakhtin, para os docentes a partir da análise da estrutura dos enunciados das propostas de ensino dos gêneros discursivos, presentes na seção Cultura digital do livro Didático de Língua ...
Personagens transgressoras das animações infantis: gênero e protagonismo feminino nos espaços de formação pedagógica
A construção das visões sociais de gênero está entrelaçada à história, à cultura e às relações de sociabilidade. Argumenta Del Priore (2014) que os efeitos de sentidos que as permeiam decorrem da padronização de perfis ideais para meninos e meninas, homens e mulheres, criados pelo ideário da sociedade patriarcal e que requisitam uma educação que se oponha à discriminação e à desigualdade. Em face do exposto, esta pesquisa se debruça sobre esse contexto de modo a contribuir para os estudos do ...
Gênero carta pessoal: uma proposta metodológica para compreensão do texto como processo
O objetivo do presente estudo foi promover práticas situadas de escrita, a partir de uma sequência didática planejada para uma turma do 5° ano, visando à produção, revisão e reescrita do gênero Carta Pessoal. Essa ideia surgiu a partir de algumas observações realizadas no estágio do curso de Pedagogia em turmas dos anos iniciais ,no qual observou-se que a produção escrita não estava sendo desenvolvida enquanto processo, pois muitos docentes realizavam-na, no entanto não traziam nenhum feedbac...
Cartas de Reclamação no Ensino Médio
A produção de textos no Ensino Médio focaliza quase que exclusivamente o modelo de redação do Enem, fazendo com que outros gêneros textuais fiquem em segundo plano ou em plano nenhum, mesmo existindo documentos oficiais parametrizadores que discutem a necessidade de ampliar e diversificar os textos trabalhados em todas as outras etapas e modalidades da Educação Básica como, por exemplo, os PCN (1998) e a BNCC (2018). Neste sentido, esta pesquisa parte do pressuposto da necessidade do ens...
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- 228 Dissertação
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