Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5116
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nas veredas dos saberes literários: escritoras negras e a literatura infantojuvenil em prática antirracista na educação escolar
Autor: Souza, Patrícia da Silva 
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina
Resumo: As veredas literárias de autoria negra feminina no contexto infantojuvenil são uma arte que ressignifica, valoriza e reconhece a importância de uma educação antirracista vinculada à tríade interseccional de biografia, arte e história para o empoderamento negro nas infâncias. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar contribuições de escritoras negras da literatura infantojuvenil na prática educativa antirracista na Escola Municipal João XXIII, numa turma de 5º ano, em um ambiente rural, no município de Pocinhos-PB. Como aporte teórico nos ancoramos nos estudos de Duarte (2010), Gomes (2005, 2011, 2012, 2019), Munanga (2005, 2006, 2020); Ribeiro (2017, 2018) e Cosson (2009). A proposta metodológica é qualitativa, de natureza exploratória descritiva (pesquisa-ação), com análise das narrativas das autoras e literaturas. As obras literárias trabalhadas foram das escritoras Thaís Espirito Santo (2021); Neusa Baptista Pinto (2020), e Kiusam de Oliveira (2020), vinculadas às oficinas pedagógicas tematizadas, alicerçadas na perspectiva do letramento literário racial crítico e prática leitora, bem como na análise dos questionários, nas atividades interpretativas/compreensivas e no diário de campo. Para a pesquisa documental e bibliográfica utilizamos como fontes a Lei Federal 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006). Os resultados apontaram que a inclusão educacional dessa literatura colabora e contribui na emancipação do pensamento crítico e reflexivo acerca das relações étnico-raciais, no empoderamento nas concepções da negritude e identidade negra, com valorização, reconhecimento e ressignificação da historicidade sociocultural, política, educacional e identitária da ancestralidade negra africana e afro-brasileira, promovendo práticas antirracistas em sala de aula. A inserção de práticas escolares com base educacional antirracista e decolonial possibilita a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira. O e-book, com sequências pedagógicas ligadas às literaturas supramencionadas, com metodologia de letramento literário racial crítico e prática leitora, contribui na/para a educação antirracista, em que as mulheres negras, intelectuais e produtoras de conhecimento, educam e formam a partir das literaturas, possibilitando que, no trabalho didático-pedagógico, os alunos vivenciem a experiência de uma educação decolonial em que os saberes da cultura negra acionam campos de conhecimentos na sua formação.
Abstract: Literary paths by black female authors in the children's context are an art that re-signifies, values and recognizes the importance of an anti-racist education linked to the intersectional triad of biography, art and history for the black empowerment in childhood. Thus, this study aims to analyze the contributions of black women writers in children's literature in anti-racist educational practice at Escola Municipal João XXIII, in a 5th year class, in a rural environment, in the city of Pocinhos-PB. As a theoretical contribution we anchor ourselves in studies by Duarte (2010), Gomes (2005,2011,2012,2019), Munanga (2005,2006, 2020); Ribeiro (2017,2018) and Cosson (2009). The methodological proposal is qualitative, of an exploratory and descriptive nature (action research), with analysis of the authors' narratives and literature. The literary works analysed were of the writers Thaís Espirito Santo (2021); Neusa Baptista Pinto (2020), and Kiusam de Oliveira (2020), linked to pedagogical workshops themed based on the perspective of critical racial literary literacy and reading practice, as well as analysis of questionnaires, interpretative/comprehensive activities and field diary. For documentary and bibliographical research, we used as sources Federal Law 10,639/2003, the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004) and Guidelines and Actions for the Education of Ethnic-Racial Relations (2006). The results showed that the educational inclusion of this literature collaborates and contributes to the emancipation of critical and reflective thinking about ethnic-racial relations, in the empowerment in the conceptions of blackness and black identity, with appreciation, recognition and resignification of the sociocultural, political, educational and identity historicity of black African and Afro-Brazilian ancestry, promoting anti-racist practices in the classroom. The insertion of school practices with an anti-racist and decolonial educational base makes it possible to value African and Afro-Brazilian history and culture. The e-book, with pedagogical sequences linked to the aforementioned literatures with critical racial literary literacy methodology and reading practice, contributes to/for anti-racist education, in which black women, intellectuals and producers of knowledge, educate and form from its literary constructions enabling that, in the didactic-pedagogical work, the students could experience a decolonial education in which the knowledge of black culture activates fields of knowledge in their training.
Palavras-chave: Escritoras negras
Literatura infantojuvenil afro-brasileira
Educação antirracista
Decolonialidade
Letramento literário
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SOUZA, P. S. Nas veredas dos saberes literários: escritoras negras e a literatura infantojuvenil em prática antirracista na educação escolar. 2024. 338 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5116
Data de defesa: 10-Set-2024
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA SILVA TERMO ASSINADO.pdfTermo de depósito253.25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Dissertação Patrícia da Silva Souza.pdfPDF - Patrícia da Silva Souza7.79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.