Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5275
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conexão Mundo: a internacionalização da formação docente e seu impacto na inovação da práxis pedagógica
Autor: Silva, Valdeir Pereira 
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Primeiro membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Segundo membro da banca: Nascimento, Juscelino Francisco do
Terceiro membro da banca: Sá, Rubens Lacerda de
Resumo: Esta pesquisa investiga a relação entre a formação docente e a internacionalização educacional, focando no impacto do Projeto Conexão Mundo, que promove a imersão de professores e estudantes da rede estadual da Paraíba em experiências formativas internacionais. O objetivo é analisar como essas vivências influenciam a práxis docente, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. O referencial teórico apoia-se em Freire (1996), que destaca a necessidade de práticas críticas e reflexivas; Silva, Almeida e Gatti (2016), sobre formação continuada e colaboração docente; e Bourdieu (1972, 2018), que aborda competências interculturais e habitus. A pesquisa-ação foi adotada como abordagem central, com aplicação de questionários, entrevistas e análise documental via Bardin (2016). O podcast Conexões Educacionais integra o percurso metodológico, alinhando-se à inovação e disseminação de práticas formativas. A investigação parte de três hipóteses: (1) a experiência internacional impacta a práxis docente, especialmente no contexto metodológico; (2) esses impactos promovem autoavaliação e engajamento profissional; e (3) o podcast é uma ferramenta valiosa para disseminar práticas inovadoras e fomentar a reflexão docente. Os resultados demonstram que a imersão internacional desenvolve competências interculturais e metodológicas, estimula práticas pedagógicas colaborativas e fortalece a formação continuada. O Conexões Educacionais se revela uma solução prática para ampliar o capital cultural e fomentar uma cultura de aprendizado colaborativo. Conclui-se que a internacionalização é um vetor para a inovação pedagógica, mas requer apoio de políticas públicas e um sistema educacional que valorize o professor como agente de mudança.
Abstract: This study investigates the relationship between teacher education and educational internationalization, focusing on the impact of the Conexão Mundo Project, which fosters the immersion of teachers and students from the state education system of Paraíba in international formative experiences. The objective is to analyze how these experiences influence teaching praxis, encouraging innovative and interdisciplinary pedagogical practices. The theoretical framework is based on Freire (1996), who emphasizes the need for critical and reflective practices; Silva, Almeida, and Gatti (2016), who discuss continuous professional development and teacher collaboration; and Bourdieu (1972, 2018), who addresses intercultural competencies and habitus. Action research was adopted as the central approach, incorporating questionnaires, interviews, and document analysis based on Bardin’s (2016) content analysis methodology. The Conexões Educacionais podcast is integrated into the methodological framework, aligning with the objectives of innovation and the dissemination of formative practices. The investigation is guided by three hypotheses: (1) international formative experiences significantly impact teaching praxis, particularly in methodological aspects; (2) these impacts foster self assessment and professional engagement, driving the pursuit of continuous improvement; and (3) the podcast serves as a valuable tool for disseminating innovative practices and promoting critical reflection among educators. The findings indicate that international immersion contributes to the development of intercultural and methodological competencies, fostering more collaborative and student-centered pedagogical practices. Additionally, teachers report greater engagement in continuous professional development and knowledge exchange with peers. Furthermore, Conexões Educacionais emerges as a practical and effective solution for teacher education, enhancing cultural capital and promoting a collaborative learning culture. Ultimately, the study concludes that internationalization is a key driver of pedagogical innovation. However, to ensure lasting impact, it requires support from public policies and an educational system that values teachers as agents of change
Palavras-chave: inovação pedagógica
Formação docente
internacionalização
Prática docente
Área(s) do CNPq: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SILVA, V. P. Conexão Mundo: a internacionalização da formação docente e seu impacto na inovação da práxis pedagógica. 2024. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina gRANDE, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5275
Data de defesa: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_Valdeir_assinado (1).pdfTermo de Depósito da Dissertação84.67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
[Dissertaçao] Valdeir Pereira Silva_com ficha_organized.pdfDocumento Principal Corrigido7.29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.