Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5275
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Conexão Mundo: a internacionalização da formação docente e seu impacto na inovação da práxis pedagógica |
Autor: | Silva, Valdeir Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Castro, Paula Almeida de |
Primeiro membro da banca: | Castro, Paula Almeida de |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Juscelino Francisco do |
Terceiro membro da banca: | Sá, Rubens Lacerda de |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a relação entre a formação docente e a internacionalização educacional, focando no impacto do Projeto Conexão Mundo, que promove a imersão de professores e estudantes da rede estadual da Paraíba em experiências formativas internacionais. O objetivo é analisar como essas vivências influenciam a práxis docente, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. O referencial teórico apoia-se em Freire (1996), que destaca a necessidade de práticas críticas e reflexivas; Silva, Almeida e Gatti (2016), sobre formação continuada e colaboração docente; e Bourdieu (1972, 2018), que aborda competências interculturais e habitus. A pesquisa-ação foi adotada como abordagem central, com aplicação de questionários, entrevistas e análise documental via Bardin (2016). O podcast Conexões Educacionais integra o percurso metodológico, alinhando-se à inovação e disseminação de práticas formativas. A investigação parte de três hipóteses: (1) a experiência internacional impacta a práxis docente, especialmente no contexto metodológico; (2) esses impactos promovem autoavaliação e engajamento profissional; e (3) o podcast é uma ferramenta valiosa para disseminar práticas inovadoras e fomentar a reflexão docente. Os resultados demonstram que a imersão internacional desenvolve competências interculturais e metodológicas, estimula práticas pedagógicas colaborativas e fortalece a formação continuada. O Conexões Educacionais se revela uma solução prática para ampliar o capital cultural e fomentar uma cultura de aprendizado colaborativo. Conclui-se que a internacionalização é um vetor para a inovação pedagógica, mas requer apoio de políticas públicas e um sistema educacional que valorize o professor como agente de mudança. |
Abstract: | This study investigates the relationship between teacher education and educational internationalization, focusing on the impact of the Conexão Mundo Project, which fosters the immersion of teachers and students from the state education system of Paraíba in international formative experiences. The objective is to analyze how these experiences influence teaching praxis, encouraging innovative and interdisciplinary pedagogical practices. The theoretical framework is based on Freire (1996), who emphasizes the need for critical and reflective practices; Silva, Almeida, and Gatti (2016), who discuss continuous professional development and teacher collaboration; and Bourdieu (1972, 2018), who addresses intercultural competencies and habitus. Action research was adopted as the central approach, incorporating questionnaires, interviews, and document analysis based on Bardin’s (2016) content analysis methodology. The Conexões Educacionais podcast is integrated into the methodological framework, aligning with the objectives of innovation and the dissemination of formative practices. The investigation is guided by three hypotheses: (1) international formative experiences significantly impact teaching praxis, particularly in methodological aspects; (2) these impacts foster self assessment and professional engagement, driving the pursuit of continuous improvement; and (3) the podcast serves as a valuable tool for disseminating innovative practices and promoting critical reflection among educators. The findings indicate that international immersion contributes to the development of intercultural and methodological competencies, fostering more collaborative and student-centered pedagogical practices. Additionally, teachers report greater engagement in continuous professional development and knowledge exchange with peers. Furthermore, Conexões Educacionais emerges as a practical and effective solution for teacher education, enhancing cultural capital and promoting a collaborative learning culture. Ultimately, the study concludes that internationalization is a key driver of pedagogical innovation. However, to ensure lasting impact, it requires support from public policies and an educational system that values teachers as agents of change |
Palavras-chave: | inovação pedagógica Formação docente internacionalização Prática docente |
Área(s) do CNPq: | PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | SILVA, V. P. Conexão Mundo: a internacionalização da formação docente e seu impacto na inovação da práxis pedagógica. 2024. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina gRANDE, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5275 |
Data de defesa: | 17-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_Valdeir_assinado (1).pdf | Termo de Depósito da Dissertação | 84.67 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
[Dissertaçao] Valdeir Pereira Silva_com ficha_organized.pdf | Documento Principal Corrigido | 7.29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.