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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5018| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | O saber que vem do barro: educação patrimonial a partir de memórias e histórias das loiceiras da Tapera - Chã da Pia e Assentamento Oziel Pereira - PB |
| Autor: | Souto, Gizelda da Costa |
| Primeiro orientador: | Bueno, João Batista Gonçalves |
| Primeiro membro da banca: | Araújo, Patrícia Cristina de Aragão |
| Segundo membro da banca: | Pinto Júnior, Arnaldo |
| Resumo: | A presente Dissertação trata de questões voltadas as temáticas Educação Patrimonial e História local, diante disso, ressaltamos o patrimônio cultural presente nas comunidades da Chã da Pia – Areia e Assentamento Oziel Pereira - Remígio – PB, enfatizando as loiceiras com suas experiências e vivências, bem como, considerando seus costumes, suas técnicas de manuseio do barro e tudo o que lhes foi transmitido por gerações. Enxergamos nestas comunidades um imenso potencial para a Educação Patrimonial, assim, identificamos que a história local poderia ser melhor trabalhada nas escolas da região, se houvesse a implementação e ampliação de práticas pedagógicas voltadas a Educação Patrimonial. Tendo em vista que nosso objeto de estudo corresponde ao levantamento de histórias e memórias das loiceiras e seu uso para o ensino de história local, indagamos, como provocar reflexões sobre a cultura local e proporcionar as comunidades percepção e valorização acerca da sua identidade cultural? Acreditamos que uma maneira de viabilizar esta proposta, seja partindo do seguinte objetivo geral: compartilhar experiências sobre o patrimônio cultural das loiceiras do Assentamento Oziel Pereira e Chã da Pia - PB, buscando reconhecer e valorizar sua história e memória. Encontramos fundamentação em Horta, Grunberg e Monteiro (1999), IPHAN (2012), Freire (1982), Benjamim (2012), Thompson (1998), LDB (1996) e BNCC (2018), entre outros aportes teóricos. Para isso, conversarmos com loiceiras das comunidades envolvidas, entrevistamos e mobilizamos educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidadã Integral Paulo Freire, por fim, realizamos oficinas pedagógicas na Tapera Artesanato, que ocorreram em três momentos, estas partiram desde a apresentação de histórias e memórias das loiceiras, vivências de uso do barro, até a elaboração de uma sequência didática, abordando a cultura local, com vistas a ser incorporada e efetivada nas escolas da região posteriormente. Além disso, as oficinas foram registradas por fotos e vídeos para dar origem ao produto final, que é um blog. Diante disto, ressaltamos que aproximar os educandos das memórias e histórias locais, para que reconheçam seu valor, é indispensável. |
| Abstract: | This Dissertation deals with issues focused on the themes of Heritage Education and Local History, in view of this, we highlight the cultural heritage present in the communities of Chã da Pia – Areia and Assentamento Oziel Pereira - Remígio – PB, emphasizing the loiceiras with their experiences, as well such as, considering their customs, their techniques for handling clay and everything that has been passed down to them for generations. We see an immense potential for Heritage Education in these communities, however, we identified that local history could be better worked on in schools in the region, if there were the implementation and expansion of pedagogical practices focused on Heritage Education. Bearing in mind that our object of study corresponds to the survey of stories and memories of the loiceiras and their use for teaching local history, we ask, how can we provoke reflections on local culture and provide communities with perception and appreciation of their cultural identity? We believe that one way to make this proposal viable is based on the following general objective: sharing experiences about the cultural heritage of the loiceiras of the Oziel Pereira and Chã da Pia Settlement - PB, seeking to recognize and value their history and memory. We found support in Horta, Grunberg and Monteiro (1999), IPHAN (2012), Freire (1982), Benjamim (2012), Thompson (1998), LDB (1996) and BNCC (2018), among other theoretical contributions. To do this, we spoke with loiceiras from the communities involved, we interviewed and mobilized educators from the Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidadã Integral Paulo Freire, finally, we held pedagogical workshops at Tapera Artesanato, which took place in three moments, starting from the presentation of stories and memories from loiceiras, experiences using clay, to the elaboration of a didactic sequence, addressing local culture, with a view to being incorporated and implemented in schools in the region later. Furthermore, the workshops were recorded through photos and videos to give rise to the final product, which is a blog. In view of this, we emphasize that bringing students closer to local memories and histories, so that they recognize their value, is essential. |
| Palavras-chave: | Educação patrimonial História local Ensino de história |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
| Sigla da instituição: | UEPB |
| Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
| Citação: | SOUTO, G. C. O saber que vem do barro: educação patrimonial a partir de memórias e histórias das loiceiras da Tapera - Chã da Pia e Assentamento Oziel Pereira - PB. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5018 |
| Data de defesa: | 12-Jun-2024 |
| Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
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| DS_GizeldaSouto.pdf | PDF - Gizelda da Costa Souto | 2.78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
| TDE_ GizeldaSouto.pdf | Termo de depósito | 133.8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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