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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5317
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em salas inclusivas no Cariri Cearense |
Autor: | Coelho, Lidiane Cristina ![]() |
Primeiro orientador: | Nascimento, Juscelino Francisco do |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Sueli de Fátima |
Segundo membro da banca: | Aragao, Patricia Cristina de |
Resumo: | No decorrer dos últimos tempos, a comunidade surda vem se mobilizando em todo o território nacional na luta pela defesa de uma educação equitativa de qualidade para as crianças surdas. Nesse prisma, a Educação Inclusiva vem passando por mudanças e transformações no que se refere à permanência do aluno surdo na escola. Pensando nesse aluno surdo que se faz presente em um ambiente escolar de ouvintes, objetivamos, nessa pesquisa, analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais em salas inclusivas na rede pública de ensino localizadas em Juazeiro do Norte – CE. Diante desse contexto, nos deparamos com uma lacuna existente em relação a materiais reducionistas, conteúdos educacionais desenvolvidos, capacitação de professores e métodos pedagógicos visuais para o surdo. Para nos fundamentar nesta pesquisa, nos respaldamos em autores como Campelo (2007), Skliar (1999), Lacerda (2011), Perlim e Strobel (2008), dentre outros. Quanto à metodologia, seguimos uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa exploratória com base em autores como Gil (2002) e Mazucato (2018), a partir de instrumentos específicos de análise descritiva como uma entrevista aplicada junto aos participantes. Para a geração de dados, faremos uma entrevista aberta com quatro professores que trabalham na rede pública de ensino no atendimento aos alunos surdos. Nesse sentido, a análise nos fará refletir sobre a educação do surdo em escolas públicas em turmas inclusivas, na preparação de materiais didáticos, além de contribuir para a formação continuada de professores, pedagogos e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como resultado desta pesquisa, será desenvolvido um e-book em Libras, voltado para os professores ouvintes, com o propósito de preconizar a comunicação professor-aluno em sala de aula. |
Abstract: | In recent times, the deaf community has been mobilizing across the country in the fight to defend an equitable quality education for deaf children. In this perspective, Inclusive Education has been undergoing changes and transformations regarding the permanence of deaf students at school. Thinking about this deaf student who is present in a hearing school environment, we aimed, in this research, to analyze the teaching- learning process of deaf students in Elementary School Final Years in inclusive classrooms in the public education network located in Juazeiro do Norte – CE. Given this context, we are faced with a gap in relation to reductionist materials, developed educational content, teacher training and visual pedagogical methods for the deaf. To base ourselves on this research, we rely on authors such as Campelo (2007), Skliar (1999), Lacerda (2011), Perlim and Strobel (2008), among others. As for the methodology, we followed a qualitative approach, in an exploratory research based on authors such as Gil (2002) and Mazucato (2018), using specific descriptive analysis instruments such as an interview applied to the participants. To generate data, we will carry out an open interview with four teachers who work in the public education system serving deaf students. In this sense, the analysis will make us reflect on the education of deaf people in public schools in inclusive classes, in the preparation of teaching materials, in addition to contributing to the continued training of teachers, pedagogues and Specialized Educational Service (AEE) professionals. As a result of this research, an e-book in Libras will be developed, aimed at hearing teachers, with the purpose of promoting teacher-student communication in the classroom. |
Palavras-chave: | Escola Inclusiva; Materiais Reducionistas; Surdos. |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | COELHO, L. C. Processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em salas inclusivas no Cariri Cearense. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5317 |
Data de defesa: | 26-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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