Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5027
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os jogos teatrais na formação de professores: o corpo do professor como sistema de interações
Título(s) alternativo(s): Theater games in teacher training the teacher's body as a system of interactions
Autor: Silva, Luana Beatriz de Lima e 
Primeiro orientador: Bueno, João Batista Gonçalves
Primeiro membro da banca: Silva, Marcelo Medeiros da
Segundo membro da banca: Silva, Everson Melquíades Araújo
Resumo: Esta dissertação possui como objeto de pesquisa a investigação de como os processos educacionais conhecidos como jogos teatrais, que são utilizados na formação artística de atores, têm potencialidade para a formação de professores das escolas básicas. Partimos do estudo das formas de comunicação do corpo do professor quando este desenvolve interações entre todos os sujeitos presentes em sala de aula, para então realizamos experimentos com os jogos teatrais nos cursos curriculares de Estágio supervisionado de Licenciatura em História, UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, Campus III, Guarabira – Paraíba, nos anos de 2022 e 2023. O propósito deste trabalho foi analisar os processos de desenvolvimento do controle dos gestos e expressões corporais do professor em formação, a partir do uso dos jogos teatrais, com o objetivo de desenvolver no estudante de licenciatura características que são exigidas no saber-fazer-se docente. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, com base na observação dos corpos dos futuros docentes, na interação com os jogos, na formação inicial do professor, que é a graduação. Selecionamos os jogos teatrais da Viola Spolin (2004), Ingrid Koudela (1992) e Augusto Boal (1991) para a proposição das experiências, principalmente pela possibilidade formativa, inventiva e de impacto social que cada autor(a) representa. Partimos do conceito de experiência do Walter Benjamin (1985), para discorrer sobre a falta de experiências com o uso do corpo na formação docente e as concepções de narrador, por meio das quais inserimos a polifonia do texto com os relatos dos envolvidos na pesquisa. A relevância do nosso trabalho consiste em contribuir com as discussões do campo de formação de professores para o desenvolvimento de expressões de comunicação que são articuladas pelo o corpo do professor quando ministra suas aulas. Nesse contexto, evidenciamos a importância da aproximação existente entre o teatro do oprimido de Augusto Boal e os princípios de Paulo Freire no que se refere a uma educação como prática de liberdade. Quanto à compreensão do corpo do professor em formação como uma profissão de interações, apoiamos a pesquisa no trabalho de Maurice Tardif (2014) e Claude Lessard (2014). Ao final, apresentamos como produto educacional de nossa pesquisa o Guia: Jogos teatrais na formação docente, O corpo do professor como sistema de interações, em que recriamos os jogos teatrais dos autores mencionados para atender às especificidades da formação desse profissional. É um material didático, que explicita nossas concepções teóricas, linguagem e jogos recriados aos objetivos da formação do professor, para todas as áreas de conhecimentos.
Abstract: This dissertation has as its research object the investigation of how educational processes known as theatrical games, which are used in the artistic training of actors, have the potential for the training of teachers in basic schools. We start from the study of the forms of communication of the teacher's body when he develops interactions between all the subjects present in the classroom, then we carry out experiments with theatrical games in the curricular courses of Supervised Internship of Degree in History, UEPB – State University of Paraíba, Humanities Center, Campus III, Guarabira – Paraíba, in the years 2022 and 2023. The purpose of this work was to analyze the processes of developing the control of gestures and body expressions of the teacher in training, based on the use of theatrical games, to develop in undergraduate students characteristics that are required in teaching know-how. The research method used was action research, based on observation of the bodies of future teachers, interaction with games, and initial teacher training, which is graduation. We selected the theatrical games by Viola Spolin (2004), Ingrid Koudela (1992), and Augusto Boal (1991) to propose experiences, mainly due to the formative, inventive, and social impact possibilities that each author represents. We start from Walter Benjamin's concept of experience (1985), to discuss the lack of experiences with the use of the body in teacher training and the concepts of narrator, through which we insert the polyphony of the text with the reports of those involved in the research. The relevance of our work consists in contributing to discussions in the field of teacher training for the development of communication expressions that are articulated by the teacher's body when teaching classes. In this context, we highlight the importance of the rapprochement between Augusto Boal's theater of the oppressed and Paulo Freire's principles regarding education as a practice of freedom. Regarding understanding the body of the teacher in training as a profession of interactions, we support the research in the work of Maurice Tardif (2014) and Claude Lessard (2014). In the end, we present as an educational product of our research the Guide: Theatrical Games in Teacher Training, The teacher's body as a system of interactions, in which we recreate the theatrical games of the mentioned authors to meet the specificities of this professional's training. It is teaching material, that explains our theoretical concepts, language, and games recreated for the objectives of teacher training, for all areas of knowledge.
Palavras-chave: Jogos teatrais
Formação docente
Professor
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SILVA, L. B. L. Os jogos teatrais na formação de professores: o corpo do professor como sistema de interações. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5027
Data de defesa: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BDTD - LUANA BEATRIZ.pdfTermo de depósito646.15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Luana Beatriz de Lima e Silva.pdfPDF - Luana Beatriz de Lima e Silva 2.07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.