Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5118
Tipo do documento: Dissertação
Título: Traçados interculturais e decoloniais em práticas educativas sobre os povos indígenas na residência pedagógica em história
Autor: Gomes, Ewerton Rafael Raimundo 
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina
Resumo: O Programa de Residência Pedagógica contribui fortemente para a formação inicial de professores nas universidades brasileiras, tornando-se essencial para a formação da prática docente. Desta forma, a Residência Pedagógica pode também colaborar com a formação em torno da temática indígena. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo buscar compreender como estudantes de História do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto História, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, elaboram, a partir de suas experiências formativas, percepções em torno da sociodiversidade indígena e das práticas culturais destes grupos étnicos. A pesquisa está inserida no campo da Educação, mais precisamente no Ensino de História, se fazendo pertinente um diálogo teórico com autores como Rüsen (2001). Em relação à formação de professores, realizamos nossos estudos a partir de Barreto (2015), Libânio (2015) e Saviani (2009). No que compete às diversidades indígenas, bem como conceitos de decolonialidade e interculturalidade, partimos dos estudos de Fleury (2015), Pereira e Paim (2018), Ribeiro (1970) e Sacavino (2016). Em relação ao Programa de Residência Pedagógica, utilizamos os autores Almeida (2020) e Couto (2022). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental, usando como veredas metodológicas a observação participante e a pesquisa-ação. Como lócus desta pesquisa, trabalhamos o Programa de Residência Pedagógica da UEPB, a partir das falas dos residentes do curso de História, de Campina Grande, durante os anos de 2022 a 2024. Como produto educacional, optamos pela construção de um portfólio digital a partir das oficinas pedagógicas com os residentes. Este tenciona apresentar sugestões educativas para promover o debate da cultura indígena na escola a partir de um viés decolonial e intercultural, como é proposto para a Residência Pedagógica na vivência da prática escolar. Portanto, o Programa de Residência Pedagógica emerge como política educacional para professores, que pode se tornar palco para debater e destacar os povos indígenas e suas sociodiversidades na formação docente.
Abstract: The Pedagogical Residency Program strongly contributes to the initial training of teachers in Brazilian universities, becoming essential for the formation of teaching practice. In this way, the Pedagogical Residency can also collaborate with training about indigenous themes. In this sense, this research aims to understand how History students from the Pedagogical Residency Program, History subproject, at the Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, develop perceptions about indigenous sociodiversity and the cultural practices of these ethnic groups, based on their formative experiences. The research is inserted in the field of Education, more precisely in History Teaching, making a theoretical dialogue with authors such as Rüsen (2001) pertinent. Regarding teacher training, we based our studies in Barreto (2015), Libânio (2015) and Saviani (2009). Regarding indigenous diversities, as well as concepts of decoloniality and interculturality, we start from studies by Fleury (2015), Pereira and Paim (2018), Ribeiro (1970) and Sacavino (2016). In relation to the Pedagogical Residency Program, we used the authors Almeida (2020) and Couto (2022). This is a documentary bibliographic research, using participant observation and action research as methodological paths. As the locus of this research, we worked on the UEPB Pedagogical Residency Program, based on the speeches of residents of the History course, in Campina Grande, during the years 2022 to 2024. As an educational product, we chose to build a digital portfolio based on the pedagogical workshops with the residents. This porfoliio intends to present educational suggestions to promote the debate on indigenous culture at school from a decolonial and intercultural perspective, as it is proposed for the Pedagogical Residency in the experience of school practice. Therefore, the Pedagogical Residency Program emerges as an educational policy for teachers that can become a stage for debating and highlighting indigenous peoples and their sociodiversities in teacher training.
Palavras-chave: Formação de professores
Povos indígenas
Residência pedagógica
Sociodiversidades
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: GOMES, E. R. R. Traçados interculturais e decoloniais em práticas educativas sobre os povos indígenas na residência pedagógica em história. 2024. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5118
Data de defesa: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Rafael Raimundo Gomes.pdfPDF - Ewerton Rafael Raimundo Gomes5.73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
EWERTON TERMO CONCLUINDO.pdfTermo de depósito412.23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.