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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5160
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino da língua portuguesa para surdos: o SignWriting como sistema de escrita na aprendizagem de uma segunda língua |
Autor: | Alves, Kledson de Albuquerque |
Primeiro orientador: | Nascimento, Juscelino Francisco do |
Resumo: | As Línguas de Sinais (LS) formam o modo de expressão linguística das pessoas surdas. Para registrar os sinais que compõem essas línguas, foi criado um sistema próprio de escrita, internacionalmente conhecido como SignWriting (SW). Este sistema permite o registro dos parâmetros das LS: configurações de mão, locações, movimentos, orientações de mão e expressões faciais. Pensando no aprendizado da Língua Portuguesa dos alunos surdos por meio do SW, nossa pesquisa vem investigar a aplicação desse sistema de escrita da Libras para alunos da Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima – EDAC, em Campina Grande – PB, para alunos do 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental. Para fundamentar teoricamente este trabalho, respaldei-me em alguns autores como Vygotsky (1993), Quadros (2000), Dallan e Mascia (2012) entre outros. Quanto à metodologia, será realizada uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, exploratória, com base em Gil (2002) e Darlan (2009). Considerando, nessa perspectiva, que alunos surdos não tenham o domínio do SW como prática pedagógica para o aprendizado de uma segunda língua (L2), nos questionamos: como o SW pode auxiliar o aluno surdo no aprendizado da Língua Portuguesa? Essa análise nos auxiliará a sistematizar conhecimentos linguísticos e metodológicos de uma experiência de ensino do SW, voltada para melhoria do desempenho de alunos surdos em escrita na L2. O interesse investigativo é firmado em conceitos como aquisição da Libras gestual e escrita, bilinguismo, escrita de língua de sinais e interlíngua – como escrita em L2. A partir desta pesquisa, produziremos vídeo aulas com orientações didático-pedagógicas para os professores que lecionem em Escola Bilíngue para surdos, com intuito de contribuir para a mediação da aprendizagem referente ao SignWriting. |
Abstract: | Sign Languages (SL) form the way of linguistic expression for deaf people. To record the signs that make up these languages, a specific writing system was created, internationally known as SignWriting (SW). This system allows the recording of LS parameters: hand configurations, locations, movements, hand orientations and facial expressions. Thinking about learning the Portuguese language for deaf students through SW, our research investigates the application of this Libras writing system for students at the Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima – EDAC, in Campina Grande – PB, for 4th year students and 5th year of Elementary School. To theoretically substantiate this work, I relied on some authors such as Vygotsky (1993), Quadros (2000), Dallan and Mascia (2012) among others. As for the methodology, research will be carried out with a qualitative, exploratory approach, based on Gil (2002) and Darlan (2009). Considering, from this perspective, that deaf students do not have mastery of SW as a pedagogical practice for learning a second language (L2), we ask ourselves: how can SW help deaf students in learning Portuguese? This analysis will help us to systematize linguistic and methodological knowledge from a SW teaching experience, aimed at improving the performance of deaf students in writing in the L2. The investigative interest is based on conceptssuch as acquisition ofsign and writtenLibras, bilingualism, sign language writing and interlanguage – such as writing in L2. Based on this research, we will produce video classes with didactic-pedagogical guidelines for teachers who teach in a Bilingual School for the deaf, with the aim of contributing to the mediation of learning regarding SignWriting. |
Palavras-chave: | Língua de Sinais SignWriting Prática de ensino Educação inclusiva |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | ALVES, K. A. Ensino da língua portuguesa para surdos: o SignWriting como sistema de escrita na aprendizagem de uma segunda língua. 2024. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5160 |
Data de defesa: | 8-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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