Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5162
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ancestralidade e o saber pedagógico: as vozes do sagrado afro-brasileiro na escola |
Título(s) alternativo(s): | Ancestralidade e o saber pedagógico: as vozes do sagrado afro-brasileiro na escola Ancestry and Pedagogical Knowledge: The Voices of the Sacred Afro-Brazilian in School Ascendencia y saber pedagógico: las voces del sagrado afrobrasileño en la escuela |
Autor: | Oliveira, Augusto Sérgio Bezerra de ![]() |
Primeiro orientador: | Nascimento, Robéria Nádia Araújo |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Robéria Nádia Araújo |
Segundo membro da banca: | Aragão, Patrícia Cristina de |
Terceiro membro da banca: | Souza, Antônio Clarindo Barbosa de |
Resumo: | O currículo escolar brasileiro vem passando constantemente por uma série de modificações que ampliam o debate sobre as diretrizes que tratam das relações étnico-raciais. A presente pesquisa, de cunho etnográfico, considera a análise do Plano Estadual de Ensino – PEE - do Estado da Paraíba, do Plano Municipal de Ensino – PME - da cidade de Guarabira-PB e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no contexto das relações étnico-raciais, estabelecendo como recorte a matriz da religiosidade afro-brasileira. O nosso objetivo é assinalar a valorização dos conhecimentos da religiosidade de matriz africana no espaço escolar para fins de ressignificação do currículo. Nessa perspectiva, busca-se um diálogo entre os saberes ancestrais ensinados no Ilê Asé Tassilonã e as formas como estes saberes podem ser replicados na Educação Infantil, exemplificados pelas propostas aplicadas na Creche do Cruzeiro. Para tanto, uma das estratégias metodológicas adotadas é o cruzamento de entrevistas e registros em diário de campo para analisar a forma como os conhecimentos transitam e convergem, ou até que ponto estão ausentes do cotidiano pedagógico. Em suma, o viés qualitativo da pesquisa pretende focalizar os desafios da educação étnico-racial no Brasil que impedem uma educação emancipatória e aberta às diferenças, revelando o racismo oculto no currículo da escola. Nessa direção, o estudo articula como produto educacional um livro didático que possibilita orientações teóricas e práticas para a valorização dos saberes afro-brasileiros, no propósito de convergência de saberes que possam mitigar o preconceito e racismo estruturais no ambiente educacional. Além de ser um recurso didático-pedagógico, o livro também pode ser um importante instrumento de formação continuada para professores que buscam inserir os saberes afro-brasileiros em sua prática. A educação decolonial precisa estar presente na formação de professores como uma ação contínua, buscando valorizar saberes que promovem não apenas aprendizagens, mas também fortalecem as nossas raízes culturais e ancestrais. |
Abstract: | The Brazilian school curriculum has been constantly undergoing a series of changes that broaden the debate on guidelines that address ethnic-racial relations. This ethnographic research considers the analysis of the State Education Plan (PEE) of the State of Paraíba, the Municipal Education Plan (PME) of the city of Guarabira-PB and the National Common Curricular Base (BNCC), in the context of ethnic-racial relations, establishing the matrix of Afro-Brazilian religiosity as a focus. Our objective is to highlight the valorization of knowledge of African-based religiosity in the school environment for the purpose of redefining the curriculum. From this perspective, we seek a dialogue between the ancestral knowledge taught at Ilê Asé Tassilonã and the ways in which this knowledge can be replicated in Early Childhood Education, exemplified by the proposals applied at Creche do Cruzeiro. To this end, one of the methodological strategies adopted is the intersection of interviews and field diary records to analyze how knowledge flows and converges, or to what extent it is absent from daily pedagogical practice. In short, the qualitative bias of the research aims to focus on the challenges of ethnic-racial education in Brazil that impede an emancipatory education that is open to differences, revealing the hidden racism in the school curriculum. In this sense, the study articulates as an educational product a textbook that provides theoretical and practical guidance for the valorization of Afro-Brazilian knowledge, with the purpose of converging knowledge that can mitigate structural prejudice and racism in the educational environment. In addition to being a didactic-pedagogical resource, the book can also be an important instrument for continuing education for teachers who seek to include Afro-Brazilian knowledge in their practice. Decolonial education needs to be present in teacher training as an ongoing action, seeking to valorize knowledge that promotes not only learning, but also strengthens our cultural and ancestral roots. |
Palavras-chave: | Educação decolonial Currículo escolar Formação de professores Religiosidade Afro-brasileira Ancestralidade |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::CURRICULO EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Oliveira, A. S. B de. Ancestralidade e o saber pedagógico: as vozes do sagrado afro-brasileiro na escola. 2024. 360 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5162 |
Data de defesa: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_educacional_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf | Produto Educacional - Vozes do Sagrado Afro-brasileiro na Escola | 29.47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_assinado.pdf | Termo de Depósito | 264 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
dissertacao_ancestralidade_e_o_saber_pedagogico-as_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf | Dissertação - Ancestralidade e o Saber Pedagógico: As Vozes do Sagrado Afro-brasileiro na Escola | 8.53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.