Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP : [216] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Travessias pela cultura africana e afro-brasileira em Amoras e O mundo no black power de Tayó: uma experiência de leitura literária com alunos do 5º ano do ensino fundamental I em Massaranduba-PB
Na primeira fase do ensino fundamental, a leitura literária configura-se como uma prática descontínua e pouco sistemática. As obras literárias, muitas vezes, são utilizadas como pretexto para o ensino de conteúdos metalinguísticos e/ou morais. Aliado a isso, notamos ainda a ausência de um trabalho com textos de autoria e/ou de temática afro-brasileira. Por isso, considerando-se a importância da escola na formação de leitores, sobretudo na terceira infância, e tendo consciência da relevâ...
Da “pedagogia do insulto para a pedagogia do respeito”: saberes para a formação docente na reflexão sobre o bullying homofóbico
Este estudo se originou no cotidiano da nossa profissão docente e tem o propósito de oferecer possibilidades de discussão teórico-pedagógica que fomentem ideias e ações de combate ao bullying homofóbico. A questão problema foi assim formulada: Que tipo de formação docente e quais estratégias metodológicas são necessárias para incentivar práticas de enfrentamento dessa temática no ambiente escolar? Desse modo, o objetivo geral foi problematizar o bullying homofóbico que seja possível articular...
Letramento digital: fomentando práticas colaborativas a partir do blog
As tecnologias digitais de informação e comunicação são uma realidade marcante na sociedade contemporânea e perpassam as práticas cotidianas de acesso a informações, pesquisa e produção de conhecimento nas mais variadas esferas da comunicação e campos do saber. Diante dessa realidade, compreende-se que a apropriação das TDIC é essencial para os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo habilidades para interagir em rede. Com base nessas constatações, esta pesquisa parte da seguinte qu...
Produção de textos na perspectiva dos multiletramentos: o uso de plataformas digitais nas séries iniciais do ensino fundamental
É fato que mudanças radicais têm acontecido nas diversas esferas da sociedade contemporânea: vida pública, comunitária e econômica, como destaca a Gramática do Design Visual (GNL, 2021). Nesse cenário, considerando a importância de a escola continuar, ou tornar-se, relevante nas ações educativas, é imprescindível (re)pensar o ensino da produção textual de maneira a contemplar os multiletramentos e os processos multissemióticos de significação. Seguindo esse direcionamento, esta pesquisa tem c...
Uma proposta de roteiro dialógico sobre a cultura digital utilizada no livro didático de língua portuguesa à luz da teoria do círculo de Bakhtin
Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a estrutura dos enunciados das propostas de ensino dos gêneros discursivos encontrada na seção Cultura digital, do livro didático de Língua Portuguesa do professor, tendo como objetivo geral elaborar uma proposta de roteiro dialógico segundo a teoria do Círculo de Bakhtin, para os docentes a partir da análise da estrutura dos enunciados das propostas de ensino dos gêneros discursivos, presentes na seção Cultura digital do livro Didático de Língua ...
Personagens transgressoras das animações infantis: gênero e protagonismo feminino nos espaços de formação pedagógica
A construção das visões sociais de gênero está entrelaçada à história, à cultura e às relações de sociabilidade. Argumenta Del Priore (2014) que os efeitos de sentidos que as permeiam decorrem da padronização de perfis ideais para meninos e meninas, homens e mulheres, criados pelo ideário da sociedade patriarcal e que requisitam uma educação que se oponha à discriminação e à desigualdade. Em face do exposto, esta pesquisa se debruça sobre esse contexto de modo a contribuir para os estudos do ...
Gênero carta pessoal: uma proposta metodológica para compreensão do texto como processo
O objetivo do presente estudo foi promover práticas situadas de escrita, a partir de uma sequência didática planejada para uma turma do 5° ano, visando à produção, revisão e reescrita do gênero Carta Pessoal. Essa ideia surgiu a partir de algumas observações realizadas no estágio do curso de Pedagogia em turmas dos anos iniciais ,no qual observou-se que a produção escrita não estava sendo desenvolvida enquanto processo, pois muitos docentes realizavam-na, no entanto não traziam nenhum feedbac...
Cartas de Reclamação no Ensino Médio
A produção de textos no Ensino Médio focaliza quase que exclusivamente o modelo de redação do Enem, fazendo com que outros gêneros textuais fiquem em segundo plano ou em plano nenhum, mesmo existindo documentos oficiais parametrizadores que discutem a necessidade de ampliar e diversificar os textos trabalhados em todas as outras etapas e modalidades da Educação Básica como, por exemplo, os PCN (1998) e a BNCC (2018). Neste sentido, esta pesquisa parte do pressuposto da necessidade do ens...
Tradição e memória afro-indígena na cura por palavras: ecologia de saberes no ensino de história em Salgueiro /PE
Um dos grandes desafios para o/a professor/a e pesquisador/a que busca fazer o ensino de História de forma crítica e reflexiva é proporcionar aos/às estudantes uma forma de experienciar a História do tempo presente, tornando-os/as conscientes de sua ação sobre o local em que vivem e engajando-os/as na compreensão e valorização das tradições culturais existentes. Esta pesquisa proporciona analisar memórias de rezadeiras e rezadores da aldeia indígena Atikum e das comunidades quilombolas de Con...
Saberes e relatos docentes sobre a pré-escola: entre o lúdico e a reinvenção da aprendizagem
O trabalho docente com o lúdico na Educação Infantil pré-escolar é atravessado pelos desafios de escolarizar e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades de interagir e brincar, agregando saberes direcionados para o desenvolvimento cognitivo das crianças em prol de uma aprendizagem significativa. O equilíbrio entre o brincar e o aprender nem sempre é considerado, principalmente, por haver uma tendência pedagógica de se minimizar o tempo do brincar em favor de atividades de reprodução que ape...
Geografia e educação inclusiva: a formação docente com foco no Transtorno do Espectro Autista - TEA
Nos cursos superiores do país há, ainda, uma lacuna existente, no que diz respeito à formação de professores, sobretudo, para o trabalho com alunos autistas. Mesmo que alguns cursos superiores já tenham incluído em suas grades curriculares componentes sobre educação inclusiva, ainda assim, a formação específica para esse público é praticamente inexistente. Mediante o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o cenário da formação dos professores de geografia no contexto ...
A literatura de ficção e o ensino de ciências: uma proposta didática
O ensino de Ciências, e mais especificamente o ensino de Física, tem sido pauta de diversos debates no contexto de pesquisas educacionais. E entre as discussões que são suscitadas está a necessidade de reformulação didática e metodológica do ensino de Ciências. A supremacia das equações e a memorização de exercícios matemáticos são algumas das críticas ao ensino tradicional de Física. Nesse debate, algumas abordagens são destacadas como potencialmente relevantes na busca de melhorar o e...
Aplicativos móveis para intérpretes educacionais de LIBRAS e suas contribuições à formação continuada e à polivalência da prática destes profissionais
Esta pesquisa trata dos aplicativos móveis para intérpretes educacionais de Libras e suas contribuições à formação continuada e à polivalência da prática destes profissionais. O objetivo geral é analisar a relação entre os limites e as possibilidades dos aplicativos móveis de Libras na prática e formação continuada dos intérpretes educacionais, bem como as contribuições propostas por um aplicativo móvel específico para estes profissionais do estado de Pernambuco para o apoio efetivo aos surdo...
Compreensão de leitura e o trabalho do coordenador pedagógico no 1ª ano do ensino fundamental em uma escola municipal em Campina Grande-PB
A presente pesquisa tem como foco a relação entre o acesso universal à escolarização e, por conseguinte, aos direitos de aprendizagem dos estudantes, articulando, neste contexto educacional, o trabalho da coordenação pedagógica na unidade escolar. Para tal, a pesquisa ocorreu na Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, em Campina Grande, Paraíba. Como aporte teórico, utilizamos os autores Street (2014), Rojo (2012), Bakhtin (1989), Tardif (2002), Lessard (2008) Vigotski (1998) e Minayo (20...
Formação omnilateral na Escola Cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges: saberes e práticas de direitos humanos
O interesse pela presente pesquisa surgiu a partir da constatação de que o modelo de escola integral vem crescendo consideravelmente na conjuntura da educação pública brasileira, carregando consigo alguns princípios como a proposta de formação em tempo integral, juntamente com seus alinhamentos com os ideais neoliberais. Diante do exposto, pretende-se através de um estudo de caso, analisar as propostas político-pedagógicas e metodológicas da Escola cidadã Integral Jocelyn Velloso Borges e sua...
O jogo como recurso didático na formação inicial de professores de Educação Física no PIBID/UEPB
Essa pesquisa apresenta como objeto de estudo o jogo como recurso didático na formação inicial de professores de Educação Física escolar. Propôs refletir sobre as percepções de estudantes e egressos do PIBID/UEPB de Educação Física sobre a trajetória docente na escola decorrente da participação no programa. Como problemáticas, buscou-se compreender quais as contribuições das políticas de formação de professores, no projeto em tela, o PIBID, para a melhoria da prática docente? E, como se dá a ...
Plano educacional individualizado e estratégias de leitura para estudante com deficiência intelectual do 5º ano do Ensino Fundamental
Ao observar o cenário atual da educação especial no Brasil, segundo dados do INEP (2021, 2022), há um aumento de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental, com grande relevância para a pessoa com deficiência intelectual (DI). O estudo aqui apresentado foi constituído a partir da dinâmica da educação especial numa perspectiva inclusiva, que vem provocando mudanças de paradigmas no sistema de ensino brasileiro, mediante documentos e legislações que viabilizam as proposições da educação...
Brinquedos e brincadeiras: memória e patrimônio cultural nas infâncias do campo
A Educação do Campo deve ser considerada como uma ação de intervenção reflexiva que busca evidenciar os diversos significados e conhecimentos existentes neste espaço, sejam históricos, políticos ou culturais dos povos pertencentes ao campo. Partindo dos saberes populares, a Educação Infantil pautada nestes princípios, propicia aprendizagens e conhecimentos novos, reinventando a prática escolar das infâncias do campo a partir da integração dos saberes que fazem parte deste território na valori...
A literatura paraibana na sala de aula: caminhos e descobertas para a formação de leitores literários em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
Considerando o ensino de literatura da rede pública na Paraíba, propomos com esta pesquisa uma abordagem do texto literário baseada em um ensino que priorize a obra em sua plenitude, apoiando-nos nos estudos de Solé (1998) e Colomer (2007) sobre leitura e formação de leitores. Escolhemos trabalhar textos de autores paraibanos, visto que há um déficit de oferta e circulação de tais produções entre os educandos e grande parte das escolas e dos professores não se vale de textos de autores parai...
O meme na aula de linguagens: contribuições da semântica enunciativa histórica para o ensino de leitura e produção de textos multimodais
O estudo apresenta uma reflexão sobre as abordagens de leitura e produção dos elementos linguísticos, sócio históricos e culturais do Meme, nas aulas de Língua Portuguesa de uma escola pública, tomando por base a Semântica Enunciativa de vertente histórica, referente aos gêneros multimodais utilizados nos ambientes digitais. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio parecem chegar a esta etapa ainda com uma compreensão superficial desses aspectos, ao passo que as metodologias de abordagem tra...
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