Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM : [414] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Potencializando o aprendizado de máquinas simples: uma abordagem híbrida de rotação por estações
A pandemia de Covid-19 evidenciou uma realidade que era sabida por todos e ignorada por muitos: a necessidade de novas abordagens para um público que já não consegue mais se concentrar e aprender pelos métodos tradicionais de ensino. Diante disso, torna-se urgente e necessário que os professores incorporem novas metodologias às suas práticas pedagógicas. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar o uso da Metodologia Ativa (MA) de Rotação por Estações associada às Tecnologias de Infor...
Questionamento de paradigmas pedagógicos: uma possibilidade de sujeitos que lecionam matemática como intelectuais orgânicos
Trazemos como questão de pesquisa: De que forma podemos desestabilizar paradigmas associados à estrutura de ensino de Matemática, os quais transpassam o conceito hegemônico de escola, o estado hegemônico e proletariado de professor de Matemática e o estado subalterno de aluno, de tal modo a possibilitar os surgimentos de um paradigma pedagógico alternativo e professores de Matemática como intelectuais orgânicos? Como objetivo: Encontrar uma resposta para nossa questão de pesquisa. Defendemos ...
A Teoria das cores de Newton: análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
Levando em consideração a importância que o livro didático exerce no meio escolar e o quanto ele influencia a aprendizagem estudantil, em especial no ensino das ciências, a presente pesquisa propõe uma análise, sob um enfoque conceitual e histórico-filosófico, do “experimento crucial” e da teoria das cores de Newton, presente em livros didáticos de Física na relação do PNLD/2018 para o ensino médio, última remessa antes de sua reforma, que ainda se faz presente nos ambientes educacionais...
Diálogo no ensino da matemática: participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem
Professores de Matemática são desafiados a (re)criarem estratégias de ensino para obterem resultados satisfatórios no aprendizado dos alunos, dentre as quais se destaca o diálogo na interação educador-educando. Esta pesquisa pretende analisar a participação dialógica do aluno no processo de sua aprendizagem nas aulas de matemática ao estudar um conteúdo específico em Matemática, o mesmo direcionado pela seguinte questão norteadora: Quais as implicações do diálogo no processo ensino-apre...
As mãos, a arte, a ciência: modelando diálogos entre os saberes populares e os conhecimentos químicos a partir do barro
Da nossa vontade de investigar, no que diz respeito à ancestralidade, aplicações e relevâncias, os saberes de natureza Química que se fazem presentes para além das fronteiras universitárias, propomos este estudo objetivando compreender os diálogos existentes entre os saberes socioculturais relacionados à produção de louças de barro na comunidade Chã da Pia - Areia/PB e os saberes químicos. Distanciando-nos de tentativas de “conduzir” o que é academicamente produzido para aqueles(as) que estão...
As representações sociais dos álcoois por pessoas com e sem instrução química
O termo "álcool" é difundido na humanidade há milhares de anos. Alguns álcoois são bastante populares, porém, o mais conhecido é o etanol, o álcool etílico. Há uma vinculação tão estreita sobre esse tipo particular que, para muitos, o termo álcool parece se restringir ao etanol. No processo de ensino-aprendizagem, esse erro de generalização pode causar graves problemas, inclusive na formação docente. Tal problema gerou o interesse em realizar a pesquisa aqui proposta, cujo objetivo principal ...
A exploração, resolução e proposição de problemas e o letramento matemático como potencializadores do ensino e aprendizagem de multiplicação e divisão
Este estudo tem por objetivo analisar a Metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de problemas e o Letramento Matemático como elementos essenciais para o processo de ensinoaprendizagem de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos desta etapa enfrentam dificuldades no que diz respeito à leitura, à escrita e relacionadas aos conceitos matemáticos, sendo necessário desenvolver as competências de leitura e escrita em Matemática. No cotidiano escolar, ...
O Cariri paraibano em foco: O ensino de funções orgânicas com a temática óleo de algodão na perspectiva CTSA
O Ensino de Química (EQ) praticado no Ensino Médio (EM) de forma convencional mecanicista pode não envolver os∕as aprendizes na mobilização crítica dos ensinamentos da Química orgânica que dialogam com seu cotidiano. Através da adoção de metodologias ativas estruturadas a partir de aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais (CTSA) procura-se enfrentar os desafios de aprendizagem emergentes no contexto da Química orgânica e preparação para o exercício da cidadania. O presente tra...
Conceptions of mathematics teachers and their implications on teaching and learning mathematical knowledge
O objetivo deste estudo é analisar concepções de professores de matemática sobre ensino, processo de aprendizagem e a relação do conhecimento matemático com outras disciplinas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de matemática da Educação Básica de escolas públicas e privadas da Paraíba. O estudo tem um formato multipaper, constando dois artigos científicos. Com a investigação realizada, con...
Percepção, descarte de resíduos sólidos e cotidiano – estudo em associação de catadores de materiais recicláveis
O descarte inadequado de resíduos sólidos é um problema global que afeta a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Os trabalhadores e trabalhadoras que coletam materiais recicláveis são frequentemente marginalizados pela sociedade, apesar de desempenharem um papel fundamental na eficácia da gestão integrada de resíduos sólidos. A maneira como as pessoas interagem com o meio ambiente é influenciada por suas percepções, ideologias e conhecimentos prévios. Nesse context...
Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
Ensinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos...
Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
A pesquisa de cunho teórico teve como objetivo refletir como construtos teóricos da didática, podem contribuir para um trabalho envolvendo o GeoGebra para o ensino de Coordenadas Polares. Para isso, construímos duas sequências didáticas com auxílio da Teoria das Situações Didáticas e da plataforma GeoGebra, associamos a utilização da plataforma GeoGebra na validação/resolução das sequências propostas e analisamos a efetividade do meio construído para as sequências didáticas. Utilizemos como r...
Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
O uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no tr...
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia
O currículo tem por objetivo direcionar a prática pedagógica, impactando nas formas do educando decifrar o mundo à sua volta. De tal forma, questiona-se: Como uma ferramenta tão relevante como o currículo, tem sido aplicada? Como se dá a aplicabilidade de temas que abordam a diversidade conforme disposta na teoria pós crítica e no PARECER CNE/CP21/2001, que ancoram esta pesquisa? Analisar a proposta do Currículo e a sua aplicação é dever do professor, trazer à luz da discussão, se os profess...
Contribuições de uma sequência didática investigativa problematizadora, baseada no enfoque CTSA, voltada ao tratamento de efluentes de lavadeiras de jeans como temática para o conteúdo de soluções no ensino médio
Diferentes atores da Educação de Ciências defendem que os processos escolares de ensino-aprendizagem sejam norteados pela contextualização e pela problematização dos conhecimentos. Também tem sido recomendado que as propostas contemplem as realidades nas quais os estudantes estão inseridos. Com esse entendimento, a pesquisa abordada estar inserida no contexto escolar do Agreste do Estado de Pernambucano, região que tem entre suas principais atividades econômicas a produção de roupas, c...
Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um estudo com professores de escolas públicas do município de Boqueirão – PB
Este trabalho consiste em uma pesquisa que busca investigar como professores dos anos iniciais do ensino fundamental ensinam os saberes e fazeres das ciências naturais aos seus alunos, e suas repercussões na alfabetização cientifica no ensino de ciências. compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas de professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização, no que se refere ao ensino de ciências. A coleta de dados envolveu professores dos 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensi...
O ensino de Física no caminho da inclusão de pessoas com deficiência visual: A óptica geométrica em foco
O conceito de Inclusão Escolar vai além da simples oferta de um lugar nas salas comuns das escolas ou de acesso à escola por meio de rampas para alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de uma proposta que busca atender a todas as necessidades educacionais especiais desses alunos, respeitando suas limitações e potencialidades. A Educação Inclusiva é uma questão amplamente dis-cutida na área da educação, e já existem legislações que reconhecem a necessida-de e a importância de ...
Um estudo sobre o endividamento no contexto da educação matemática financeira
Ao longo da história, a Matemática desempenhou um papel fundamental no progresso da sociedade humana. Quando confrontado com desafios, o ser humano precisou demonstrar sua habilidade de raciocínio lógico, análise crítica e originalidade. Na sociedade atual, um dos pilares da economia é o consumo das famílias. No entanto, incentivar continuamente esse consumo levou ao esgotamento dos recursos financeiros, principalmente devido ao consumismo, o que permitiu que as pessoas continuassem gastando ...
Laboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúde
Este estudo tem o objetivo de propor uma nova relação entre educação e saúde tendo como norte a metodologia dos laboratórios vivos, a partir da experiência do Projeto Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Controle Vetorial de Arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no Semiárido Paraibano, o Projeto Zika UEPB. A pesquisa que aqui se apresenta objetiva construir uma cartilha, fundamentada na metodologia participativa, para auxiliar e motivar alunos e professores a compre...
Contextualização no ensino de matemática: o que revelam as práticas de resolução de situações-problema?
O presente estudo teve como objetivo analisar como o trabalho com a contextualização sob a perspectiva da resolução de situações-problema se consolida nas aulas de Matemática, no 6° ano de escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Neste estudo, destacamos que garantir um ensino de Matemática com mais significado envolve apresentar situações que possam ser problematizadas utilizando a contextualização como recurso. A investigação, foi conduzida pela abordagem qualitativa, por compreend...
- 414 UEPB
- 412 Dissertação
- 2 Tese
- 141 2020 - 2023
- 273 2010 - 2019
- 101 2900 - 2999
- 64 2011 - 2099
- 312 Acesso Aberto
- 102 Acesso Embargado