Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM : [445] Visualizar estatísticas
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A educação financeira nas práticas de ensino de professores de matemática de Santa Cruz do Capibaribe - PE
A Matemática é frequentemente percebida como uma disciplina difícil, restrita a mentes excepcionais. Entre os fatores que reforçam essa ideia estão as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula. Um dos conteúdos que mais evidenciam essa questão é a Matemática Financeira, especialmente quando relacionada à Educação Financeira, por sua importância na formação cidadã. Neste contexto, a presente pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as abordagens de Educação Financeira a...
Contribuições da Abordagem STEAM e das metodologias ativas na integração de diferentes áreas do saber no ensino médio e tecnológico
O ensino tradicional tem sido o responsável pelo aprendizado dos conceitos para diferentes gerações de estudantes, mas acaba sendo limitado para a realidade do século XXI, pois, além de conceitos, são necessárias habilidades para atuar em um cenário de constante mudança. Nessa perspectiva, o STEAM (sigla que representa Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem educacional que propõe a integração intencional entre as disciplinas, capaz de orientar a construção de pr...
O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva sociocultural
Esta pesquisa aborda a temática da Educação Matemática de Jovens e Adultos, discutindo a relação enriquecedora entre os conhecimentos prévios e socioculturais dos estudantes e o contexto de ensino e aprendizagem de matemática na escola. O presente trabalho tem como objetivo investigar os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estabelecer conexões desses conhecimentos com conceitos matemáticos escolares, direcionadas às turmas do 8º e 9º anos, consider...
Ensino de ciências para os cinco domínios do letramento científico: um processo educacional à luz da pedagogia histórico-crítica
Este trabalho apresenta uma investigação que buscou identificar os problemas para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC) na educação básica, além de apresentar uma proposta de processo educacional que contribuísse para a resolução das lacunas identificadas. Inicialmente o trabalho discute como o termo cultura adquire diferentes significados na relação com a ciência. O objetivo foi delinear o espaço da cultura científica e, dentro deste, a dimensão cultural da ciência. Pois esta dimen...
O ensino de matemática financeira na educação de jovens e adultos via resolução de problemas
Refletir sobre o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é falar sobre seus desafios e potencialidades. Podemos observar que as experiências de exclusão sociocultural estão intimamente ligadas e marcadas aos sujeitos, jovens e adultos, inseridos no contexto escolar da EJA, e que a consciência sobre as vivências e experiências trazidas pelos educandos devem nortear educadores e pesquisadores nas reflexões direcionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática na EJA. Esta pesqu...
História da matemática e ensino por atividades no fomento a práticas argumentativas em aulas de geometria
A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a utilização do ensino por atividades e da História da Matemática pode suscitar o desenvolvimento da argumentação em aulas de geometria. A investigação ocorreu em uma turma de ensino médio da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, por meio de uma disciplina eletiva intitulada “Poliedros de Platão: uma viagem por diferentes contextos”. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, dado que a investigação tem um c...
Iniciação científica na educação básica: propondo cenários educativos para uma aprendizagem transdisciplinar em biologia
O presente estudo circunscreve a escola enquanto espaço aberto à investigação e à reflexão crítica, elegendo a prática pedagógica no cotidiano escolar como objeto de investigação, ratificando a importância da pesquisa em educação para a melhoria da qualidade do ensino. O objetivo geral consiste em analisar a inserção da iniciação científica no ensino médio, como uma prática transdisciplinar favorável ao desenvolvimento da alfabetização científica, envolvendo a produção, a sistematização e a d...
Ensino-aprendizagem do cálculo integral em um ambiente de Resolução de Problemas e utilização das Tecnologias Digitais
O objetivo deste trabalho é verificar as potencialidades e possibilidades na formalização do Cálculo Integral por meio da metodologia de Resolução de Problemas e da utilização da plataforma DESMOS. O referencial teórico para essa pesquisa estruturou-se nos seguintes eixos: a metodologia de Resolução de Problemas e as Tecnologias Digitais, mais especificamente a utilização da plataforma DESMOS. A pesquisa é qualitativa, orientada pela perspectiva metodológica de Bogdan e Bicklen, e foi realiza...
Estudo de caso acerca da temática dessalinização no ensino médio: uma análise argumentativa sobre o conteúdo soluções
A pesquisa buscou discutir questões relacionadas a novas propostas metodológicas que visam contribuir para a melhoria no Ensino de Química e consiste no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) com a problematização sobre água dessalinizada a partir do conteúdo soluções químicas baseada no método Estudo de Casos (EC) e que traz a discussão de um problema real. O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições de uma proposta de Sequência Didática baseada no método estudo de casos...
Educação Financeira Crítica: um olhar em desfavor ao neoliberalismo e políticas mercadológicas
Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, nas escolas do Brasil, a educação financeira começou a ser mais enfatizada em alguns livros didáticos, no currículo, nas salas de aulas e nas formações continuadas de professores. Assim, a sua implantação nas instituições escolares, embora importante, vem sendo alvo de discussões, pois é perceptível uma articulação muito forte entre esse campo de estudo e as estratégias mercadológicas que estão bem presentes na Educação. Dia...
O uso didático da calculadora gráfica Desmos via exploração-proposição-resolução de problemas: uma experiência na licenciatura em matemática
Esta tese aborda o uso didático da calculadora gráfica Desmos via Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, a partir de uma experiência na licenciatura em Matemática. Nessa metodologia de sala de aula, tomamos a Proposição de Problemas como ponto de partida, considerada uma das mais desafiadoras de implementar no ensino. Observando como as Tecnologias Digitais podem ser incorporadas eficazmente a essa prática, a pesquisa também reflete sobre a pouca atenção dada à Proposição de Problemas ...
Um olhar para as concepções de graduandos da licenciatura em Matemática: possíveis construções na identidade docente
Esta pesquisa se justifica pela vontade de compreender o papel da Filosofia da Matemática no processo de formação dos professores de Matemática, bem como pela importância de analisar contextos, desafios e possibilidades da formação docente a partir de uma abordagem filosófica. Para tanto, esse trabalho foi guiado por diferentes abordagens teóricas, advindas de diferentes campos do conhecimento, em destaque o campo da Filosofia da Matemática que, por intermédio das tensões do Absolutismo e Fal...
Exploração-proposição-resolução de problemas na licenciatura em matemática: implicações para a sala de aula
Este estudo teve como objetivo identificar em quais aspectos uma Unidade Temática, utilizando a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas como metodologia de ensino, pode auxiliar, fomentar e colaborar na formação inicial do professor de Matemática, especificamente no ensino de Álgebra. A Exploração-Proposição-Resolução de Problemas é utilizada como uma perspectiva metodológica, composta por momentos variados, que enfatizam, sobretudo, a construção e aprofundamento dos conceitos e ideias m...
Ressignificando o ensino da matemática financeira através da exploração, resolução e proposição de problemas
O presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de Problema no processo de ressignificação do ensino e aprendizagem de Matemática Financeira na educação básica. O interesse em nos aprofundarmos nessa temática se deu pela necessidade de compreendermos de que forma nossos alunos entendem os assuntos relacionados à matemática financeira. A importância desses conhecimentos se faz necessária para qualquer cidadão, uma vez que ...
Estratégias de comunicação no combate às arboviroses do Programa de Saúde na Escola em Campina Grande-PB
As estratégias de comunicação são fundamentais para a promoção da saúde na atuação de programas educacionais em escolas públicas no contexto das arboviroses. Assim, o trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso do PSE em Campina Grande com ênfase nas estratégias e ações de comunicação em saúde do Programa concernente ao enfrentamento das arboviroses dengue, Zika e Chikungunya. Para tanto, foi necessário identificar o material utilizado pelo PSE para as campanhas de saúde, sobretudo...
Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
Essa pesquisa surge a partir da proposta das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, após a implantação no ano de 2016. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a maneira como essa interdisciplinaridade é desenvolvida no ambiente escolar, dentro do componente curricular eletiva, e como os estudantes compreendem a prática da interdisciplinaridade a luz de Fazenda (2008) e Japiassu (1976). Para elucidar o referencial dessa pesquisa é buscado autores como Moll (2009), Pestana (2014),...
O ensino de geometria a partir de uma visão interdisciplinar: como cenário a fotografia arquitetônica do município de Areia-PB
A maneira como o ensino da Matemática, mais especificamente o de Geometria, é inserido no cenário da Educação Básica faz emergir vários debates, principalmente, por parte de pesquisadores da Educação Matemática. Considerando que estamos vivendo um momento em que as ferramentas tecnológicas podem contribuir com a prática docente para dinamizar o ensino, muitos professores ainda continuam ministrando suas aulas de forma a incentivar a memorização de regras, fórmulas e procedimentos, desarticula...
O cabelo crespo na trajetória escolar: a identidade negra e a luta antirracista no ensino de química
O presente estudo, com elementos de uma pesquisa participante, teve como objetivo principal investigar a influência do padrão de beleza e o impacto de produtos de alisamento capilar na vivência e na construção da identidade negra dos estudantes. Para alcançar o propósito de colaborar para a formação cidadã e antirracista dos estudantes, propomos através de uma metodologia de natureza qualitativa, uma roda de conversa e uma Sequência Didática que visa fomentar o diálogo entre o conteúdo químic...
Decisões didáticas e o cálculo diferencial: uma categorização das atividades de um professor
A pesquisa teve como objetivo central analisar as consequências das Decisões Didáticas tomadas pelo professor na construção de um Milieu para o ensino de Cálculo Diferencial. De maneira específica, identificar, a partir de entrevistas, as DD tomadas pelo professor de matemática na construção desse Milieu; em seguida, categorizar os fatores decisionais tomados pelo professor; e, por fim, discutir os fatores que influenciam nas DD tomadas pelo professor na construção de um projeto de aula para ...
Percepções de professores de química do ensino médio a respeito do jogo cooperativo temático sobre ésteres: a feira central de Campina Grande (PB) em foco
Despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem vem se tornando um desafio para o educador, assim os jogos no ensino são práticas lúdicas que estimulam a colaboração em dinâmicas no dia a dia, despertando a aprendizagem, cooperação, solidariedade, inclusão, participação efetiva, criatividade, lazer, trabalho coletivo e diálogo, possibilitando ao docente dividir com os estudantes suas metas e objetivos. Os jogos promovem experiências significativas de aprendizagem de uma maneira lúdica ...
- 445 UEPB
- 437 Dissertação
- 8 Tese
- 172 2020 - 2025
- 273 2010 - 2019
- 132 2900 - 2999
- 64 2011 - 2099
- 312 Acesso Aberto
- 133 Acesso Embargado