Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI : [357] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O mal e a vingança em O morro dos ventos uivantes: do romance de Emily Brontë à adaptação fílmica de Peter Kosminsky
A presente pesquisa tem por finalidade abordar duas representações do campo artístico: a literatura e o cinema, de forma a traçar um diálogo entre ambas, em relação às suas características particulares e em como uma mídia pode ser adaptada para outra. A obra literária que será discutida nessa pesquisa é o romance único da escritora inglesa Emily Brontë: O Morro dos Ventos Uivantes (2009) – publicado sob o título original de Wuthering Heights (1847) – e a obra fílmica homônima dirigi...
A deusa no ventre das palavras: o sagrado em Conceição Evaristo e Adriane Garcia
A presente pesquisa teve como objetivo investigar as possíveis ressignificações do sagrado nas obras Poemas da recordação e outros movimentos (2017), de Conceição Evaristo, e Eva-proto-poeta (2020), de Adriane Garcia, de modo a evidenciar como as poéticas distintas das autoras, enquanto construtos estéticos, subvertem uma ótica patriarcal da sacralidade, possibilitando uma (re)definição poética desse conceito. Partindo de uma reflexão crítica acerca da concepção de “sagrado” em Eliade (2018),...
Entre transgressão, delírio de grandeza e vazio: o fascismo em Um homem acabado e Gog de Giovanni Papini
Nessa dissertação, analisamos o fascismo presente nos principais romances do escritor italiano Giovanni Papini, a saber: Um homem acabado (1913) e Gog (1931). Estudamos comparativamente essas duas obras, as inúmeras semelhanças entre os seus personagens, seus projetos, seus fracassos e suas conquistas. Em Um homem acabado, Papini se transformou em um personagem e, por meio de projetos livrescos, tentou ressoar o seu nome na Itália. Caminhou entre fracassos e conquistas, delírio de poder, vazi...
Paradoxo do trágico como efeito do patriarcado decadente, na poética de Marília Arnaud
O presente trabalho interpreta o paradoxo do trágico enquanto expressão da condição existencial das personagens femininas no romance Liturgia do fim (2016), de Marília Arnaud. A análise é empreendida com o aporte teórico de Eagleton (2013), Williams (2002), Foucault (2019), Bourdieu (2020), dentre outros. A obra se configura dentro de um contexto multifacetário, compreendendo aspectos regionais do Nordeste brasileiro do final do século XX, e personagens cujas existências são marcadas pela pre...
Sexualidade feminina e feminicídio em romances históricos de Luzilá Gonçalves Ferreira
Partindo das perspectivas do Romance Histórico Contemporâneo e dos Estudos de Gênero, esta pesquisa analisa representações da sexualidade feminina e feminicídio na Literatura Brasileira. Toma como corpus os romances da escritora pernambucana Luzilá Gonçalves Ferreira: Os rios turvos (1997), No tempo frágil das horas (2003) e Um murmúrio de rosa (2018). De forma geral, realiza-se um estudo crítico das personagens Filipa Raposa, Antonia Carneiro Cunha e Anna Coelho, das narrativas citadas, resp...
A influência de The Tin Flute, de Gabrielle Roy, na produção literária de escritoras canadenses
O romance The Tin Flute (1945), de Gabrielle Roy, revela-se um marco na produção literária canadense, abordando as complexidades da vida urbana moderna no Canadá pós-Segunda Guerra e explorando questões sobre a situação sociopolítica do país e a das mulheres em particular mediante a protagonista Florentine Lacasse. A problemática recai em torno do questionamento das convenções sociais e das práticas culturais de relacionamento referentes à dominação feminina exercida pelos homens. Assim, defe...
Dos fantasmas à metaficção: da novela A volta do parafuso (1898) à minissérie A maldição da mansão Bly (2020)
Através das adaptações audiovisuais, é possível observar diferentes releituras nas obras literárias, seja mediante uma ou mais referências. Isso ocorre na minissérie A maldição da mansão Bly (2020), de Mike Flanagan, que reescreve a novela A volta do parafuso (1898), de Henry James, apresentando novas leituras sobre a preceptora e os fantasmas. Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar os aspectos metaficcionais presentes tanto na minissérie quanto na novela, além de demonstrar ...
Lourdes Ramalho e o método LerAtos na formação de professoras Leiautoras Utópicas em bibliotecas de Portugal e do Brasil
A pesquisa surge de um questionamento: como incentivar as(os) professoras(es) a se tornarem Professoras(es) Leiautoras(es) Utópicas(os) (PLUs) e formadoras(es) de Leiautoras(es) pela mediação do texto teatral Maria Roupa de Palha (2008), de Lourdes Ramalho, no contexto de bibliotecas? O objetivo foi investigar os impactos do Método LerAtos de formação de Comunidades Leiautoras Ativas Ubíquas, na aplicação da Formação Continuada de Professoras Leiautoras Utópicas (FC-PLUs) na Biblioteca Públic...
História e ficção no romance O homem que amava os cachorros
Este trabalho analisa articulações e convergências entre história e ficção no romance O homem que amava os cachorros, de Leonardo Padura (2015), cotejando com a autobiografia de Leon Trótski Minha vida (1969), e seu Diário do exílio (1980b), escritos por um personagem histórico que também é o personagem principal da narrativa apresentada como corpus literário desta pesquisa. Ademais, o trabalho utiliza a teoria da narrativa de Ricoeur (2010), apresentada na obra Tempo e Narrativa – O tempo na...
A visibilidade das personagens gays/ bichas/ travestis na obra de Nelson Rodrigues
Esta tese analisa as expressões do desejo homoerótico e performances de feminilidade em personagens masculinas presentes na obra ficcional e dramática de Nelson Rodrigues. As configurações de tais personagens devem ser lidas no cruzamento entre a figura do anti-herói e a condição trágica em cenas que são, para a moral burguesa e cristã norteadora dos costumes da época, consideradas obscenas. Para tanto, a pesquisa foi estruturada em três capítulos, cada um com destaque para os temas e subtema...
Correntezas poéticas: negritude feminina na literatura brasileira contemporânea
O termo literatura negro-brasileira, cunhado por Cuti (2010), reúne um conjunto de produções que se conectam por meio da autoria e das subjetividades negras em evidência. O presente estudo analisa seis autoras que se destacam na atualidade em razão do modo como a negritude se apresenta em suas produções. Defendemos a tese de que há na literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres negras o surgimento de uma figura feminina signo de empoderamento do grupo a que pertencem tais autoras...
Sensibilidades, subjetividade e violência de gênero em "O peso do pássaro morto", de Aline Bei, e "Young Mungo", de Douglas Stuart
Dentre as muitas formas de violência, discute-se na contemporaneidade aquela relacionada ao gênero. As relações conflituosas provocam atritos capazes de resultados dramáticos, como por exemplo agressões físicas e estupros. Diante disso, está a problemática da (não) reação e sua proximidade com a noção de sensibilidades (os modos como tais respostas são externalizadas e inscritas no corpo do sujeito) e suas reverberações na subjetividade da vítima, de modo que as emoções associadas aos episódi...
O genocídio ruandês e as estratégias de resistência à dominação em narrativas de Scholastique Mukasonga
Durante o Genocídio em Ruanda, ocorrido em abril de 1994, mais de 800 mil tutsis, chamados e considerados como baratas, foram assassinados brutalmente pelos hutus em cerca de 100 dias de massacre, orquestrado, muito tempo antes, por colonizadores e pessoas mentalmente colonizadas, produtos da ação nefasta de potências europeias no país. Esse contexto propiciou a autora Scholastique Mukasonga recorrer à Literatura como uma forma de prestar as honras fúnebres aos seus mortos insepultos. Escreve...
Leviatã e as propriedades inerentes aos monstros de horror
Esta dissertação tem como objetivo analisar o monstro bíblico Leviatã presente em Salmos selecionados e no Livro de Jó. O estudo das propriedades e características dos monstros da ficção de horror aplicado em Leviatã assinala um campo de conexão entre aspectos da construção da imagem do monstro e a interpretação que a cultura costuma fazer desse tipo de criatura como símbolo de alteridades. Inicialmente, foi realizada uma reflexão sobre a Bíblia Hebraica, seu estilo de texto, os símbolos, o c...
Flores que cheiram e flores que não se cheiram: reflexões sobre a dramaturgia e duas diferentes montagens teatrais de As Malditas, de Saulo Queiroz
Trata-se de uma pesquisa documental no âmbito da História do teatro da Paraíba, e que pretende inserir-se no ciclo de ações, em desenvolvimento, com o fito de registrar e preservar a memória dessa atividade, focalizando-se a obra do dramaturgo campinense Saulo Queiroz, a partir da analise-interpretação da dramaturgia e de duas montagens teatrais da obra As Malditas. Assim, propõe-se uma reflexão sobre a cena produzida em Campina Grande e João Pessoa, mediante a análise de duas encenações dess...
Hospício, prisão e os foras da literatura: a escrita de confinamento na literatura brasileira do Século XX
O presente trabalho teve por objetivo discutir “o fora” a partir de narrativas produzidas em ou sobre espaços marcadamente criados para o confinamento: hospícios, prisões. A escrita de confinamento, além de trazer a experiência dos sujeitos em estágios de submissão aos espaços fechados, representa também uma linguagem errante, móvel, nômade. Ou seja, a literatura que se coloca sempre como um fora não só dos espaços de produção, mas fora de si mesma. Fora, nas palavras de Blanchot (2001, 2011a...
A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
A presente pesquisa consistiu em analisar o livro O caderno rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, a partir da performance. Esse livro, o primeiro da chamada Trilogia Obscena da autora, tem suscitado debates ao longos dos anos, desde a sua publicação em 1990, por trazer como narradora uma menina de oito anos de idade que conta em seu caderninho cor-de-rosa as suas experiências sexuais sob a supervisão e com o consentimento dos pais, no entanto, ao final da narrativa, o desfecho surpree...
Protagonismo constelar em Guerra civil: história, linguagem e multiplicidade nas HQ’s da Marvel
Guerra Civil (2006), arco narrativo elencado como corpus de nossa pesquisa, se apresenta como uma obra repleta de potencialidades no que diz respeito aos personagens secundários e aos agenciamentos traçados em prol da construção de reflexões de ordem política, social e histórica. Nesse sentido, propomos uma leitura dos personagens secundários, coadjuvantes e anônimos, pautada não em aspectos dicotômicos ou que lançam à margem a figura do protagonista, mas a partir de um outro protagonismo, p...
Para além do escurinho do cinema: a representação do Nordeste em “O auto da compadecida" e "Deus e o diabo na terra do sol”
O presente trabalho analisa como o nordeste brasileiro é representado em dois filmes nacionais, situados em diferentes momentos da cinematografia brasileira: Deus e o Diabo na Terra do Sol, pertencente ao Cinema Novo, dirigido por Glauber Rocha; e O Auto da Compadecida, dirigido pelo pernambucano Guel Arraes, filme que se insere no chamado Cinema de Retomada. A análise tenta perceber como são tratados, em tais filmes, os elementos da cultura da região nordeste: a paisagem, a religiosidade, o ...
La femme aux pieds nus: a escrita de si como um Epitáfio, em Memória da tradição ruandesa e da resiliência feminina
No contexto pós-colonial, a obra La femme aux pieds nus desempenha um papel importante na literatura contemporânea ao representar a voz dos sujeitos subalternos, na medida em que promove uma ruptura com o discurso homogêneo oriundo das relações de poder. No livro lançado em 2008, a autora Scholastique Mukasonga narra a história de sua mãe, Stefania, enquanto explora e comenta diversos aspectos da história e cultura ruandesa. Este texto emerge como um resgate da memória coletiva dos tutsis, em...
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