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Tipo do documento: Dissertação
Título: Para além do escurinho do cinema: a representação do Nordeste em “O auto da compadecida" e "Deus e o diabo na terra do sol”
Autor: Santos, Kelvo de Almeida 
Primeiro orientador: Justino, Luciano Barbosa
Segundo orientador: Santiago, Roberval da Silva
Resumo: O presente trabalho analisa como o nordeste brasileiro é representado em dois filmes nacionais, situados em diferentes momentos da cinematografia brasileira: Deus e o Diabo na Terra do Sol, pertencente ao Cinema Novo, dirigido por Glauber Rocha; e O Auto da Compadecida, dirigido pelo pernambucano Guel Arraes, filme que se insere no chamado Cinema de Retomada. A análise tenta perceber como são tratados, em tais filmes, os elementos da cultura da região nordeste: a paisagem, a religiosidade, o misticismo e os personagens que transitam por essa paisagem: o bandido, o jagunço, o matador, etc. O trabalho analisa também a construção histórica do discurso regionalista e a forma como se deu o nascimento da categoria “região”. Este estudo também faz uma exame didático-histórico do surgimento do Cinema Novo e do Cinema de Retomada, focando na representação do nordeste, nos filmes em análise, assim como em uma análise dos elementos que os distanciam um do outro ou os aproximam. Por fim, o trabalho conclui que o nordeste é representado de forma ambígua, ora ressaltando sua força de potência, ora relegando-o ao espaço dos misticismos e atrasos, o que, neste trabalho é chamado de elogio depreciativo.
Abstract: This work analyzes how the Brazilian northeast is represented in two national films, located at different moments in Brazilian cinematography: Deus e o Diabo na Terra do Sol, belonging to Cinema Novo, directed by Glauber Rocha; and O Auto da Compadecida, directed by Guel Arraes from Pernambuco, a film that is part of the so-called Cinema de Retomada. The analysis tries to understand how the elements of the culture of the northeast region are treated in such films: the landscape, the religiosity, the mysticism and the characters that travel through this landscape: the bandit, the gunman, the killer, etc. The work also analyzes the historical construction of the regionalist discourse and the way in which the category “region” was born. This study also makes a didactic-historical examination of the emergence of Cinema Novo and Cinema de Retomada, focusing on the representation of the northeast in the films under analysis, as well as it analyses the elements that distance them from each other or bring them closer. Finally, the work concludes that the northeast is represented in an ambiguous way, sometimes highlighting its strength of power, sometimes relegating it to the space of mysticisms and backwardnesses, what, in this work, is called derogatory compliment.
Palavras-chave: Nordeste
Cinema novo
Cinema de retomada
Discurso regionalista
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: SANTOS, K. A. Para além do escurinho do cinema: a representação do Nordeste em “O auto da compadecida" e "Deus e o diabo na terra do sol”. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5024
Data de defesa: 30-Set-2010
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