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Tipo do documento: Tese
Título: Protagonismo constelar em Guerra civil: história, linguagem e multiplicidade nas HQ’s da Marvel
Autor: Melo, Bruno Santos 
Primeiro orientador: Alves, Wanderlan da Silva
Primeiro membro da banca: Hattnher, Alvaro Luiz
Segundo membro da banca: Silva, Márcia Tavares
Terceiro membro da banca: Santos, Rogério Fernandes dos
Quarto membro da banca: Fernandes, Auricélio Soares
Resumo: Guerra Civil (2006), arco narrativo elencado como corpus de nossa pesquisa, se apresenta como uma obra repleta de potencialidades no que diz respeito aos personagens secundários e aos agenciamentos traçados em prol da construção de reflexões de ordem política, social e histórica. Nesse sentido, propomos uma leitura dos personagens secundários, coadjuvantes e anônimos, pautada não em aspectos dicotômicos ou que lançam à margem a figura do protagonista, mas a partir de um outro protagonismo, por nós defendido como compartilhado, fluido e constelar, operado a partir de manifestações inclusive de secundariedade em um espaço de transitoriedade e multiplicidade, constituindo-se como chave de leitura que descentraliza a figura de um único protagonista como o eixo de produção de sentidos. Tendo em vista as conceituações em torno do personagem secundário, este trabalho de tese traça discussões que visam expandir essas noções, que o tratam majoritariamente como menos importante na construção narrativa. A trama, por sua vez, tematiza o dia histórico em que personagens emblemáticos da Marvel se dividem em dois grandes times rivais após um incidente envolvendo super-heróis, que culmina na instauração de políticas que cerceiam a sua liberdade em prol da segurança civil. Além de envolver os aspectos políticos, sociais e narratológicos, a configuração do relato, ao hibridizar texto e imagem, é plurissignificativa, agregando e exigindo novas formas de leituras capazes de expressar a importância não de uma ou de outra categoria, mas a construção de sentido que se dá mediante a dupla articulação verbal-visual. Assim, a mobilidade constitutiva do personagem secundário na obra manifesta-se através de um hibridismo de linguagens, que encontram na multiplicidade a sua potência. Nessa aproximação a Guerra Civil, o diálogo com leituras teóricas e críticas de que o trabalho se vale é amplo, porém algumas noções teóricas e certos operadores de leitura foram fundamentais e são recorrentes, cabendo destacar: os debates constitutivos das relações dos quadrinhos com o mercado e a indústria cultural (Adorno; Horkheimer (1985); Benjamin (2019), Eco (2010)); as discussões de Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1997) acerca das noções de rizoma, de sistema arbóreo, linhas de fuga e devir; bem como as reflexões de Ramos (2019), Cagnin (1975), Postema (2018), entre outros, a respeito às linguagens dos quadrinhos.
Abstract: Civil War (2006), the narrative arc chosen as the corpus of our research, is a work full of potential in terms of its secondary characters and how they act in favor of constructing political, social, and historical reflections. In this sense, we propose a reading of the secondary, supporting, and anonymous characters, based not on dichotomous aspects or those that cast the protagonist aside, but from another protagonism, which we defend as shared, fluid, and constellated, operating from manifestations including secondary roles in a space of transience and multiplicity, constituting a reading key that decentralizes the figure of a single protagonist as the axis of meaning production. Given the conceptualizations surrounding secondary characters, this thesis outlines discussions aimed at expanding these notions, which mostly treat them as less important in narrative construction. The plot, in turn, thematizes the historic day when iconic Marvel characters split into two major rival teams after an incident involving superheroes, which culminates in the establishment of policies that curtail their freedom in favor of civil security. As well as involving political, social, and narratological aspects, the configuration of the story, by hybridizing text and image, is plus significant, adding and demanding new forms of reading capable of expressing the importance not of one category or another, but the construction of meaning that takes place through the double verbal-visual articulation. Thus, the constitutive mobility of the secondary character manifests itself through a hybridism of languages, which find their power in multiplicity. In this approach to the Civil War, the dialogue with theoretical and critical readings that the work draws on is wide-ranging, but some theoretical notions and certain reading operators were fundamental and are recurrent: the constitutive debates on the relationship between comics and the market and the culture industry (Adorno; Horkheimer (1985); Benjamin (2019), Eco (2010)); the discussions of Deleuze and Guattari (1995, 1996, 1997) on the notions of rhizome, arboreal system, lines of flight and becoming; as well as the reflections of Ramos (2019), Cagnin (1975), Postema (2018), among others, regarding the languages of comics.
Palavras-chave: Personagem
Protagonismo constelar
Narrativa gráfica
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: MELO, B. S. Protagonismo constelar em Guerra civil: história, linguagem e multiplicidade nas HQ’s da Marvel. 2024. 218 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5025
Data de defesa: 10-Abr-2024
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