Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5295
Tipo do documento: Dissertação
Título: O mal e a vingança em O morro dos ventos uivantes: do romance de Emily Brontë à adaptação fílmica de Peter Kosminsky
Autor: Oliveira, Priscila Soares
Primeiro orientador: Fernandes, Auricélio Soares
Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade abordar duas representações do campo artístico: a literatura e o cinema, de forma a traçar um diálogo entre ambas, em relação às suas características particulares e em como uma mídia pode ser adaptada para outra. A obra literária que será discutida nessa pesquisa é o romance único da escritora inglesa Emily Brontë: O Morro dos Ventos Uivantes (2009) – publicado sob o título original de Wuthering Heights (1847) – e a obra fílmica homônima dirigida pelo britânico Peter Kosminsky no ano de 1992. Uma das pretensões deste estudo é observar como se deu a vingança do personagem Heathcliff em ambas as obras, vislumbrando como o diretor adaptou para a tela o mal e a vingança desse personagem, utilizando-se de elementos próprios da natureza fílmica – a exemplo das cores, cenário, música, figurino – a mise-en-scène, para compor uma narrativa visual para além dos diálogos e da atuação. Para isso, fazemos uso da pesquisa exploratória, com etapas divididas em conceituação teórica, contextualização e análise dos objetos de estudo. Utilizamos como referencial teórico os estudos de Cevasco e Siqueira (1985) sobre o contexto histórico-social de produção da obra literária, assim como Dinsdale (2019), que traz uma percepção sobre a vida e obra da família Brontë; acerca das nossas discussões sobre o mal, vingança e violência, trazemos Battaile (2015), Arendt (1963), Eagleton (2012) e Girard (2012); sobre os estudos das adaptações cinematográficas e mise-en-scène, utilizamos os estudos de Hutcheon (2011), Stam (2008) e Bordwell e Thompson (2013) entre outros que dialogam com a temática em estudo. A partir dessas análises, identificamos que a utilização da mise-en-scène foi uma ferramenta imprescindível para a construção e caracterização do mal e da vingança de Heathcliff, de forma que foi por meio dela que a vingança tornou-se explícita no filme, bem como a utilização dos cenários como complemento emocional dos personagens.
Abstract: This research aims for the purpose approach two representations of the artistic field: literature and cinema, in order to establish a dialogue between both, in relation to their particular characteristics and how one media can be adapted to another. The literary work that will be discussed in this research is the only novel by the English writer Emily Brontë: Wuthering Heights (2009) – published under the original title of Wuthering Heights (1847) – and the film of the same name, directed by the British director Peter Kosminsky, and distributed by Paramount Pictures in 1992. One of the aims of this study is to observe how the revenge of the character Heathcliff took place in both works, envisioning how the director adapted all the strength and impetuosity of this character to the screen, using elements typical of the filmic nature – such as colors, scenery, music, costumes – and the mise-en-scène, to compose a visual narrative beyond the dialogues and acting. To that end, we use exploratory research, with stages divided into theoretical conceptualization, contextualization, and analysis. We use as theoretical references the studies by Cevasco and Siqueira (1985) on the historical social context of the production of the literary work, as well as Dinsdale (2019), which provides an insight into the life and work of the Brontë family; regarding our discussions on evil, revenge, and violence, we bring Battaile (2015), Arendt (1963), Eagleton (2012), and Girard (2012); regarding studies of film adaptations and mise-en-scène, we use the studies by Hutcheon (2011), Stam (2008) and Bordwell and Thompson (2013), among others that dialogue with theme. From these analyses, identified that the use of mise-en-scène was an essential tool for the construction and characterization of Heathcliff's evil and revenge, so that it was through it that revenge became explicit in the movie, and the use of settings as an emotional complement to the characters.
Palavras-chave: Emoções na literatura
Adaptação literária
Mise-ènscene
Literatura inglesa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: OLIVEIRA, P. S. O mal e a vingança em O morro dos ventos uivantes: do romance de Emily Brontë à adaptação fílmica de Peter Kosminsky. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5295
Data de defesa: 25-Mar-2025
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Priscila.pdfPDF - Priscila Soares Oliveira3.18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
biblioteca.uepb.edu.br (1).pdfTermo de depósito176.99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.