Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5028
Tipo do documento: Dissertação
Título: A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
Autor: Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues 
Primeiro orientador: Justino, Luciano Barbosa
Primeiro membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Segundo membro da banca: Nogueira, Maria Simone Marinho
Resumo: A presente pesquisa consistiu em analisar o livro O caderno rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, a partir da performance. Esse livro, o primeiro da chamada Trilogia Obscena da autora, tem suscitado debates ao longos dos anos, desde a sua publicação em 1990, por trazer como narradora uma menina de oito anos de idade que conta em seu caderninho cor-de-rosa as suas experiências sexuais sob a supervisão e com o consentimento dos pais, no entanto, ao final da narrativa, o desfecho surpreende o leitor. Desse modo, buscamos, através desse estudo, entender a pornografia como uma performance da autora para atingir tanto o público leitor quanto as grandes editoras, que segundo ela, sempre lhe viraram as costas. Nesse ínterim, entendemos a performance como um conceito aberto, o qual possibilita ao texto literário direcionar os caminhos que devem ser seguidos para a sua compreensão, desse modo, essa abordagem teórica dialoga com O caderno rosa de Lori Lamby, tendo em vista a dupla atuação de Hilda Hilst: no discurso midiático e nos discursos das personagens Lori Lamby e seu pai escritor. Para alcançarmos tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e realizada a análise do livro por meio do método qualitativo. No primeiro momento, foi realizada a leitura da fortuna crítica do texto, em seguida, a leitura da obra à luz do conceito de performance, entendendo as intervenções da autora como performatizantes e instituidoras potenciais de leituras, e, por fim, uma análise do texto a partir do cruzamento entre a performance e a pornografia, entendendo os corpos de Corina e Lori Lamby como mediadores desse cruzamento. Neste estudo, percebemos o discurso pornográfico em O caderno rosa como uma crítica à própria pornografia a partir da construção das personagens. Para fundamentar as nossas discussões sobre os estudos da performance, recorremos as contribuições teóricas de Zumthor (2007), Leal (2012), Beigui (2011), Colmenero (2016), no tocante aos estudos sobre a pornografia, utilizamos como aporte teórico as contribuições de Preciado (2018), Ceccarelli (2011) Maingueneau (2010), entre outros.
Abstract: The present research consisted of analyzing the book "O caderno rosa de Lori Lamby" by the writer Hilda Hilst, from the perspective of performance. This book, the first in the author's so-called Obscene Trilogy, has sparked debates over the years since its publication in 1990, as it features an eight-year-old girl as the narrator who recounts her sexual experiences in her pink notebook under the supervision and consent of her parents. However, the ending of the narrative surprises the reader. Thus, through this study, we aim to understand pornography as a performance by the author to reach both the reading public and major publishers, who, according to her, always turned their backs on her. In this context, we understand performance as an open concept, which allows the literary text to guide the paths that should be followed for its comprehension. This theoretical approach, therefore, dialogues with "O caderno rosa de Lori Lamby," considering Hilda Hilst's dual role: in the media discourse and in the discourses of the characters Lori Lamby and her writer father. To achieve this objective, a bibliographic research was developed, and the book was analyzed using a qualitative method. Initially, the critical reception of the text was reviewed, followed by a reading of the work in light of the concept of performance, understanding the author's interventions as performative and potentially influential in shaping interpretations. Finally, the text was analyzed through the intersection of performance and pornography, recognizing the bodies of Corina and Lori Lamby as mediators of this intersection. In this study, we perceive the pornographic discourse in "O caderno rosa" as a critique of pornography itself through the construction of the characters. To support our discussions on performance studies, we drew on the theoretical contributions of Zumthor (2007), Leal (2012), Beigui (2011), and Colmenero (2016). Regarding pornography studies, we used the theoretical contributions of Preciado (2018), Ceccarelli (2011), Maingueneau (2010), among others.
Palavras-chave: Linguagem
Performance
Pornografia
Corpo
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: PONTES , M. D. R. A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5028
Data de defesa: 24-Abr-2024
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Cadastramento e Autorização Maríllia Danielli Rodrigues Pontes.pdfTermo de depósito627.67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS MARÍLLIA DANIELLI RODRIGUES PONTES.pdfPDF - Maríllia Danielli Rodrigues Pontes1.05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.