Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5293
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A deusa no ventre das palavras: o sagrado em Conceição Evaristo e Adriane Garcia |
Título(s) alternativo(s): | La diosa en el vientre de las palabras: lo sagrado en Conceição Evaristo y Adriane Garcia |
Autor: | Ramalho, Daniel Rodas ![]() |
Primeiro orientador: | Nogueira, Maria Simone Marinho |
Primeiro membro da banca: | Magalhães, Antonio Carlos de Melo |
Segundo membro da banca: | Bezerra, Cicero Cunha |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar as possíveis ressignificações do sagrado nas obras Poemas da recordação e outros movimentos (2017), de Conceição Evaristo, e Eva-proto-poeta (2020), de Adriane Garcia, de modo a evidenciar como as poéticas distintas das autoras, enquanto construtos estéticos, subvertem uma ótica patriarcal da sacralidade, possibilitando uma (re)definição poética desse conceito. Partindo de uma reflexão crítica acerca da concepção de “sagrado” em Eliade (2018), coadunada a uma discussão sobre a relação entre mito, literatura e sacralidade – no que concerne às possíveis releituras literárias da ideia de “sagrado” na poesia contemporânea –, realizou-se um levantamento teórico-conceitual no que diz respeito à imagem do Deus-pai enquanto construto de uma perspectiva patriarcal do divino, sobretudo a partir de uma leitura limitada do mito bíblico da Criação – reflexão essa ancorada nas considerações de Candiotto (2021), Gebara (1992) e Gerstenberger (1998), dentre outros(as). A seguir, tendo como ponto de partida os apontamentos de Campbell (2015) e D’Eaubonne (1977), assim como as teorizações acerca das Teologias Feminista (TF) e Feminista Negra (TFN), conforme Forcades i Vila (2011) e Krob (2014), discutiram-se as possibilidades hermenêutico-teológicas de um “divino feminino”, pautado em uma perspectiva feminista do “sagrado”, em diálogo com o arquétipo da Grande Mãe de Neumann (2021) e seus “sub-arquétipos”: a Mãe Bondosa e a Mãe Terrível, associando-as com a literatura, a partir de Ribeiro (2012). Em seguida, tendo como base os arcabouços culturais que perpassam as poéticas de Conceição Evaristo (2017) e Adriane Garcia (2020) – a tradição mítica ioruba e a tradição judaico-cristã, respectivamente –, realizou-se uma análise do corpus pautada nas chaves arquetípicas Ìyàmis/yabás e Eva-Lilith, interpretando as presenças explícitas e/ou implícitas dessas figuras enquanto manifestações poéticas da imagem da Grande Mãe e, consequentemente, de uma ótica do “sagrado” a partir do feminino, subvertendo posições hierárquicas e estabelecendo a Mulher enquanto corporificação de uma outra ótica do “sagrado”. Por fim, tendo em vista a discussão evidenciada nas análises, realizou-se um arremate comparatista, no qual se propôs, a partir das (re)leituras discutidas, uma reflexão acerca das derivas poético-conceituais desencadeadas pelos projetos estéticos das autoras, nos quais a própria concepção de “sagrado” é redefinida e ressignificada para além de quaisquer concepções engessadas ou institucionalizadas, refletindo a própria instabilidade poético-textual da sacralidade mítica e suas múltiplas possibilidades de (re)leitura, em consonância com uma perspectiva feminina da divindade. |
Abstract: | La presente investigación tuvo como objetivo investigar las posibles resignificaciones de lo sagrado en las obras Poemas da recordação e outros movimentos (2017), de Conceição Evaristo, y Eva-proto-poeta (2020), de Adriane Garcia, con el fin de destacar cómo las distintas poéticas de las autoras, como construcciones estéticas, subvierten una perspectiva patriarcal de lo sagrado, posibilitando una (re)definición poética de este concepto. A partir de una reflexión crítica sobre la concepción de lo “sagrado” en Eliade (2018), combinada con una discusión sobre la relación entre mito, literatura y sacralidad – en relación con posibles reinterpretaciones literarias de la idea de lo “sagrado” en la poesía contemporánea –, se realizó un estudio teórico-conceptual en torno a la imagen de lo Dios-Padre como construcción de una perspectiva patriarcal de lo divino, especialmente a partir de una lectura limitada del mito bíblico de la Creación – una reflexión anclada en las consideraciones de Candiotto (2021), Gebara (1992) y Gerstenberger (1998), entre otros. A continuación, tomando como punto de partida los apuntes de Campbell (2015) y D’Eaubonne (1977), así como las teorizaciones sobre la Teología Feminista (TF) y la Teología Feminista Negra (TFN), según Forcades i Vila (2011) y Krob (2014), se discutieron las posibilidades hermenéutico-teológicas de un “divino femenino”, a partir de una perspectiva feminista de lo “sagrado”, en diálogo con el arquetipo de la Gran Madre de Neumann (2021) y sus “subarquetipos”: la Madre Bondadosa y la Madre Terrible, asociándolos a la literatura, a partir de Ribeiro (2012). Luego, a partir de los marcos culturales que permean las poéticas de Conceição Evaristo (2017) y Adriane Garcia (2020) – la tradición mítica yoruba y la tradición judeocristiana, respectivamente –, se realizó un análisis del corpus a partir de las claves arquetípicas Ìyàmis/yabás y Eva-Lilith, interpretando las presencias explícitas y/o implícitas de estas figuras como manifestaciones poéticas de la imagen de la Gran Madre y, en consecuencia, de una perspectiva de lo “sagrado” desde lo femenino, subvirtiendo posiciones jerárquicas y estableciendo a la Mujer como encarnación de otra perspectiva de lo “sagrado”. Finalmente, en vista de la discusión destacada en los análisis, se realizó una conclusión comparativa, en la que se propuso, a partir de las (re)lecturas discutidas, una reflexión sobre las derivas poético-conceptuales desencadenadas por los proyectos estéticos de las autoras, en los que la propia concepción de “sagrado” se redefine y resignifica más allá de cualquier concepción rígida o institucionalizada, reflejando la propia inestabilidad poético-textual de la sacralidad mítica y sus múltiples posibilidades de (re)lectura, en consonancia con una perspectiva femenina de la divinidad. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Poesia brasileira contemporânea Sagrado na literatura |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | RAMALHO, D. R. A deusa no ventre das palavras: o sagrado em Conceição Evaristo e Adriane Garcia. 2025. 169 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5293 |
Data de defesa: | 19-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Daniel Rodas Ramalho.pdf | PDF - Daniel Rodas Ramalho | 1.79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo-de-Deposito-BDTD_5D_assinado.pdf | Termo de depósito | 394.99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.