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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sensibilidades, subjetividade e violência de gênero em "O peso do pássaro morto", de Aline Bei, e "Young Mungo", de Douglas Stuart
Autor: Pinto, Jorge Alves 
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Primeiro membro da banca: Gomes, Carlos Magno Santos
Segundo membro da banca: Silva, Marcelo Medeiros da
Resumo: Dentre as muitas formas de violência, discute-se na contemporaneidade aquela relacionada ao gênero. As relações conflituosas provocam atritos capazes de resultados dramáticos, como por exemplo agressões físicas e estupros. Diante disso, está a problemática da (não) reação e sua proximidade com a noção de sensibilidades (os modos como tais respostas são externalizadas e inscritas no corpo do sujeito) e suas reverberações na subjetividade da vítima, de modo que as emoções associadas aos episódios de agressão se tornam constituintes de sua subjetividade. A presente dissertação investiga dois romances, um brasileiro, intitulado O peso do pássaro morto, de Aline Bei (2017), e um escocês intitulado Young Mungo, de Douglas Stuart (2022). Ambos apresentam a temática da violência de gênero por meio do estupro dos protagonistas. A principal diferença entre eles reside na reação ao evento traumático, pois a personagem do primeiro romance é incapaz de falar sobre isso ao longo de sua vida e engravida do homem que a viola, enquanto no segundo, o protagonista reage à agressão assassinando os dois homens que o vitimaram. Diante desses contextos, levantamos a hipótese de que as respostas frente aos episódios de violência são respectivas ao gênero das personagens. Portanto, questionamos como operam as sensibilidades dos protagonistas em relação à violência perpetrada contra eles, bem como os efeitos da mesma sobre suas subjetividades e consequente compreensão de si enquanto sujeitos. Assim, tem-se como objetivo geral investigar, por meio de um estudo comparativo entre as narrativas, como a violação dos corpos produz e interfere na subjetividade dos protagonistas. Para isso, são objetivos específicos: (1) Compreender o que motiva os processos de violência de gênero contra o corpo feminino em O peso do pássaro morto, e contra o corpo de um jovem gay em Young Mungo; (2) Estudar, com ênfase nas sensibilidades, os modos pelos quais os protagonistas reagem às violências sofridas e seu impacto para a construção de suas subjetividades; (3) Estabelecer e discutir o processo de formação do sujeito e as formas de resistência, quando possível, às instâncias que o assujeitam. Como referenciais teóricos, constam, para a violência de gênero Saffioti (2001; 2015), Segato (2003), Figueiredo (2019) e Gomes (2014; 2016; 2021); para masculinidades, Sedgwick (2015), Muszkat (2018), Kimmel (1997; 1998), Jeffrey (2015), Trevisan (2021) e Lawson (2013); a discussão sobre sensibilidades baseia-se em Pesavento (2003; 2005; 2007), Oliveira (2005), Lotterie (1998) e Santos (2008; 2019). Além disso, para outras considerações acerca de gênero e estupro, utiliza-se O’Mochain (2018), Sivakumaran (2005), Mardorossian (2002), Brownmiller (1975), e Zanello (2018). O estudo aponta a existência de sensibilidades que se formam a partir das convenções de gênero, de modo que o masculino ainda possui vantagem sobre o feminino, haja vista a manutenção da dominação masculina.
Abstract: Among the many forms of violence, those related to gender are currently discussed. Conflictual relationships cause friction capable of dramatic results, such as physical aggression and rape. Given this, there is the problem of (non)reaction and its proximity to the notion of sensibilities (how such responses are externalized and inscribed in the body of the subject) and their reverberations in the subjectivity of the victim so that the emotions associated with the episodes of aggression become constituents of their subjectivity. This dissertation investigates two novels, a Brazilian one titled The Weight of the Dead Bird by Aline Bei (2017) and a Scottish one titled Young Mungo by Douglas Stuart (2022). Both present the theme of gender violence through the rape of the protagonists. The main difference between them lies in the reaction to the traumatic event, as the character in the first novel is unable to talk about it throughout her life and becomes pregnant by the man who rapes her, whereas in the second one, the protagonist reacts to the aggression by murdering the two men who victimized him. Given these contexts, we hypothesize that responses to episodes of violence are related to the gender of the characters. Therefore, we question how the sensibilities of the protagonists operate concerning the violence perpetrated against them, as well as its effects on their subjectivities and consequent understanding of themselves as subjects. Thus, the general objective is to investigate, through a comparative study between the narratives, how the violation of bodies produces and interferes with the subjectivity of the protagonists. Specific objectives include: (1) To understand what motivates the processes of gender violence against the female body in The Weight of the Dead Bird and against the body of a young gay man in Young Mungo; (2) To study, with an emphasis on sensibilities, how the protagonists react to the violence suffered and its impact on the construction of their subjectivities; (3) To establish and discuss the subject's formation process and forms of resistance, when possible, to the instances that subject him. As theoretical references, for gender violence, there are Saffioti (2001; 2015), Segato (2003), Figueiredo (2019) and Gomes (2014; 2016; 2021); for masculinities, Sedgwick (2015), Muszkat (2018), Kimmel (1997; 1998), Jeffrey (2015), Trevisan (2021) and Lawson (2013); Pesavento (2003; 2005; 2007), Oliveira (2005), Lotterie (1998) and Santos (2008; 2019) base the discussion about sensibilities. Furthermore, for other considerations about gender and rape, O’Mochain (2018), Sivakumaran (2005), Mardorossian (2002), Brownmiller (1975), and Zanello (2018) are employed. The study points out the existence of sensibilities that are formed based on gender conventions so that the masculine still has an advantage over the feminine, given the maintenance of male domination.
Palavras-chave: Sensibilidade
Subjetividade
Estupro
Violência de gênero
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: PINTO, J. A. Sensibilidades, subjetividade e violência de gênero em "O peso do pássaro morto", de Aline Bei, e "Young Mungo", de Douglas Stuart. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5039
Data de defesa: 21-Mar-2024
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