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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5076
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dos fantasmas à metaficção: da novela A volta do parafuso (1898) à minissérie A maldição da mansão Bly (2020) |
Título(s) alternativo(s): | From ghosts to metafiction: from The turn of the screw (1898) novella to The Haunting of bly manor (2020) miniseries |
Autor: | Nascimento, Aline Oliveira do |
Primeiro orientador: | Fernandes, Auricélio Soares |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Auricélio Soares |
Segundo membro da banca: | Alves, Wanderlan da Silva |
Terceiro membro da banca: | Silva, Rosângela Neres Araújo da |
Resumo: | Através das adaptações audiovisuais, é possível observar diferentes releituras nas obras literárias, seja mediante uma ou mais referências. Isso ocorre na minissérie A maldição da mansão Bly (2020), de Mike Flanagan, que reescreve a novela A volta do parafuso (1898), de Henry James, apresentando novas leituras sobre a preceptora e os fantasmas. Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar os aspectos metaficcionais presentes tanto na minissérie quanto na novela, além de demonstrar como a ferramenta metaficcional mise en abyme é explorada nas obras. Para isso, fazemos uso da pesquisa exploratória, com etapas divididas em conceituação teórica, contextualização e análise. Utilizamos como referencial teórico os estudos sobre metaficção de Linda Hutcheon (1980), Patricia Waugh (1984), Gustavo Bernardo (2010) e Genilda Azerêdo (2019); assim como trabalhos de Lucien Dällenbach (1977) sobre a mise en abyme; também recorremos ao estudo biográfico de Bruce R. McElderry (1965) sobre Henry James e suas fases literárias; para uma melhor compreensão sobre o audiovisual, utilizamos as considerações sobre serialidade de Umberto Eco (1989) e Arlindo Machado (2000), além dos estudos sobre minisséries dispostos por Anna Maria Balogh (2005), Maria Mungioli (2013) e Jean-Pierre Esquenazi (2010), entre outros que dialogam com a nossa temática. A partir dessas análises, identificamos como ambas ficções apresentam diferentes camadas narrativas que se interligam, além da percepção de como a metaficção é disposta em diferentes meios semióticos: na literatura, a novela recorre a constante explicitação do texto como artefato literário, que dispõe de diferentes processos de escrita, a interação direta com o leitor, além da intertextualidade; na minissérie, o eixo principal inclui a perspectiva de três personagens acerca da mesma diegese e que, como conclusão, demonstram o espelhamento da narrativa. |
Abstract: | Through audiovisual adaptations, it is possible to notice different readings in the literary work, either through one or more references. This occurs in the miniseries The Haunting of Bly Manor (2020) by Mike Flanagan, who rewrites the novel The Turn of the Screw (1898) by Henry James, inserting new readings about the governess and the ghosts. Thus, this study aims to analyze the metafictional aspects present both in the miniseries and in the novella, in addition to demonstrating how the metafictional tool mise en abyme is explored in those works. To this end, we make use of exploratory research approach, divided in theoretical conceptualization, contextualization and analysis. We used as theoretical reference the studies on metafiction by Linda Hutcheon (1980), Patricia Waugh (1984), Gustavo Bernardo (2010) and Genilda Azerêdo (2019); in addition to the works of Lucien Dällenbach (1977) on mise en abyme; we also resort to the biographical study of Bruce R. McElderry (1965) on Henry James and his literary phases; for a better understanding of audiovisual, we utilized Umberto Eco (1989)’s and Arlindo Machado (2000)’s considerations of serialization, as well as miniseries studies provided by Anna Maria Balogh (2005), Maria Mungioli (2013) and Jean-Pierre Esquenazi (2010), among others that aggregate to this subject area. From these analysis, we manage to identify how both fictions render different layers which interconnect to each other, in addition to the notion of how metafiction is displayed in different semiotic means: in the literature, the novel recurs to constant writing explanation as literary artifact which makes use of various writing processes, direct interaction with the reader, along with intertextuality; in the miniseries, the core axis includes three characters points of view of the same diegesis and, as outcome, manifest the narrative’s mirroring. |
Palavras-chave: | Análise literária Metaficção Literatura |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | NASCIMENTO, A. O. Dos fantasmas à metaficção: da novela A volta do parafuso (1898) à minissérie A maldição da mansão Bly (2020). 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5076 |
Data de defesa: | 7-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
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