Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT : [49] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Completando a reta: números irracionais em sala de aula numa perspectiva investigativa
Este artigo de conclusão de curso foi concebido com o intuito de apresentar conceitos, ideias e propostas metodológicas que envolvem o estudo de números irracionais no ensino básico, mais precisamente no ensino fundamental, visto que a literatura dedicada a isto, nos seu mais diversos tipos e níveis, é insatisfatória e, mesmo a delicada abordagem sobre o que são os números racionais, pode não ser tão bem solidificada nesse estágio do ensino. Com esse objetivo, estabelecemos uma sequência de d...
O uso do tangram na EJA
Os jogos matemáticos, quando usados como recurso didático e de forma planejada, proporcionam novas perspectivas de continuidade de estudos em todas as modalidades de ensino, inclusive na educação de jovens e adultos. Esta dissertação tem como objetivo propor estratégias de ensino que colaborem com a aprendizagem (de modo lúdico e manipulável) de objetos do conhecimento da Matemática com o recurso do jogo Tangram, apresentando o Tangram enquanto recurso de fácil manuseio e acessibilidade, com...
Uma abordagem da mudança de coordenadas com o auxílio dos números complexos e aplicações
Abordaremos neste trabalho a mudança de coordenadas via números complexos. Em seguida, aplicaremos essa abordagem na identificação de seções cônicas e determinação de seus elementos. Tendo em vista que no Ensino Médio existe a abordagem apenas das situações em que estes lugares geométricos possuem eixos paralelos aos eixos do plano cartesiano, o conteúdo abordado neste trabalho visa auxiliar alunos e professores do ensino básico, propondo de forma simples, um método para identificar e determi...
O uso do software R no estudo das matrizes
A aplicabilidade de softwares nas aulas de matemática como recurso tecnológico vem apresentar o estudo da matemática mais interativo e dinâmico. O presente trabalho buscou apresentar um estudo das Matrizes com a aplicação do software R, propondo procedimentos práticos envolvendo as propriedades das Matrizes utilizando-se da linguagem de programação R nas aulas de matemática do ensino médio. Essa abordagem tem como propósito melhorar significativamente o estudo das Matrizes, diferentemente do ...
Explorando a semelhança de figuras planas com o auxílio do GeoGebra e materiais concretos: uma abordagem didática
A semelhança de figuras planas é um tema de grande importância dentro da Geometria, tanto pelas diversas aplicações, quanto pela relação direta com o mundo em que vivemos. Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo fazer um estudo sobre semelhança de figuras planas e apresentar propostas didáticas e ferramentas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem do tema. O estudo foi realizado com alunos do 9° Ano B do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio...
A importância da argumentação matemática na resolução de problemas
Atualmente, percebe-se uma decadência do formalismo no ensino dos conteúdos matemáticos, principalmente na educação básica na qual a maioria dos livros só aborda fórmulas prontas, impossibilitando que o aluno construa o conhecimento matemático através da lógica dedutiva. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo construir uma proposta que desenvolva os conteúdos matemáticos com um certo rigor e formalismo, utilizando a lógica para demonstrar as principais fórmulas e teoremas. Para ...
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
Este trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a re...
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas re...
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equ...
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico
Este trabalho consiste numa pesquisa feita a partir de uma proposta de ensino, abordando dentro do ensino da geometria o triângulo equilátero, pois este fornece um contexto rico que pode ser bastante explorado. Sabemos que o estudo de geometria é de fundamental importância ao longo da experiência educacional do aluno no que diz respeito aos conhecimentos necessários para várias áreas. Entendemos também que o estudo da Geometria, de maneira mais investigativa, já na Educação Básica propor...
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para ...
Números perfeitos e amigáveis
Ós números perfeitos, bem como os números amigáveis, começaram a ser estudados pela escola pitágorica e até os dias atuais despertam a curiosidade de muitos teóricos dos números. Apesar de serem tópicos relativamente simples, no sentido de considerar conceitos elementares, como divisores e a função σ(n) soma de divisores, ainda existem alguns problemas em aberto inerentes, e isto tem motivado cada vez mais estudiosos a desenvolverem técnicas mais substanciais a fim de encontrar uma soluç...
Equações que reverberam: compreendendo o funcionamento do ouvido humano
Neste trabalho foi apresentado como funciona o processo pelo qual nosso sistema auditivo interpreta sons, esse processo é chamado de Transdução Auditiva. Constitui-se como objetivo principal desta pesquisa apresentar do ponto de vista biológico e matemático, o funcionamento do nosso aparelho auditivo, desde o momento em que recebemos as ondas sonoras provenientes do meio externo, até o momento em que esta é transformada em pulsos elétricos que são enviados ao cérebro fazendo-nos reconhecer ...
O estudo das Cônicas e Quádricas com o auxílio dos softwares GeoGebra e R
O uso de recursos tecnológicos vem ajudando a melhorar de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem da geometria. O texto que segue aborda um estudo de cônicas e quádricas com o objetivo de auxiliar professores e estudantes a ter uma visão mais concreta e dinâmica destes elementos com os softwares de distribuição livre GeoGebra e o R. Inicialmente abordaremos um breve relato histórico sobre o surgimento das cônicas e quádricas, temos uma pequena descrição sobre os softwares ...
Poliedros duais e algumas aplicações
Neste trabalho, fazemos um estudo sobre a dualidade de poliedros, destacando o ensino de geometria e o contexto histórico do seu surgimento. Apresentamos quatro classes de poliedros bastante interessantes: a dos poliedros regulares, a dos poliedros de Kepler Poinsot, a dos sólidos de Arquimedes e a dos sólidos de Catalan, descrevendo uma breve bibliogra a sobre as contribuições desses grandes matemáticos, incluindo Platão. Evidenciamos todas as de nições e resultados pertinentes ao estudo...
Intuição matemática
Neste trabalho, apresentamos diversos fatos matemáticos interessantes, os quais mostram que não devemos confiar somente na nossa intuição. Este tema está relacionado a uma área relativamente nova da Matemática, chamada Lineabilidade. Esta área busca a existência de grandes estruturas matemáticas, as quais são compostas de objetos com certas propriedades “patológicas”. Após a explanação dos pré-requisitos e conceitos básicos sobre esta teoria, os quais abordam em sua amplitude a Cardinalidade e...
Diâmetros de cônicas: Uma proposta de abordagem no Ensino Médio
O presente trabalho objetiva o estudo amplo e detalhado do diâmetro das cônicas, eixo pouco explorado, mas com grande relevância no âmbito da geometria analítica. Os tópicos abaixo apresentam demonstrações e aplicações do conteúdo das cônicas, por meio da reso- lução detalhada de exemplos e da aplicação de conceitos conjecturados durante o processo de construção, através de proposições ou teoremas, com objetivo de apresentar o tema prin- cipal de uma forma sucinta e que venha a ser utilizado ...
Cônicas: Tópicos especiais para o Ensino Médio
As seções cônicas e muitas de suas características estão entre os tópicos mais importantes da Geometria Analítica. Entretanto, esses conteúdos têm sido pouco explorados pelos professores de Matemática. Quando esses tópicos são apresentados em sala de aula, geralmente são trabalhados com questões que envolvem somente a substituição de letras por números, comprometendo a aprendizagem dos alunos. É de suma importância enfatizar uma abordagem histórica das cônicas, o significado das mesmas e suas ...
Matemática e música: Uma proposta pedagógica
O presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de fraç...
Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o uso de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria Espacial. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no entendimento e interpretação da matemática, da visão que a maioria destes tem de que a matemática é uma disciplina difícil, bem como pelo fato de estarmos lidando com uma geração totalmente voltada para as tecnologias, ve...
- 49 UEPB
- 49 Dissertação