Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5082
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por uma geometria pictórica: histórias, usos e conexões das imagens
Título(s) alternativo(s): For a pictorial geometry: histories, uses, and connections of images
Autor: Alves, Emanuel Carlos Albuquerque 
Primeiro orientador: Oliveira, Arlandson Matheus Silva
Primeiro membro da banca: Oliveira, Arlandson Matheus Silva
Segundo membro da banca: Freitas, Luciana Roze de
Terceiro membro da banca: Goncalves, Ion Moutinho
Resumo: Este trabalho examina a possibilidade de incorporar elementos pictóricos e geométricos de forma sistemática no ensino da Matemática, superando a predominância de abordagens algébricas e ampliando o foco além dos conteúdos tradicionais de Geometria. A pesquisa, baseada em revisões bibliográficas, começa destacando a relevância histórica desses elementos na construção da Matemática e como eles foram progressivamente substituídos por métodos algébricos. Em seguida, são analisadas teorias da Educação Matemática que enfatizam a importância dos elementos visuais no desenvolvimento cognitivo. Por fim, são discutidos exemplos práticos de objetos matemáticos com interpretações geométricas, reforçando a viabilidade de uma matemática mais pictórica e geométrica na prática pedagógica.
Abstract: This works examines the possibility of systematically incorporating pictorial and geometric elements into the teaching of Mathematics, overcoming the predominance of algebraic approaches and expanding the focus beyond traditional Geometry content. The research, based on literature reviews, begins by highlighting the historical relevance of these elements in the construction of Mathematics and how they were progressively replaced by algebraic methods. Next, it analyzes theories of Mathematics Education that emphasize the importance of visual elements in cognitive development. Finally, practical examples of mathematical objects with geometric interpretations are discussed, reinforcing the feasibility of a more pictorial and geometric approach in pedagogical practice.
Palavras-chave: história da matemática
ensino de matemática
ensino de geometria
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: ALVES, Emanuel Carlos Albuquerque. Por uma geometria pictórica: histórias, usos e conexões das imagens. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5082
Data de defesa: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdfDS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves2.37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdfPE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves2.12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD590.02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.