Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5082
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Por uma geometria pictórica: histórias, usos e conexões das imagens |
Título(s) alternativo(s): | For a pictorial geometry: histories, uses, and connections of images |
Autor: | Alves, Emanuel Carlos Albuquerque |
Primeiro orientador: | Oliveira, Arlandson Matheus Silva |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Arlandson Matheus Silva |
Segundo membro da banca: | Freitas, Luciana Roze de |
Terceiro membro da banca: | Goncalves, Ion Moutinho |
Resumo: | Este trabalho examina a possibilidade de incorporar elementos pictóricos e geométricos de forma sistemática no ensino da Matemática, superando a predominância de abordagens algébricas e ampliando o foco além dos conteúdos tradicionais de Geometria. A pesquisa, baseada em revisões bibliográficas, começa destacando a relevância histórica desses elementos na construção da Matemática e como eles foram progressivamente substituídos por métodos algébricos. Em seguida, são analisadas teorias da Educação Matemática que enfatizam a importância dos elementos visuais no desenvolvimento cognitivo. Por fim, são discutidos exemplos práticos de objetos matemáticos com interpretações geométricas, reforçando a viabilidade de uma matemática mais pictórica e geométrica na prática pedagógica. |
Abstract: | This works examines the possibility of systematically incorporating pictorial and geometric elements into the teaching of Mathematics, overcoming the predominance of algebraic approaches and expanding the focus beyond traditional Geometry content. The research, based on literature reviews, begins by highlighting the historical relevance of these elements in the construction of Mathematics and how they were progressively replaced by algebraic methods. Next, it analyzes theories of Mathematics Education that emphasize the importance of visual elements in cognitive development. Finally, practical examples of mathematical objects with geometric interpretations are discussed, reinforcing the feasibility of a more pictorial and geometric approach in pedagogical practice. |
Palavras-chave: | história da matemática ensino de matemática ensino de geometria |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | ALVES, Emanuel Carlos Albuquerque. Por uma geometria pictórica: histórias, usos e conexões das imagens. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5082 |
Data de defesa: | 23-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf | DS - Emanuel Carlos Albuquerque Alves | 2.37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves.pdf | PE - Emanuel Carlos Albuquerque Alves | 2.12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 590.02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.