Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4737
Tipo do documento: Dissertação
Título: Completando a reta: números irracionais em sala de aula numa perspectiva investigativa
Autor: Gabriel, Allyson Medeiros 
Primeiro orientador: Coelho, Emanuela Regia de Sousa
Primeiro coorientador: Oliveira, Arlandson Matheus Silva
Primeiro membro da banca: Coelho, Emanuela Regia de Sousa
Segundo membro da banca: Freitas, Luciana Roze de
Terceiro membro da banca: Souza, Giovana Higinio de
Resumo: Este artigo de conclusão de curso foi concebido com o intuito de apresentar conceitos, ideias e propostas metodológicas que envolvem o estudo de números irracionais no ensino básico, mais precisamente no ensino fundamental, visto que a literatura dedicada a isto, nos seu mais diversos tipos e níveis, é insatisfatória e, mesmo a delicada abordagem sobre o que são os números racionais, pode não ser tão bem solidificada nesse estágio do ensino. Com esse objetivo, estabelecemos uma sequência de discussões relativas tanto aos números racionais quanto irracionais que acreditamos ser mais intuitiva e construtiva para uma formalização do que seria, ao final, o conjunto dos números reais. Ainda, como produto educacional, apresentamos propostas de atividades para serem executadas nos anos finais do ensino fundamental, seguindo o processo de Investigação Matemática.
Abstract: This course conclusion article was conceived with the intention of presenting concepts, ideas and methodological proposals that involve the study of irrational numbers in basic education, more precisely in fundamental education, since the literature dedicated to this, in its most diverse types and levels, is unsatisfactory and even the delicate approach about what rational numbers are may not be so well solidified at this stage of teaching. With this objective, we established a sequence of discussions related to both rational and irrational numbers that we believe is more intuitive and constructive for a formalization of what would be, in the end, the set of real numbers. Still, as an educational product, we present proposals for activities to be carried out in the final years of elementary school, following the process of Mathematical Investigation.
Palavras-chave: Números irracionais
Números racionais
Investigação matemática
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: GABRIEL, Allyson Medeiros. Completando a reta: números irracionais em sala de aula numa perspectiva investigativa. 2023. 38 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4737
Data de defesa: 22-Ago-2023
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Allyson Medeiros Gabriel.pdfDS - Allyson Medeiros Gabriel761.29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD543.78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.