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Tipo do documento: Dissertação
Título: Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
Título(s) alternativo(s): Incentive to Mathematical Writing in Basic Education: What teachers and undergraduates think
Autor: Bernardo, Raylson José Deodato 
Primeiro orientador: Coelho, Emanuela Régia de Sousa
Primeiro membro da banca: Benetti, Djeison
Segundo membro da banca: Esteves, Divanilda Maia
Resumo: Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto.
Abstract: This work addresses the use of mathematical writing as a methodological tool in the classroom by teachers from the city of Aroeiras-PB and how the Licentiate students in Mathematics from the same city are being prepared to work with the writing mathematics in their respective training courses. Our research was qualitative and was carried out through two questionnaires, each one aimed at one of the audiences that were being interviewed. The questions addressed topics related to writing mathematics, their involvement with the Portuguese language and the way in which teachers present a mathematical result to their students. From the questionnaires sent, we obtained responses that indicate a tendency to use mathematical writing as a pedagogical tool, however, due to several factors, some teachers avoid use it. Future teachers, however, indicate that they are not receiving the training expected to be able to use mathematical writing in their range of methodologies. In addition, we investigated how the authors approached the subject through a bibliographic review of the subject.
Palavras-chave: Redação matemática
Educação matemática
Educação básica
Formação docente
Argumentação
Mathematical writing
Argumentation
Teacher training
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: BERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339
Data de defesa: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

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