Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5083
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Atividades de explorações matemáticas utilizando matemágicas com baralho no ensino da álgebra e da aritmética |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical exploration activities using mathematical magic with cards in the teaching of algebra and arithmetic |
Autor: | Pereira, Francinaldo Domingos |
Primeiro orientador: | Silva, Maria Isabelle |
Primeiro membro da banca: | Silva, Maria Isabelle |
Segundo membro da banca: | Freitas, Luciana Roze de |
Terceiro membro da banca: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | A ideia central desta dissertação foi tentar suprir as dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da Matemática através de atividades de exploração matemática unidas a uma dinâmica de ensino por meio de mágicas matemáticas, denominadas de Matemágicas, com a finalidade de despertar nos alunos um maior interesse, participação e aproveitamento em sala de aula, além de contribuir para a melhoria da aprendizagem em matemática estimulando o raciocínio lógico e matemático e a capacidade de resolver problemas. O objetivo geral desta pesquisa foi propor uma sequência didática por meio de Matemágicas com a utilização de um baralho comum, desvendando o truque matemático em cada uma delas para resolver com os alunos atividades de explorações matemáticas evidenciando o conteúdo abordado de modo compreensivo, numa turma do Ciclo VI - EJA do Ensino Médio com o intuito de gerar nos alunos uma melhor compreensão e absorção do conhecimento. As Matemágicas com baralho trabalhadas na pesquisa foram expostas aos alunos, assim como os truques por trás de cada uma delas foram desvendados e explicados evidenciando e detalhando os conteúdos e habilidades matemáticas predominantes em cada Matemágica. Para explicar e desvendar cada truque foram utilizados conteúdos envolvendo ´álgebra básica e aritmética. A metodologia desenvolvida nas atividades propostas aos alunos teve um caráter qualitativo e quantitativo foi desenvolvida por intermédio de resolução de situações-problemas e demonstrações matemáticas simples que auxiliaram os alunos a obterem os resultados esperados na pesquisa. Essa pesquisa foi realizada no período de outubro a dezembro de 2023, na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, localizada no município de Serra Redonda–PB. Os resultados da pesquisa mostraram a eficácia na melhoria da compreensão dos alunos em relação aos conteúdos abordados, com destaque para o ensino através de explorações matemáticas e da Matemágica. |
Abstract: | The central idea of this dissertation was to try to overcome the difficulties presented by students in learning mathematics through mathematical exploration activities combined with teaching dynamics through mathematical magic, called Matemagics, with the aim of arousing greater interest, participation and enjoyment in the classroom, as well as contributing to the improvement of learning in mathematics by stimulating logical and mathematical reasoning and the ability to solve problems. The general objective of this of this research was to propose a didactic sequence through Matemagics using a common deck of cards, unveiling the mathematical trick in each of them to solve mathematical exploration activities with the students, highlighting the content covered in a comprehensive way, in a Cycle VI - EJA high school class with the aim of generating a better understanding and absorption of knowledge in the students. The matemagics with playing deck Worked in the research were Exposed to the students as well as the tricks behind each one were explained, highlighting and detailing the predominant mathematical content and skills in each matemagic. Contents involving basic algebra and arithmetic were used to explain and unravel each trick. The methodology developed in the activities proposed to the students was qualitative character and was developed by solving problem-situations and simple mathematical demonstrations that helped the students to obtain the results expected in the research. This research was carried out between October and December 2023, at the Dom Adauto State Comprehensive Citizen School for Primary and Secondary Education, located in the municipality of Serra Redonda-PB. The results of the research showed the effectiveness of improving students understanding of the content covered, with emphasis on teaching through mathematical explorations and Matemagic. |
Palavras-chave: | Exploração matemática Baralho Situação-problema Matemágica |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | PEREIRA, Francinaldo. Atividades de explorações matemáticas utilizando matemágicas com baralho no ensino da álgebra e da aritmética. 2024. 194 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5083 |
Data de defesa: | 16-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Francinaldo Domingos Pereira.pdf | DS - Francinaldo Domingos Pereira.pdf | 4.51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD.pdf | 243.96 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.