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Tipo do documento: Dissertação
Título: Métodos para divisão de segmentos, circunferências, áreas e ângulos em partes (quase) iguais usando apenas régua e compasso
Título(s) alternativo(s): Methods for dividing segments, circles, areas, and angles into (almost) equal parts using only straightedge and compass
Autor: Oliveira, Wedes Junior Gomes de
Primeiro orientador: Oliveira, Arlandson Matheus Silva
Primeiro membro da banca: Freitas, Luciana Roze de
Segundo membro da banca: Lima, Ronaldo Freire de
Resumo: Este estudo se dedica a detalhar o processo de construção e divisões de diversas figuras geométricas, utilizando como ferramentas principais a régua não graduada e o compasso. Serão exploradas tanto as construções exatas quanto aquelas que exigem aproximações. Antes de iniciar as construções, faremos uma abordagem das recomendações curriculares sobre o ensino de construções geométricas e a trajetória desse tema na educação brasileira, desde seu surgimento até o atual cenário. Adicionalmente, o texto oferece um embasamento teórico sobre a relevância das construções geométricas no processo de ensino-aprendizagem, para a formação do estudante. Em seguida, apresentamos as principais construções geométricas, desde as construções elementares até as construções mais complexas, detalhando os procedimentos passo a passo e ilustrando-as com figuras feitas no GeoGebra. Alicerçados nos princípios da geometria plana e da álgebra, todas as construções vêm acompanhadas das justificativas matemáticas, garantindo assim a validade dos resultados.
Abstract: This study is dedicated to detailing the construction process and divisions of various geometric figures, using an ungraduated ruler and a compass as the primary tools. Both exact constructions and those requiring approximations will be explored. Before starting the constructions, we will approach the curricular recommendations regarding the teaching of geometric constructions and the trajectory of this topic in Brazilian education, from its emergence to the current scenario. Additionally, the text provides a theoretical foundation on he relevance of geometric constructions in the teaching-learning process for student formation. Subsequently, we present the main geometric constructions, from elementary to more complex constructions, detailing the step-by-step procedures and illustrating them with figures made in GeoGebra. Grounded in the principles of plane geometry and algebra, all constructions are accompanied by mathematical justifications, thus ensuring the validity of the results.
Palavras-chave: Geometria euclidiana
Construções geométricas
Ensino de geometria
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: OLIVEIRA, Wedes Junior Gomes de. Métodos para divisão de segmentos, circunferências, áreas e ângulos em partes (quase) iguais usando apenas régua e compasso. 2025. 127 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5335
Data de defesa: 22-Ago-2025
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

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