Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5177
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática para o ensino de matemática financeira no 9º ano do ensino fundamental
Autor: Leitão, Thiago Galvão Brito 
Primeiro orientador: Esteves, Divanilda Maia
Primeiro membro da banca: Esteves, Divanilda Maia
Segundo membro da banca: Freitas, Luciana Roze de
Terceiro membro da banca: Silva, Severino Horácio da
Resumo: A crescente complexidade do mundo financeiro requer uma abordagem pedagógica eficaz que possibilite aos jovens adquirir competências necessárias para tomar decisões conscientes e responsáveis em suas vidas financeiras futuras. A relevância da educação financeira no contexto educacional contemporâneo é inegável, especialmente no que concerne ao desenvolvimento integral dos estudantes. Este estudo propõe aplicar uma sequência didática em Matemática Financeira destinada ao Ensino Fundamental II, mais precisamente ao 9º ano, visando capacitar os alunos na compreensão e aplicação dos conceitos financeiros básicos de forma prática e contextualizada. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, buscando embasamento teórico em obras que abordam tanto a educação financeira quanto a didática de matemática e a implementação da sequência didática em sala de aula, analisando seus impactos na aprendizagem dos alunos. A dissertação oferece uma contribuição para a identificação de estratégias pedagógicas direcionadas para o ensino de conceitos financeiros, e para a elevação da qualidade do ensino.
Abstract: The growing complexity of the financial world requires an effective pedagogical approach that enables young people to acquire the skills needed to make conscious and responsible decisions in their future financial lives. The relevance of financial education in the contemporary educational context is undeniable, especially with regard to the integral development of students. This study proposes a didactic sequence in Financial Mathematics aimed at Elementary School II, more precisely the 9th grade, aiming to train students in the understanding and application of basic financial concepts in a practical and contextualized way. To this end, a qualitative and exploratory bibliographical research will be carried out, seeking theoretical basis in works that address both financial education and mathematics didactics. The dissertation offers a contribution to the identification of pedagogical strategies aimed at teaching financial concepts, and to improving the quality of teaching.
Palavras-chave: Educação Financeira
Matemática Financeira
Sequência Didática
Ensino Fundamental II
Financial Education
Financial Mathematics
Didactic Sequence
Elementary School II
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: LEITÃO, Thiago Galvão Brito. Sequência didática para o ensino de matemática financeira no 9º ano do ensino fundamental. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5177
Data de defesa: 21-Fev-2025
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Thiago Galvão Brito LeitãoDS - Thiago Galvão Brito Leitão890.42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD883.21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PE - Thiago Galvão Brito Leitão.pdfPE - Thiago Galvão Brito Leitão2.92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.