Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT : [52] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Atividades de explorações matemáticas utilizando matemágicas com baralho no ensino da álgebra e da aritmética
A ideia central desta dissertação foi tentar suprir as dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da Matemática através de atividades de exploração matemática unidas a uma dinâmica de ensino por meio de mágicas matemáticas, denominadas de Matemágicas, com a finalidade de despertar nos alunos um maior interesse, participação e aproveitamento em sala de aula, além de contribuir para a melhoria da aprendizagem em matemática estimulando o raciocínio lógico e matemático e a capacidade ...
Por uma geometria pictórica: histórias, usos e conexões das imagens
Este trabalho examina a possibilidade de incorporar elementos pictóricos e geométricos de forma sistemática no ensino da Matemática, superando a predominância de abordagens algébricas e ampliando o foco além dos conteúdos tradicionais de Geometria. A pesquisa, baseada em revisões bibliográficas, começa destacando a relevância histórica desses elementos na construção da Matemática e como eles foram progressivamente substituídos por métodos algébricos. Em seguida, são analisadas teorias da Edu...
Traçados geométricos auxiliares em triângulos: descrição de técnicas e produção de material de ensino e aprendizagem em impressora 3D
Este trabalho é fruto de pesquisas sobre traçados auxiliares em triângulos. O objetivo principal foi investigar literatura de ensino e aprendizagem de geometria para a Educação Básica sobre o tema; e como consequência foi produzido um kit a ser utilizado em laboratório de Matemática destinado ao ensino e aprendizagem de Geometria. Organizamos e apresentamos as técnicas de traçados auxiliares em triângulos descrevendo-as como proposições – criadas para este trabalho – e demonstrando-as em ling...
Completando a reta: números irracionais em sala de aula numa perspectiva investigativa
Este artigo de conclusão de curso foi concebido com o intuito de apresentar conceitos, ideias e propostas metodológicas que envolvem o estudo de números irracionais no ensino básico, mais precisamente no ensino fundamental, visto que a literatura dedicada a isto, nos seu mais diversos tipos e níveis, é insatisfatória e, mesmo a delicada abordagem sobre o que são os números racionais, pode não ser tão bem solidificada nesse estágio do ensino. Com esse objetivo, estabelecemos uma sequência de d...
O uso do tangram na EJA
Os jogos matemáticos, quando usados como recurso didático e de forma planejada, proporcionam novas perspectivas de continuidade de estudos em todas as modalidades de ensino, inclusive na educação de jovens e adultos. Esta dissertação tem como objetivo propor estratégias de ensino que colaborem com a aprendizagem (de modo lúdico e manipulável) de objetos do conhecimento da Matemática com o recurso do jogo Tangram, apresentando o Tangram enquanto recurso de fácil manuseio e acessibilidade, com...
Uma abordagem da mudança de coordenadas com o auxílio dos números complexos e aplicações
Abordaremos neste trabalho a mudança de coordenadas via números complexos. Em seguida, aplicaremos essa abordagem na identificação de seções cônicas e determinação de seus elementos. Tendo em vista que no Ensino Médio existe a abordagem apenas das situações em que estes lugares geométricos possuem eixos paralelos aos eixos do plano cartesiano, o conteúdo abordado neste trabalho visa auxiliar alunos e professores do ensino básico, propondo de forma simples, um método para identificar e determi...
O uso do software R no estudo das matrizes
A aplicabilidade de softwares nas aulas de matemática como recurso tecnológico vem apresentar o estudo da matemática mais interativo e dinâmico. O presente trabalho buscou apresentar um estudo das Matrizes com a aplicação do software R, propondo procedimentos práticos envolvendo as propriedades das Matrizes utilizando-se da linguagem de programação R nas aulas de matemática do ensino médio. Essa abordagem tem como propósito melhorar significativamente o estudo das Matrizes, diferentemente do ...
Explorando a semelhança de figuras planas com o auxílio do GeoGebra e materiais concretos: uma abordagem didática
A semelhança de figuras planas é um tema de grande importância dentro da Geometria, tanto pelas diversas aplicações, quanto pela relação direta com o mundo em que vivemos. Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo fazer um estudo sobre semelhança de figuras planas e apresentar propostas didáticas e ferramentas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem do tema. O estudo foi realizado com alunos do 9° Ano B do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio...
A importância da argumentação matemática na resolução de problemas
Atualmente, percebe-se uma decadência do formalismo no ensino dos conteúdos matemáticos, principalmente na educação básica na qual a maioria dos livros só aborda fórmulas prontas, impossibilitando que o aluno construa o conhecimento matemático através da lógica dedutiva. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo construir uma proposta que desenvolva os conteúdos matemáticos com um certo rigor e formalismo, utilizando a lógica para demonstrar as principais fórmulas e teoremas. Para ...
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
Este trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a re...
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas re...
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equ...
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico
Este trabalho consiste numa pesquisa feita a partir de uma proposta de ensino, abordando dentro do ensino da geometria o triângulo equilátero, pois este fornece um contexto rico que pode ser bastante explorado. Sabemos que o estudo de geometria é de fundamental importância ao longo da experiência educacional do aluno no que diz respeito aos conhecimentos necessários para várias áreas. Entendemos também que o estudo da Geometria, de maneira mais investigativa, já na Educação Básica propor...
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para ...
Números perfeitos e amigáveis
Ós números perfeitos, bem como os números amigáveis, começaram a ser estudados pela escola pitágorica e até os dias atuais despertam a curiosidade de muitos teóricos dos números. Apesar de serem tópicos relativamente simples, no sentido de considerar conceitos elementares, como divisores e a função σ(n) soma de divisores, ainda existem alguns problemas em aberto inerentes, e isto tem motivado cada vez mais estudiosos a desenvolverem técnicas mais substanciais a fim de encontrar uma soluç...
Equações que reverberam: compreendendo o funcionamento do ouvido humano
Neste trabalho foi apresentado como funciona o processo pelo qual nosso sistema auditivo interpreta sons, esse processo é chamado de Transdução Auditiva. Constitui-se como objetivo principal desta pesquisa apresentar do ponto de vista biológico e matemático, o funcionamento do nosso aparelho auditivo, desde o momento em que recebemos as ondas sonoras provenientes do meio externo, até o momento em que esta é transformada em pulsos elétricos que são enviados ao cérebro fazendo-nos reconhecer ...
O estudo das Cônicas e Quádricas com o auxílio dos softwares GeoGebra e R
O uso de recursos tecnológicos vem ajudando a melhorar de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem da geometria. O texto que segue aborda um estudo de cônicas e quádricas com o objetivo de auxiliar professores e estudantes a ter uma visão mais concreta e dinâmica destes elementos com os softwares de distribuição livre GeoGebra e o R. Inicialmente abordaremos um breve relato histórico sobre o surgimento das cônicas e quádricas, temos uma pequena descrição sobre os softwares ...
Poliedros duais e algumas aplicações
Neste trabalho, fazemos um estudo sobre a dualidade de poliedros, destacando o ensino de geometria e o contexto histórico do seu surgimento. Apresentamos quatro classes de poliedros bastante interessantes: a dos poliedros regulares, a dos poliedros de Kepler Poinsot, a dos sólidos de Arquimedes e a dos sólidos de Catalan, descrevendo uma breve bibliogra a sobre as contribuições desses grandes matemáticos, incluindo Platão. Evidenciamos todas as de nições e resultados pertinentes ao estudo...
Intuição matemática
Neste trabalho, apresentamos diversos fatos matemáticos interessantes, os quais mostram que não devemos confiar somente na nossa intuição. Este tema está relacionado a uma área relativamente nova da Matemática, chamada Lineabilidade. Esta área busca a existência de grandes estruturas matemáticas, as quais são compostas de objetos com certas propriedades “patológicas”. Após a explanação dos pré-requisitos e conceitos básicos sobre esta teoria, os quais abordam em sua amplitude a Cardinalidade e...
Diâmetros de cônicas: Uma proposta de abordagem no Ensino Médio
O presente trabalho objetiva o estudo amplo e detalhado do diâmetro das cônicas, eixo pouco explorado, mas com grande relevância no âmbito da geometria analítica. Os tópicos abaixo apresentam demonstrações e aplicações do conteúdo das cônicas, por meio da reso- lução detalhada de exemplos e da aplicação de conceitos conjecturados durante o processo de construção, através de proposições ou teoremas, com objetivo de apresentar o tema prin- cipal de uma forma sucinta e que venha a ser utilizado ...
- 52 UEPB
- 52 Dissertação