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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, José Genilson da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8317888999586247por
dc.contributor.advisor1Huanca, Roger Ruben H.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150172690409243por
dc.contributor.referee1Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832por
dc.contributor.referee2Braz, R. A. F. S-
dc.date.accessioned2025-10-01T20:38:06Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.citationCOSTA, José Genilson da. O processo de ensino-aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo através da resolução de problemas e mediado pela plataforma GeoGebra. 2025. 132 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5334-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral verificar as contribuições da Plataforma GeoGebra, aliada à metodologia de Resolução de Problemas, no processo de ensino aprendizagem das Relações Métricas no Triângulo Retângulo. A motivação para a pesquisa surgiu da necessidade de explorar uma proposta pedagógica inovadora para o ensino desse conteúdo, integrando tecnologias digitais e estratégias de ensino que promovam a compreensão significativa dos conceitos matemáticos. O referencial teórico está ancorado no campo da Resolução de Problemas, com destaque para o uso de Tecnologias Digitais, em especial a Plataforma GeoGebra, como recurso de apoio ao ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi orientada pela perspectiva metodológica de Bogdan e Biklen, entre outros, e desenvolvida com dez estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, localizada em Santa Cruz/RN. A metodologia adotada consistiu na implementação de um conjunto de atividades totalizando vinte horas-aula, distribuidas em encontros de quatro horas cada, nos quais foram propostas atividades que integraram a Resolução de Problemas e o uso da Plataforma GeoGebra. Considerando a análise dos dados coletados elaboramos um instrumento para categorizar as respostas dos alunos. Os resultados indicam que a utilização dessa plataforma através da metodologia de Resolução de Problemas, despertou interesse e entusiasmo nos alunos, embora o primeiro contato com a ferramenta tenha gerado dúvidas sobre seu uso e aplicabilidade. A interação entre os conhecimentos prévios dos estudantes e as funcionalidades interativas da Plataforma GeoGebra proporcionou momentos de aprendizagem envolventes, facilitando a aplicação prática e a consolidação do conteúdo das Relações Métricas no Triângulo Retângulo. Conclui-se que a integração dessas estratégias reforça a importância da Resolução de Problemas no processo ensino e aprendizagem, destacando o potencial das tecnologias digitais para o ensino da matemática.por
dc.description.abstractThe general objective of this dissertation is to verify the contributions of the GeoGebra Platform, combined with the Problem Solving methodology, in the teaching-learning process of Metric Relations in the Right Triangle. The motivation for the research arose from the need to explore an innovative pedagogical proposal for the teaching of this content, integrating digital technologies and teaching strategies that promote the meaningful understanding of mathematical concepts. The theoretical framework is anchored in the field of Problem Solving, with emphasis on the use of Digital Technologies, especially the GeoGebra Platform, as a teaching support resource. The research, of a qualitative nature, was guided by the methodological perspective of Bogdan and Biklen, among others, and developed with ten students of the ninth grade of Elementary School at the João Ferreira de Souza State School, located in Santa Cruz/RN. The methodology adopted consisted of the implementation of a set of activities totaling twenty class hours, distributed in meetings of four hours each, in which activities were proposed that integrated Problem Solving and the use of the GeoGebra Platform. Considering the analysis of the collected data, we developed an instrument to categorize the students' responses. The results indicate that the use of this platform through the Problem Solving methodology aroused interest and enthusiasm in the students, although the first contact with the tool generated doubts about its use and applicability. The interaction between the students' previous knowledge and the interactive functionalities of the GeoGebra Platform provided engaging learning moments, facilitating the practical application and consolidation of the content of the Metric Relations in the Right Triangle. It is concluded that the integration of these strategies reinforces the importance of Problem Solving in the teaching and learning process, highlighting the potential of digital technologies for the teaching of mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Costa (jose.genilson.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-03T16:49:47Z No. of bitstreams: 3 DS - José Genilson da Costa.pdf: 2552089 bytes, checksum: 2740dacd9db509e131c9badca9f5a667 (MD5) PE - José Genilson da Costa.pdf: 7519633 bytes, checksum: a0a18deebceadc79b9c286c9ed546045 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 339109 bytes, checksum: 042c56e0d6707aa3f11dcf2e990e910d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: jose.genilson.costa@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: José Genilson da Costa Matrícula 2023032306 Prezado senhor José Genilson da Costa, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação do SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Área de concentração: Ensino de Ciências e Educação Matemática.  Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Educação Matemática. OBS.: A folha de aprovação, que não pode sofrer alteração depois de ter sido gerada pelo SUAP, ficará por isso sem a expressão relativa à área de concentração. 2. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • Substitua a folha de aprovação atual pela folha com as assinaturas eletrônicas emitida pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. 3. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 4. Quanto às listas, procure colocá-las nessa sequência para que fiquem como está no modelo. A lista de quadros fica por último. Lista de ilustrações Lista de abreviaturas e siglas Lista de quadros 5. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR.  • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. • Renomeie o título da seção terciária “6.1.1 2º Encontro – Aplicação e discussão do problema 1” para “6.1.2 2º Encontro – Aplicação e discussão do problema 1”. Faça a mesma correção na página 97. • Retire o título APÊNDICES associado à página 123 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já deixa claro que se trata de um apêndice. 6. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  7. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas (se houver listas desse tipo) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 8. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor (ano). 9. A partir da atual página 123, os títulos dos apêndices (por serem elementos pós-textuais) têm que ficar centralizados na linha onde se encontram. 10. Na página 123, pode eliminar o título APÊNDICES (acima do título APÊNDICE A – TERMO DE COMPROMISSO) por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. 11. Como última observação, algumas alterações foram feitas nos metadados na BDTD para que fiquem em conformidade com as instruções do manual de depósito. Pediria que os deixasse do jeito que estão agora. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto.  Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-03T17:43:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Costa (jose.genilson.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-04T19:20:45Z No. of bitstreams: 3 DS - José Genilson da Costa.pdf: 2552089 bytes, checksum: 2740dacd9db509e131c9badca9f5a667 (MD5) PE - José Genilson da Costa.pdf: 7519633 bytes, checksum: a0a18deebceadc79b9c286c9ed546045 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 339109 bytes, checksum: 042c56e0d6707aa3f11dcf2e990e910d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: jose.genilson.costa@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: José Genilson da Costa Matrícula 2023032306 Prezado senhor José Genilson da Costa, boa tarde. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação do SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Área de concentração: Ensino de Ciências e Educação Matemática.  Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Educação Matemática. OBS.: A folha de aprovação, que não pode sofrer alteração depois de ter sido gerada pelo SUAP, ficará por isso sem a expressão relativa à área de concentração. 2. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • Substitua a folha de aprovação atual pela folha com as assinaturas eletrônicas emitida pelo próprio SUAP (https://suap.uepb.edu.br/edu/visualizar_termo_aprovacao/2681/), exatamente do jeito que está lá, incluindo a expressão “Banca Examinadora”. Essa folha fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. 3. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 4. Quanto às listas, procure colocá-las nessa sequência para que fiquem como está no modelo. A lista de quadros fica por último. Lista de ilustrações Lista de abreviaturas e siglas Lista de quadros 5. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR.  • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. • Renomeie o título da seção terciária “6.1.1 2º Encontro – Aplicação e discussão do problema 1” para “6.1.2 2º Encontro – Aplicação e discussão do problema 1”. Faça a mesma correção na página 97. • Retire o título APÊNDICES associado à página 123 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já deixa claro que se trata de um apêndice. 6. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  7. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas (se houver listas desse tipo) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 8. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor (ano). 9. A partir da atual página 123, os títulos dos apêndices (por serem elementos pós-textuais) têm que ficar centralizados na linha onde se encontram. 10. Na página 123, pode eliminar o título APÊNDICES (acima do título APÊNDICE A – TERMO DE COMPROMISSO) por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. 11. Como última observação, algumas alterações foram feitas nos metadados na BDTD para que fiquem em conformidade com as instruções do manual de depósito. Pediria que os deixasse do jeito que estão agora. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto.  Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-04T19:42:52Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Costa (jose.genilson.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-15T13:05:59Z No. of bitstreams: 3 PE - José Genilson da Costa.pdf: 7519633 bytes, checksum: a0a18deebceadc79b9c286c9ed546045 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 339109 bytes, checksum: 042c56e0d6707aa3f11dcf2e990e910d (MD5) DS - José Genilson da Costa.pdf: 2530230 bytes, checksum: 40c2d33d1169203e1548e43d05db402d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-15T17:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - José Genilson da Costa.pdf: 7519633 bytes, checksum: a0a18deebceadc79b9c286c9ed546045 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 339109 bytes, checksum: 042c56e0d6707aa3f11dcf2e990e910d (MD5) DS - José Genilson da Costa.pdf: 2530230 bytes, checksum: 40c2d33d1169203e1548e43d05db402d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-01T20:38:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - José Genilson da Costa.pdf: 7519633 bytes, checksum: a0a18deebceadc79b9c286c9ed546045 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 339109 bytes, checksum: 042c56e0d6707aa3f11dcf2e990e910d (MD5) DS - José Genilson da Costa.pdf: 2530230 bytes, checksum: 40c2d33d1169203e1548e43d05db402d (MD5) Previous issue date: 2025-07-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino em matemáticapor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectRelações métricaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo através da resolução de problemas e mediado pela plataforma GeoGebrapor
dc.title.alternativeThe teaching-learning process of metric relations in the right triangle through problem solving and mediated by the GeoGebra platformeng
dc.title.alternativeEl proceso de enseñanza-aprendizaje de las relaciones métricas en el triángulo rectángulo a través de la resolución de problemas y mediado por la plataforma GeoGebraspa
dc.title.alternativeLe processus d’enseignement-apprentissage des relations métriques dans le triangle rectangle à travers la résolution de problèmes et médié par la plateforme GeoGebrafra
dc.typeDissertaçãopor
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