Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
Título(s) alternativo(s): The teaching of the Pythagoras Theorem: Teachers' conceptions and a proposed approach
Autor: Galvão, Janaína Teodoro dos Santos 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lúcio
Primeiro membro da banca: Maciel, Aníbal de Menezes
Segundo membro da banca: Cavalvanti, José Dilson Beserra
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema.
Abstract: The aim of this study is to analyze the conceptions and practices of elementary school mathematics teachers about the Pythagorean Theorem and elaborate a didactic sequence as a teaching proposal to approach this Theorem. The participants in this research were seven public elementary school math teachers with more than five years of experience in their teaching career. Data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. With the participants’ reports, we can see the pedagogical actions of teachers in classes about the teaching of the Pythagorean Theorem. In the interview questions, we sought to understand how teachers use methodologies in the classroom, and how these participants approach the Theorem. We understand that initial teacher training alone is not enough to ensure good pedagogical practice in Mathematics classes. In this study, it is possible to suggest that the professors participating in the research are divided into two groups. Those who approach the Pythagorean Theorem in pedagogical practice considered traditional and the group of teachers who seek to escape this perspective, offering alternatives to the student, help in the process of knowledge construction. This research aims to contribute to the training of mathematics teachers, as an alternative to make Geometry classes more interesting, as it offers elements about a didactic sequence that proposes to rethink and reflect on the pedagogical practice in the classroom as a way of alleviate the difficulties experienced by teachers and students regarding the teaching of Theorem.
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Teorema de Pitágoras
Formação de professores
Sequência didática
Geometry teaching
Pythagorean Theorem
Teacher training
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157
Data de defesa: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdfPDF - Janaína Teodoro dos Santos Galvão3.58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termos BDTD - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdfPDF - Termos de Depósito BDTD254.07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Produto Educacional – Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdfProduto Educacional - Janaína Teodoro dos Santos Galvão2.07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.