Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Galvão, Janaína Teodoro dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8840564500745558 | por |
dc.contributor.advisor1 | Barboza, Pedro Lúcio | - |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Aníbal de Menezes | - |
dc.contributor.referee2 | Cavalvanti, José Dilson Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T14:07:17Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyze the conceptions and practices of elementary school mathematics teachers about the Pythagorean Theorem and elaborate a didactic sequence as a teaching proposal to approach this Theorem. The participants in this research were seven public elementary school math teachers with more than five years of experience in their teaching career. Data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. With the participants’ reports, we can see the pedagogical actions of teachers in classes about the teaching of the Pythagorean Theorem. In the interview questions, we sought to understand how teachers use methodologies in the classroom, and how these participants approach the Theorem. We understand that initial teacher training alone is not enough to ensure good pedagogical practice in Mathematics classes. In this study, it is possible to suggest that the professors participating in the research are divided into two groups. Those who approach the Pythagorean Theorem in pedagogical practice considered traditional and the group of teachers who seek to escape this perspective, offering alternatives to the student, help in the process of knowledge construction. This research aims to contribute to the training of mathematics teachers, as an alternative to make Geometry classes more interesting, as it offers elements about a didactic sequence that proposes to rethink and reflect on the pedagogical practice in the classroom as a way of alleviate the difficulties experienced by teachers and students regarding the teaching of Theorem. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-02-19T00:37:24Z No. of bitstreams: 3 PDF - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 3666411 bytes, checksum: 24706b03e745b676cf1c789f3d0092d9 (MD5) Termos BDTD - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 260172 bytes, checksum: 7ee995e7145fff7b6e1bdf895666350e (MD5) Produto Educacional – Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 2119856 bytes, checksum: d6a1ad77f81f788c1809cecaf80e7f5d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-02-21T11:48:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PDF - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 3666411 bytes, checksum: 24706b03e745b676cf1c789f3d0092d9 (MD5) Termos BDTD - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 260172 bytes, checksum: 7ee995e7145fff7b6e1bdf895666350e (MD5) Produto Educacional – Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 2119856 bytes, checksum: d6a1ad77f81f788c1809cecaf80e7f5d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-22T14:07:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PDF - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 3666411 bytes, checksum: 24706b03e745b676cf1c789f3d0092d9 (MD5) Termos BDTD - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 260172 bytes, checksum: 7ee995e7145fff7b6e1bdf895666350e (MD5) Produto Educacional – Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf: 2119856 bytes, checksum: d6a1ad77f81f788c1809cecaf80e7f5d (MD5) Previous issue date: 2021-11-30 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ensino de Geometria | por |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Geometry teaching | eng |
dc.subject | Pythagorean Theorem | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem | por |
dc.title.alternative | The teaching of the Pythagoras Theorem: Teachers' conceptions and a proposed approach | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf | PDF - Janaína Teodoro dos Santos Galvão | 3.58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termos BDTD - Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf | PDF - Termos de Depósito BDTD | 254.07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Produto Educacional – Janaina Teodoro dos Santos Galvão.pdf | Produto Educacional - Janaína Teodoro dos Santos Galvão | 2.07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.