Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3616
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os conteúdos de biologia celular nas provas do ENEM: Reflexões com base na matriz de referência de ciências da natureza
Autor: Ferreira, Michelly de Carvalho 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Geglio, Paulo César
Segundo membro da banca: Severo, Thiago Emmanuel Araújo
Resumo: As pesquisas sobre as dificuldades de aprender os conteúdos de Biologia Celular têm interessado aos pesquisadores, pelo fato de essa área ser considerada pelos alunos como difícil de entender e/ou abstrata. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como os conteúdos de Biologia Celular são abordados nas provas do ENEM, conforme as exigências da matriz de referência da área de Ciências da Natureza. Assim, a pesquisa em questão apresenta uma análise documental, em que se verificou, nas provas da área de Ciências da Natureza, no período de 2010 a 2016, quais foram os conteúdos de Biologia Celular delimitados em temas/subtemas explorados, assim como a estrutura dessas questões. O percurso metodológico foi realizado sob a abordagem qualitativa descritiva, e os instrumentos utilizados para coletar os dados foram as provas do ENEM e os relatórios pedagógicos fornecidos pelo site do INEP. Como fruto desta pesquisa, foi desenvolvido um produto final no modelo de Cartilha Didática, que traz orientações segundo a matriz de referência da área de Ciências da Natureza, destinado aos professores de Ciências. Foram construídas tabelas e categorias de análise, a fim de auxiliar as interpretações do estudo. Esta dissertação foi organizada em cinco capítulos: a introdução e os capítulos: 1º- A Biologia Celular no Ensino Médio; 2º- O Exame Nacional do Ensino Médio; 3º - O percurso metodológico da pesquisa; 4º- Resultados e discussões; e 5º- Considerações finais. O estudo mostrou, com base nas provas analisadas, que o conteúdo de Biologia Celular é bastante explorado no ENEM. Quanto às questões, algumas trazem os aspectos da contextualização e da interdisciplinaridade, e outras são mais específicas da área de Biologia. Ao separar outra categoria como subtema, percebi que a área de Biotecnologia também é bastante discutida, relacionada a temas atuais. Os conceitos científicos estão devidamente empregados e em consonância com a matriz de referência, porquanto expressam um caráter explicativo e discursivo sobre a temática abordada. Sobre as pesquisas afins ao tema Biologia Celular, o estudo indicou que é preciso, com urgência, sistematizar os conteúdos, promover formação continuada para professores, atualizar os materiais didáticos, além de inovar o trabalho pedagógico, aplicando estratégias didáticas, a fim de facilitar a compreensão dos conceitos. Assim, espero que os professores repensem suas práticas e busquem alternativas que os auxiliem a melhorar o processo do ensino-aprendizagem.
Abstract: The researches on the learning difficulties of the contents of Cellular Biology have been interested to researchers, because the students as difficult to understand and / or abstract consider this area. The objective of this research was to investigate how the contents of Cellular Biology are approached in the ENEM tests, according to the requirements of the reference matrix of the area of Natural Sciences. Thus, the research in question presents a documentary analysis, where it was found, in the tests of the area of Natural Sciences in the period from 2010 to 2016, what were the contents of Cellular Biology delimited in themes/ sub-themes explored, as well as the structure of these questions. The methodological course was performed under a qualitative descriptive approach, the instruments used for data collection were the ENEM evidence and the pedagogical reports, provided by the INEP website. As a result of this research, was developed the final product, in the Didactic Primer model, which brings guidelines according to the reference matrix of the area of Natural Sciences, and is intended for Science teachers. Tables and categories of analysis were constructed, in order to aid the interpretations of this study. This dissertation was organized in five chapters: the introduction and chapters: 1st Cell Biology in High School; 2º The National Examination of High School; 3º The Methodological Research Route; 4º Results and Discussion and 5º Final Considerations. The study showed, based on the evidence analyzed, that the contents of Cellular Biology are extensively explored in the ENEM. As regards questions, only some of them bring the aspects of contextualization and interdisciplinarity, and others are more specific in the field of Biology. By separating another category as a sub-theme, I realized that the area of Biotechnology is also quite discussed, related to current issues. The scientific concepts are properly employed and in line with the reference matrix, because they express an explanatory and discursive character on the subject addressed. Regarding research related to the topic of Cell Biology, the study indicated that it is necessary, urgently, to systematize content, promote continuing education for teachers, updating the didactic materials, besides innovating the pedagogical work, applying didactic strategies, in order to facilitate the understanding of the concepts. Thus, I hope teachers will rethink their practices and seek alternatives that will help them improve the teaching-learning process.
Palavras-chave: Biologia Celular
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ensino-aprendizagem
Ciências da natureza
Teaching-Learning
Cellular Biology
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FERREIRA, M. de C. Os conteúdos de biologia celular nas provas do ENEM: Reflexões com base na matriz de referência de ciências da natureza. 2018. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3616
Data de defesa: 17-Dez-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações
PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelly de Carvalho Ferreira.pdfPDF - Michelly de Carvalho Ferreira2.37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Michelly de Carvalho Ferreira.pdfProduto - Michelly de Carvalho Ferreira998.92 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.