Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3430
Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero entrevista e as práticas de linguagem no ensino de EJA
Autor: Santos, Adriana Ribeiro de Lima dos 
Primeiro orientador: Aquino, Maria de Fátima de Souza
Primeiro membro da banca: Aquino, Maria de Fátima de Souza Aquino
Segundo membro da banca: Lins, Juarez Nogueira
Terceiro membro da banca: Sales, Laurênia Souto
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento das competências em leitura e escrita e assegurar sua importância para o uso efetivo da língua materna aos alunos dos anos que compreendem o ciclo IV (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos(EJA), de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental situada na cidade de Serra Branca-PB. A pesquisa justificou-se em virtude de inúmeras dificuldades enfrentadas pelos alunos nos mais variados aspectos relacionados com a linguagem verbal e o uso efetivo da língua nos contextos sociais cotidianos. Acerca dos gêneros textuais, esta pesquisa se fundamentou nas teorias de Bakhtin (1998), Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004) e Marcuschi (2008). A respeito da linguagem, buscou subsídio teórico em Solé (1998), Koch & Elias (2008), os PCN (BRASIL,1998), entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa-ação, com análise qualitativa a partir de uma intervenção didática norteada pela proposta de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). Através dos dados levantados, a partir deste trabalho com o gênero entrevista e as práticas de linguagem em turmas de EJA, foi possível concluir que os sujeitos envolvidos adquiriram habilidades e aperfeiçoaram a competência em leitura e escrita baseada na perspectiva da interação com a linguagem, como também tiveram acesso a condições de letramento.
Abstract: This study aimed contributing to students development of reading and writing skills and assuring its importance for the effective use of the mother tongue to the students of the IV Scholar Cycle (8th and 9th Brazilian’s grade) of Youth and Adult Education (EJA in Brazilian Portuguese), from a Elementary Education State School, in Serra Branca city - PB. The research was necessary due to numerous difficulties faced by the students in several of aspects related to verbal language and its effective use in everyday social contexts. About the textual genres adopted, this research was based on theories of Bakhtin (1998), Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004), and Marcuschi (2008). Regarding to language, it was sought theoretical support in Solé (1998), Koch & Elias (2008), National Curricular Parameters from Brazil - PCNs (Brazil, 1998), among others. From a methodological point of view, this paper is characterized as an action research, with qualitative analysis based on a didactic intervention guided by Dolz and Schneuwly's (2004) didactic sequence proposal. Through the data collected from this work by the interview genre and the language practices in EJA classes, it was possible to conclude that the subjects involved in it have acquired skills and improved their reading and writing skills, based on the perspective of interaction with language, as well as they acquired access to literacy basic conditions.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Gênero entrevista
EJA
Reading
Writing
Genre Interview
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Santos, Adriana Ribeiro de Lima dos. O gênero entrevista e as práticas de linguagem no ensino de EJA. 2019. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: CDD 374
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3430
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos.pdfPDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos13.97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.