Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS : [118] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Variação linguística na perspectiva dos contínuos de urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística mediada pelo gênero Letra de RAP
O ensino de Língua materna, a maioria dos falantes do Português brasileiro (doravante PB), por tradição, está associado, tão somente, ao estudo da norma padrão, enquanto modelo de língua. De tal modo, verifica-se um hiato entre o que de fato é a língua (sistema variável) e o ensino institucionalizado da língua materna na escola, que consiste em dar ênfase ao repasse quase que exclusivo de regras da Gramática Tradicional, em detrimento à competência comunicativa do aluno. Diante da importância...
O gênero textual comentário-online nas aulas de língua portuguesa do 9º ano: uso dos articuladores argumentativos
O ensino de escrita na sociedade contemporânea vem passando por diversas mudanças impulsionadas pelo uso das novas tecnologias, contexto no qual os jovens estão inseridos. Assim, a escola necessita utilizar a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem, implementando ao currículo práticas de ensino que contemplem gêneros textuais do ambiente digital nas aulas de Língua Portuguesa, no sentido de promover a educação crítica, reflexiva e ética no ambiente virtual. Diante disso, desenvolvemos ...
Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
O ensino de literatura nas escolas frequentemente se restringe a práticas fragmentadas, limitando-se ao conhecimento de textos isolados, autores e suas respectivas obras. No contexto do ensino fundamental, a leitura em sala de aula tem sido restrita ao conteúdo do livro didático, com atividades voltadas exclusivamente para a busca de informações gramaticais do texto, sem permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura. Na maioria dos casos, os alunos leem apenas para obter re...
O anúncio publicitário e a representação da figura feminina: uma proposta linguístico-discursiva para alunos do 9ª ano do ensino fundamental
O ato de ler desempenha um papel essencial na sociedade atual, permitindo desvendar tanto a sociedade em si como as interações humanas. Por meio de seu ensino, os sujeitos refletem sobre os discursos e adquirem as habilidades linguísticas necessárias para se comunicar de forma eficaz, exercer a cidadania plena e interagir de maneira significativa com outras pessoas. Contudo, tem sido frequente a discussão entre professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental a respeito ...
Gênero jornalístico artigo de opinião: ressignificando a aprendizagem por meio de jogos pedagógicos no 9º ano do ensino fundamental
O ensino do gênero textual artigo de opinião possibilita que o estudante desenvolva habilidades que o leve a expressar seu ponto de vista sobre determinado tema, utilizando argumentos convincentes e estratégias discursivas persuasivas. Observando a problemática do desenvolvimento das competências argumentativas e persuasivas de alunos do 9° ano do ensino fundamental, investigamos as contribuições que o gênero textual artigo de opinião pode trazer para estes educandos. Nosso objetivo geral é d...
O gênero anúncio publicitário sob o viés discursivo: oficinas de leitura no ensino fundamental
Dada a importância do ensino-aprendizagem da leitura proficiente de gêneros discursivos, neste atual contexto sociohistórico contemporâneo, marcado pela profusão de informações e pelo consumismo exacerbado (BAUMAN, 2008) e, tendo em vista a necessidade de ampliar as possibilidades de leitura desses gêneros, dentre eles, o anúncio publicitário – responsável por propagar, entre os sujeitos (alunos, também) – ideias e comportamentos consumistas, objetivou-se: discutir e desenvolver uma proposta ...
Compondo Quadrinhos: atividades de leitura e escrita na escola
Com o avanço da tecnologia, a sociedade vem passando por significativas transformações e junto com elas surge uma infinidade de novos gêneros textuais/discursivos como forma de materializar a linguagem. Inteirar-se das diversas formas de se comunicar, significa estar inserido no mundo. Sendo assim, é de fundamental importância que a escola trabalhe de forma efetiva a linguagem, procurando dividir as atividades de metalinguagem gramatical com aquelas voltadas para a leitura e produção dos...
Da leitura à produção escrita: explorando o gênero artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
A sociedade vem passando por mudanças significativas e impactantes, as quais têm exigido cada vez mais dos sujeitos em interação, habilidades mais precisas no que se refere à leitura e à escrita. Neste contexto, tem se tornado cada vez mais desafiador e urgente para os professores, sobretudo para aqueles que trabalham com a Língua Portuguesa, construir, de forma eficiente, juntamente com seus alunos, um ensino com foco no desenvolvimento das competências relacionadas à leitura e à escrit...
A retextualização em turmas multisseriadas do ensino fundamental: da canção para a história em quadrinhos
A educação nas áreas rurais do Brasil é marcada pela presença das turmas multisseriadas, tendo em vista que a migração das famílias camponesas para as áreas urbanas e o número reduzido de nascimento de crianças fizeram diminuir bastante a quantidade de alunos nas escolas rurais. Dessa forma, as séries/anos são agrupadas numa mesma sala de aula e atendidas simultaneamente por um único professor. Subtende-se que este quadro é pouco comum dado a escassez de discussões sobre tal realidade, contud...
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
Despertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finai...
Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
Esta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, traz uma metodologia de prática de leitura do texto literário tendo por foco a formação de leitores de Ensino Fundamental em turma de 9º ano. O estudo dedica-se ao gênero poema no exercício da prática de leitura literária em sala de aula e parte da compreensão de que o texto poético, na condição de linguagem carregada de sentidos, contribui para o desenvolvimento da formação leitora na perspectiva do letramento. A proposta tem por objeto de...
A formação de leitores através da literatura juvenil: uma proposta de letramento literário sob a ótica das metodologias ativas de aprendizagem
Nossa pesquisa favorece a discussão sobre a formação do leitor literário, na segunda fase do ensino fundamental, sob a perspectiva do letramento literário com base nas metodologias ativas de aprendizagem e ênfase na leitura de narrativas da literatura juvenil, especificamente uma seleção de textos do livro Sete faces do conto de fadas (TELLES et al, 1993) e dos contos clássicos Cinderela e O gato de botas (PERRAULT, 2015), (AVILA, 2019), que serviram de inspiração para esses recontos. O princ...
Os processos fonético-fonológicos de variação linguística através das histórias em quadrinhos
O ensino de Língua Portuguesa é norteado por uma metodologia arraigada no ensino tradicional, advindo das concepções estruturalistas de Saussure. Nessa perspectiva, a língua era vista como um sistema homogêneo, atemporal e estático, o que acabou contribuindo para a formação de uma visão descontextualizada e restritiva da mesma, fato que fomentou o surgimento de vários problemas, um deles, o preconceito linguístico. Em contrapartida, a Sociolinguística surge nos Estados Unidos em mea...
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental
A educação básica é direito de todos e é oferecida nos ambientes escolares de modo sistematizado, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento intelectual, com vistas a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. No entanto, ao longo do tempo, percebe-se que tais metas nem sempre são alcançadas. Para haver o desenvolvimento pleno dos educandos, é necessário superar alguns desafios, principalmente no que se refere à prática da leitura e da escrita. Diante disso, cabe a...
Leitura e escrita: proposta de sequência didática a partir do gênero memórias literárias no 6º ano do ensino fundamental
A maioria dos alunos ingressam no ensino fundamental com dificuldades nas modalidades de leitura e escrita. Ao analisarmos a situação da nossa escola, situada no município de Nova Cruz - RN, a realidade não é diferente, pois os valores indicados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB estão abaixo da meta projetada. Diante deste cenário, justificamos nosso trabalho e elaboramos uma proposta pedagógica que tem como objetivo geral elaborar uma sequência didática, baseada no modelo...
O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
Muito nos angustia a difícil realidade da educação em nosso país, sobretudo nesses 2 (dois) últimos anos com a disseminação da pandemia do COVID-19. No entanto, apesar de percebermos que a negligência com a educação se intensificou com a pandemia, reconhecemos que essa é uma problemática antiga, principalmente no tocante ao processo de alfabetização. Desse modo, o nosso objetivo é analisar como os jogos educativos embasados na ludicidade e nas multissemioses podem contribuir com o processo de...
Charges sobre o ensino remoto emergencial: uma leitura discursiva para o ensino fundamental
O ensino da língua portuguesa (LP), apesar dos avanços linguísticos, ainda é marcado por práticas escolares tradicionais que muitas vezes, se distanciam do uso efetivo da língua, enquanto prática social. Na escola, não obstante as práticas didáticas trazidas pelos livros didáticos, ainda se percebem estratégias metodológicas poucos produtivas, que não exploram, satisfatoriamente, os gêneros textuais e as suas possibilidades de interação. Nesse sentido, o ensino de leitura e escrita, eixos ess...
A crônica e sua composição: o ensino de leitura e produção textual numa perspectiva sociocultural
Esta Dissertação apresenta um estudo sobre o gênero crônica e suas diversas possibilidades de interação no ambiente socioeducacional. Trata-se de uma pesquisa analítico-bibliográfica direcionada a aspectos do uso da crônica na Educação Básica. Nesse sentido, o objetivo visa trabalhar o ensino de leitura numa perspectiva sociocultural integrada, levando em consideração as estratégias teóricometodológicas que buscam dinamizar o ensino da crônica e suas categorias, além de enfatizar sua imp...
Leitura multimodal com o gênero tirinhas: proposta de trabalho no ensino fundamental
As tirinhas apresentam um texto curto, dinâmico, propício à familiarização do aluno com o gênero. Prazeroso e divertido, ao mesmo tempo em que pode ser bastante crítico, o gênero textual tirinha facilita uma aprendizagem significativa de leitura do texto em relação ao contexto social em que é produzido. A atividade pedagógica proposta para este gênero foi desenvolvida em uma sala de aula do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, mas poderá ser desenvolvida em uma outra turma do e...
Compondo Quadrinhos: atividades de leitura e escrita na escola
Com o avanço da tecnologia, a sociedade vem passando por significativas transformações e junto com elas surge uma infinidade de novos gêneros textuais/discursivos como forma de materializar a linguagem. Inteirar-se das diversas formas de se comunicar, significa estar inserido no mundo. Sendo assim, é de fundamental importância que a escola trabalhe de forma efetiva a linguagem, procurando dividir as atividades de metalinguagem gramatical com aquelas voltadas para a leitura e produção dos...
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