Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS : [141] Visualizar estatísticas
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Letramento literário na sala de aula: o cordel na educação de jovens e adultos
A Literatura de Cordel, com sua riqueza linguística e cultural, tem se mostrado um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante da necessidade de desenvolver competências literárias e estimular a participação ativa dos alunos, esta pesquisa propõe investigar o uso do cordel como metodologia de ensino, tomando como referência a obra A Pedra do Meio-Dia, de Bráulio Tavares. Ao integrar elementos da cultura popular ...
Argumentação oral em aulas de língua portuguesa: uma proposta a partir do gênero júri simulado
Este estudo analisa a problemática dos gêneros textuais orais no ensino de Língua Portuguesa, considerando aspectos teórico-conceituais e metodológicos da argumentação oral em correlação com o ensino da escrita. A oralidade suscita a necessidade de práticas didático-pedagógicas que estimulem a participação de estudantes em processos de argumentação, tanto em contexto escolar como no social, preparando-os para o exercício da cidadania. A pesquisa objetiva analisar as dinâmicas de argumentação...
O gênero discursivo/textual história em quadrinhos: práticas de multiletramentos no 7º ano do ensino fundamental
Esta dissertação é fruto da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS realizada em uma escola pública localizada no Pirpiri, zona rural do município de Guarabira -PB. Como objetivo geral da proposta, pretendemos desenvolver a escrita e leitura dos estudantes através do gênero discursivo/textual HQs, mediada por sequência didática, numa turma de 7º ano do ensino fundamental. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de buscar estratégias que contribuam com a proficiência leitora e escrita dos ...
A narrativa afro-brasileira amanhecer esmeralda na sala de aula: uma proposta de letramento no ensino fundamental
Resumo No processo de apropriação da linguagem, a literatura desempenha um papel de destaque na promoção da humanização, possibilitando a construção de uma maior compreensão, empatia e conexão entre as pessoas. Considerando isso, assim também a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da temática da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino, esta pesquisa, de natureza aplicada, tem por foco a formação do leitor do texto literário, abordando a temática étnico-racial, com ...
A proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais no gênero artigo de opinião
No contexto educacional, os professores se deparam com muitos desafios, um deles, especificamente, é o problema com a leitura. A busca de estratégias para melhorar a proficiência leitora dos alunos do ensino fundamental - anos finais - deve ser priorizada em sala de aula, porém não de forma descontextualizada e mecânica, mas buscando um ensino que leve em consideração o papel ativo do leitor na construção do(s) sentido(s). Na escola selecionada para a pesquisa, no município de Guarabira/Para...
Uma Proposta Didática Para A Articulação Dos Eixos No Processo Avaliativo Em Língua Portuguesa, No Gênero Seminário
Mesmo com todos os avanços educacionais, a avaliação permanece nos palcos das discussões por ser essencial no processo de ensino-aprendizagem e ainda ser realizada, muitas vezes, numa perspectiva tradicional e pouco produtiva. E com o ensino de Língua Portuguesa, não é diferente, pois apesar de ser um componente curricular composto por quatro eixos – Oralidade, Leitura, Produção Escrita e Análise Linguística/Semiótica – ainda percebemos no cotidiano das salas de aula, um ensino individualizad...
FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE E PROPOSTA – CONTRIBUIÇÕES PARA AMPLIAR A LEITURA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Esta pesquisa abordou, para fins de intervenção didática, a temática das fake news na aula de Língua Portuguesa (LP). Partimos da análise da proposta que o livro didático (LD) Tecendo Linguagens – 9º ano do ensino fundamental – apresentou para tratar do tema. Nosso objetivo foi ofertar uma proposta de trabalho com oficinas didáticas que ampliasse (para além do LD) as possibilidades de discustir sobre fake news favorecendo o desenvolvimento de leitores críticos. As fake news constituem-se como...
O GÊNERO TIRINHA COMO INSTRUMENTO DE AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A problemática em torno do ato de argumentar, tanto na forma escrita quanto na oral, era perceptível nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo, na escola pública, onde a professora e também pesquisadora do PROFLETRAS leciona, quando os alunos, por vezes, respondiam de forma objetiva com uso de “sim” ou “não”, ficando um hiato quando se pedia para justificar uma resposta, ou mesmo confirmá-la com algum trecho de texto ou fundamento. Nesse sentido, ao observar as dificuldades que eles possuíam ...
Literatura Indígena em sala de aula sob uma perspectiva decolonial: da invisibilidade à resistência
Este trabalho tem por objetivo contribuir para a formação do leitor da literatura de autoria indígena, a fim de garantir o reconhecimento da escrita dos povos originários como um meio de existência e resistência ao longo do tempo. Buscou-se, assim, destacar a importância dessa literatura para a descolonização do conhecimento e para a valorização das culturas indígenas brasileiras. O estudo se concentra na aplicação da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura...
Compreensão textual do gênero reportagem no contexto digital
No ensino de Língua Portuguesa, enfrentam-se desafios maiores à medida que a prática de ensino avança para desenvolver habilidades de compreensão textual na comunicação online. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa-ação, com vistas a apresentar, debater e explorar estratégias de ensino de leitura voltadas aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Logo, essa pesquisa objetivou analisar o processo de compreensão do gênero discursivo Reportagem do jornal digital na modalidade escrita...
Augusto dos Anjos na aula de Língua Portuguesa: ressignificando identidades poéticas através do letramento literário no Ensino Fundamental, anos finais
Cada vez mais o cenário social passa por transformações, e se faz necessário leituras críticas dos acontecimentos. A escola tem a tarefa de letrar os seus alunos, em várias esferas, dentre elas, a literária, para que estes sujeitos escolares possam transitar reflexivamente na contemporaneidade. Neste contexto, de grandes transformações e necessidades reflexivas, o poético (o poema) se apresenta enquanto possibilidade para letrar os alunos, tendo em vista o seu teor reflexivo. Neste cenário, i...
PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
As histórias em quadrinhos são um gênero multimodal que se compõe de diferentes modos de comunicação, como texto escrito, imagens, sons e vídeos (modo digital), diálogos e narração. Ao utilizá-las como ferramenta didática, vários benefícios são facilmente conquistados para despertar o interesse do aluno na leitura e escrita proficientes. Primeiramente, as HQs são frequentemente mais acessíveis, por ter uma linguagem artístico-lúdica atrativa e enunciados curtos e menos complexos em relação ao...
“O menino do Oboé e "Baobá": os letramentos literário e étnico-racial na sala de aula
Este estudo trata de uma pesquisa sobre uma experiência de leitura literária no ambiente escolar, possibilitando reflexões a respeito do exercício da cidadania quanto ao reconhecimento da diversidade étnico-racial. Teve por objetivo promover a leitura literária na perspectiva do letramento a partir do gênero conto, dando ênfase à recepção da leitura literária quanto às questões da ancestralidade e da identidade afro-brasileira. A proposta de leitura foi desenvolvida com alunos do 9º...
A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
Tendo em vista a dificuldade de leitura que está presente em grande parte dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e, sobretudo, a falta de contato desses alunos com a leitura de livros de literatura, esta dissertação tem por objetivo principal promover o letramento literário dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir da sequência expandida proposta por Rildo Cosson (2022), tendo por instrumento a obra Os contos de Beedle, o bardo que pertence ao universo Harry Potter e à li...
Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
Este foi um trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Estadual da Paraíba, campus III e se insere no campo das Linguagens e Letramentos, com foco nos Estudos da Linguagem e Prática Social. Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que p...
Apagamento por apócope do rótico /R/ em verbos no infinitivo na escrita de alunos do 6ºano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção fono-ortográfica
Ao considerar as relações existentes entre oralidade e escrita, a prática docente em língua portuguesa pode possibilitar o enfrentamento de dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar as possíveis influências do processo fonológico por apócope, que consiste no apagamento de fonemas no final de um vocábulo, como a queda do /r/ em tomar > “tomá”, para minimizar as dificuldades de escrita numa turma de 6º ano de uma escola pública da ...
Práticas de letramento crítico com o gênero discursivo textual artigo de opinião: uma proposta didática funcionalista para o 9º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa apresenta uma proposta de letramento crítico por meio do trabalho desenvolvido com o gênero discursivo-textual artigo de opinião. Trata-se de uma pesquisa-ação para com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com vistas a apresentar, debater e explorar os aspectos do gênero supracitado numa perspectiva prática, de modo que o educando seja situado no contexto da argumentação. A proposta tem como objetivo geral investigar como o desenvolvimento de práticas de letramento crítico, p...
Identidade étnico-racial na literatura infanto-juvenil: uma proposta de leitura para o 7º ano do ensino fundamental, anos finais
A representação étnico-racial na literatura e na mídia, historicamente marcada por estereótipos e preconceitos, reflete uma realidade enraizada na sociedade brasileira, inclusive no ambiente educacional. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver competências leitoras a partir da literatura infantojuvenil de temática negra, observando o impacto do letramento literário na valorização da identidade negra e no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental,...
Trilhas de aprendizagem em hiperdocumentos: ferramentas metodológicas para o desenvolvimento da competência comunicativa
Esta pesquisa é fruto de estudos a nível de mestrado realizados no PROFLETRAS da UEPB, Campus III, e objetiva analisar como as trilhas de aprendizagem em hiperdocumentos, enquanto ferramenta metodológica complementar, podem potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) nas aulas de língua portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental. Assim, alia-se uma técnica de metodologia ativa às novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) para o estudo da língua em uso, centr...
“A Bolsa Amarela" e a formação do leitor literário: uma experiência de leitura no ensino fundamental com criação de ebook trailers
Promover práticas de leitura em sala de aula, proporcionando momentos de reflexão e fruição, é uma necessidade, principalmente, nos anos finais do ensino fundamental. Considerando isso, a presente pesquisa tem como tema o letramento literário e a formação do leitor e busca como objetivo geral elaborar book trailers a partir da leitura da obra A Bolsa Amarela (2021) da autora Lygia Bojunga, almejando o letramento literário. A turma escolhida para desenvolver essa proposta é uma turma do 7º ano...
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