Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Adriana Ribeiro de Lima dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857741680026734por
dc.contributor.advisor1Aquino, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330por
dc.contributor.referee1Aquino, Maria de Fátima de Souza Aquino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330por
dc.contributor.referee2Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.contributor.referee3Sales, Laurênia Souto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302por
dc.date.accessioned2019-09-09T17:43:43Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationSantos, Adriana Ribeiro de Lima dos. O gênero entrevista e as práticas de linguagem no ensino de EJA. 2019. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 374por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3430-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento das competências em leitura e escrita e assegurar sua importância para o uso efetivo da língua materna aos alunos dos anos que compreendem o ciclo IV (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos(EJA), de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental situada na cidade de Serra Branca-PB. A pesquisa justificou-se em virtude de inúmeras dificuldades enfrentadas pelos alunos nos mais variados aspectos relacionados com a linguagem verbal e o uso efetivo da língua nos contextos sociais cotidianos. Acerca dos gêneros textuais, esta pesquisa se fundamentou nas teorias de Bakhtin (1998), Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004) e Marcuschi (2008). A respeito da linguagem, buscou subsídio teórico em Solé (1998), Koch & Elias (2008), os PCN (BRASIL,1998), entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa-ação, com análise qualitativa a partir de uma intervenção didática norteada pela proposta de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). Através dos dados levantados, a partir deste trabalho com o gênero entrevista e as práticas de linguagem em turmas de EJA, foi possível concluir que os sujeitos envolvidos adquiriram habilidades e aperfeiçoaram a competência em leitura e escrita baseada na perspectiva da interação com a linguagem, como também tiveram acesso a condições de letramento.por
dc.description.abstractThis study aimed contributing to students development of reading and writing skills and assuring its importance for the effective use of the mother tongue to the students of the IV Scholar Cycle (8th and 9th Brazilian’s grade) of Youth and Adult Education (EJA in Brazilian Portuguese), from a Elementary Education State School, in Serra Branca city - PB. The research was necessary due to numerous difficulties faced by the students in several of aspects related to verbal language and its effective use in everyday social contexts. About the textual genres adopted, this research was based on theories of Bakhtin (1998), Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004), and Marcuschi (2008). Regarding to language, it was sought theoretical support in Solé (1998), Koch & Elias (2008), National Curricular Parameters from Brazil - PCNs (Brazil, 1998), among others. From a methodological point of view, this paper is characterized as an action research, with qualitative analysis based on a didactic intervention guided by Dolz and Schneuwly's (2004) didactic sequence proposal. Through the data collected from this work by the interview genre and the language practices in EJA classes, it was possible to conclude that the subjects involved in it have acquired skills and improved their reading and writing skills, based on the perspective of interaction with language, as well as they acquired access to literacy basic conditions.por
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-06T18:09:33Z No. of bitstreams: 1 PDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos.pdf: 14300675 bytes, checksum: 8bc36e51e3419229d4ecde2a0acaa06d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2019-09-09T17:43:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos.pdf: 14300675 bytes, checksum: 8bc36e51e3419229d4ecde2a0acaa06d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T17:43:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos.pdf: 14300675 bytes, checksum: 8bc36e51e3419229d4ecde2a0acaa06d (MD5) Previous issue date: 2019-02-25eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8602/PDF%20-%20Adriana%20Ribeiro%20de%20Lima%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectGênero entrevistapor
dc.subjectEJApor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectGenre Intervieweng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO gênero entrevista e as práticas de linguagem no ensino de EJApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos.pdfPDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos13.97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.