| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5348| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Do conto à notícia: uma proposta didático-metodológica com a retextualização escrita no 8º ano do ensino fundamental |
| Título(s) alternativo(s): | From short story to news article: a didactic-methodological proposal with written retextualization in the 8th grade of elementary school |
| Autor: | Soares, Jéssica do Nascimento ![]() |
| Primeiro orientador: | Aquino, Maria de Fátima de Souza |
| Primeiro membro da banca: | Xavier, Manassés Morais |
| Segundo membro da banca: | Nóbrega, Paulo Vinícius Ávila |
| Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa enfrenta desafios, principalmente, relacionados à questão da produção escrita dos alunos. Diante dessa realidade, desenvolver, em sala de aula, atividades de produção textual organizadas e coerentes à situação comunicativa se faz relevante porque a retextualização, enquanto prática contextualizada, se caracteriza como uma maneira de estimular a criatividade no desenvolvimento da produção textual. Tal processo, além de corroborar para a vivência de diferentes práticas de leitura e escrita, atende aos pressupostos normativos da Educação Básica, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar como a retextualização pode estimular a criatividade e o interesse dos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental para a escrita com base nos gêneros textuais e/ou discursivos conto e notícia. Situado na área da Linguística Aplicada, esse trabalho segue uma concepção dialógica e interativa de língua e se apoia nos estudos de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008). E para embasar os estudos da linguagem e práticas sociais em sala de aula, a partir dos gêneros textuais e do processo de retextualização, a pesquisa se fundamenta em Matêncio (2003), Marcuschi (2008), Benfica (2012) e Dell’Isola (2007). Para tanto, metodologicamente, propôs-se um trabalho interventivo que ocorreu numa turma do 8º Ano do Ensino Fundamental- Anos Finais- numa escola pública da zona rural do município de Solânea/ PB. Assim, este trabalho caracteriza-se como pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Em consonância com a proposição, foi exposta uma sequência de atividades com gêneros conto e notícia, seguida da retextualização e análise do material produzido pelos estudantes da turma. A partir dos dados obtidos foi percetível que os alunos vivenciaram uma forma prazerosa com os gêneros conto e notícia, ressignificando suas concepções de narrativas conhecidas desde a Educação Infantil, e as utilizando na produção de notícias de forma criativa. Conclui-se que a retextualização despertou o interesse estudantil pelo processo de produção textual institucionalizada, visto que permitiu a vinculação de discursos, vivências e repertório sociocultural dos alunos em prol de uma escrita significativa. |
| Abstract: | The teaching-learning process of the Portuguese language faces challenges, mainly related to the issue of students' written production. Given this reality, the development, in the classroom, of textual production activities that are organized and coherent with the communicative situation becomes relevant because the retextualization of short stories into news favors contextualized practices and is characterized as a way to stimulate creativity in the development of textual production. This process, in addition to supporting different reading and writing practices, meets the normative assumptions of Basic Education, such as the National Common Curricular Base and the National Curricular Parameters. In this sense, the general objective of this work is to analyze how retextualization can stimulate the creativity and interest of 8th grade elementary school students in writing based on the textual/discursive genres short stories and news. Situated in the area of Applied Linguistics, this work follows a dialogic and interactive conception of language and is based on the studies of Bakhtin (2000) and Marcuschi (2008). And to support studies of language and social practices in the classroom based on textual genres and the retextualization process, this research was based on Matêncio (2003), Marcuschi (2008), Benfica (2012) and Dell’Isola (2007). To this end, methodologically, an intervention work was proposed that took place in an 8th grade class of Elementary School - Final Years - in a public school in the rural area of the municipality of Solânea/PB. Thus, this work is characterized as action research with a qualitative approach. In line with the proposition, a sequence of activities with short stories and news genres was presented, followed by retextualization and analysis of the material produced by the students in the class. Based on data, it was perceived that the students experienced a pleasurable way with the genres of short stories and news, redefining their conceptions of narratives known since Early Childhood Education, and using them in the production of news in a creative way. It is concluded that retextualization awakened the students' interest in the process of institutionalized textual production, since it allowed the linking of discourses, experiences and sociocultural repertoire of the students in favor of meaningful writing. |
| Palavras-chave: | Ensino Produção escrita Retextualização Gêneros textuais e/ou discursivos |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
| Sigla da instituição: | UEPB |
| Departamento: | Centro de Humanidades - CH |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
| Citação: | SOARES, Jéssica do Nascimento. Do conto à notícia: uma proposta didático-metodológica com a retextualização escrita no 8º ano do ensino fundamental. 2025. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5348 |
| Data de defesa: | 14-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DS - Jéssica do Nascimento Soares.pdf | DS - Jéssica do Nascimento Soares | 20.89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
| Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 360.37 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

